O SBT decidiu não renovar seu contrato com a TV Tribuna após 38 anos de parceria. Desta forma, em 1º de julho a programação da emissora de Silvio Santos deixará de ser exibida no estado do Espírito Santo. Apesar disso, o SBT espera anunciar uma nova afiliada para não sair do ar na região.
Até o momento, não foram revelados detalhes sobre o fim do acordo de quase 40 anos. No entanto, o SBT pode estar negociando sua grade com outra emissora local. Uma parceria entre o empresário capixaba Rui Baromeu (dono da Rede Sim e de várias rádios pelo país), e Carlos Massa, o Ratinho, que também possui TVs e rádios pelo país – inclusive em sociedade com Baromeu – , é apontada como favorita.
Os atuais responsáveis pela gestão do Grupo João Santos, que detém direitos da rede Tribuna em Pernambuco e no Espírito Santo, devem se manifestar em conversas com os funcionários. Há a promessa de que não haverá demissões após fim do contrato.
Desde 1985, a rede afiliada exibe o conteúdo do SBT em sua grade de programação, que é complementada por conteúdo próprio produzido em seus estúdios, localizados em Vitória. Graças a essa combinação, a TV Tribuna se consolidou como a 2ª maior emissora do Espírito Santo, conquistou a atenção dos telespectadores e ainda garantiu o respeito dos anunciantes.
No entanto, a rede perdeu seu prestígio nos últimos anos, ao permitir que diversos programas locais flertassem com o traço de audiência.