A polícia de Berlim anunciou nesta sexta-feira (26/5) que está investigando Roger Waters, ex-vocalista e cofundador da banda de rock Pink Floyd, por incitação ao ódio. O motivo é um uniforme de estilo nazista utilizado pelo músico na capital da Alemanha.
O porta-voz da polícia berlinense, Martin Halweg, informou o fato em um comunicado à imprensa. “Estamos investigando uma suspeita de incitação ao ódio público porque as roupas usadas no palco podem ser utilizadas para glorificar ou justificar o regime nazista, perturbando a ordem pública”, disse. Segundo Halweg, o figurino lembra os trajes que eram usados pelos oficiais da SS, que tinham a função de proteger o ditador Adolf Hitler e seu partido.
O visual é realmente inspirado na SS, mas como crítica. É o mesmo traje usado por Bob Geldof no final do filme “The Wall” (1982), quando o cantor Pink (inspirado por Waters) se deixa levar pela influência do fascismo. “The Wall” é uma condenação forte do fascismo.
As imprensas da Alemanha e de Israel também afirmaram que, durante o show, o cantor exibiu em um telão os nomes de várias pessoas falecidas, incluindo o de Anne Frank, a adolescente judia que morreu em um campo de concentração nazista, e de Shireen Abu Akleh, jornalista com cidadania palestina e americana do canal Al Jazeera que faleceu em uma operação israelense em maio de 2022.
O ministério israelense das Relações Exteriores aproveitou o fato para criticar o músico, afirmando que ele “profanou a memória de Anne Frank e de seis milhões de judeus assassinados no Holocausto”. O embaixador de Israel na ONU, Danny Danon, se posicionou sobre o assunto no Twitter. “Waters quer comparar Israel com os nazistas. Ele é um dos maiores críticos dos judeus de nossa época”, afirmou.
O ex-vocalista do Pink Floyd já foi acusado anteriormente de ter posições antijudaicas. Ele chegou a utilizar um porco inflável com a estrela de David em seus shows. Considerado um ativista pró-Palestina, também costuma defender ações de boicote a produtos israelenses.
Após o ocorrido, as autoridades de Frankfurt tentaram cancelar um show do músico programado para o dia 28 de maio, mas a decisão foi anulada pela justiça local em nome da liberdade de expressão.
No fim do ano passado, ele teve shows cancelados na Polônia por apoiar a invasão da Ucrânia pelo exército russo.
This is Roger Waters in Germany dressed up head to toe as a NAZI officer complete with SS guards firing off machine gun blanks at his concert as part of his whole lifelong obsession with Jews.
Totally Normal. Not insane and definitely not antisemitic. pic.twitter.com/NqojGTgIpF
— Ron M. (@Jewtastic) May 26, 2023
Roger Waters is being INVESTIGATED by Berlin police after he "appeared onstage in a Nazi-like uniform."
He's clearly depicting Pink from The Wall (1982), famously played by Bob Geldof, who descends into a drug-addled fascist fantasy in a film that CONDEMNS fascism. Absurd. 🧵 pic.twitter.com/Og5DouG3fL
— Joseph Attard (@josephattard02) May 26, 2023