Primeiras impressões do novo “Transformers” exaltam: “Indiscutivelmente o melhor filme”

“Transformers: O Despertar das Feras” surpreendeu e conquistou primeiras impressões positivas após sua sessão para a imprensa. O longa dirigido por Steven Caple Jr. (“Creed II”) parece ter conquistado os críticos ao […]

Divulgação/Paramount Pictures

“Transformers: O Despertar das Feras” surpreendeu e conquistou primeiras impressões positivas após sua sessão para a imprensa. O longa dirigido por Steven Caple Jr. (“Creed II”) parece ter conquistado os críticos ao adaptar “Beast Wars: Guerreiros Virtuais”, um dos desenhos mais populares da franquia, exibido entre 1996 e 1999. Evocando a época, a produção é ambientada nos anos 1990 – mais especificamente no ano de 1994.

Assim como os transformers originais, os novos personagens também se dividem em facções rivais. Os Maximals são as versões animais dos Autobots, e a trama envolve um pedido de ajuda desses animais-robôs aos carros-robôs para “proteger o lar que dividimos” contra a ameaça dos Terrorcons, que podem se transformar em monstros, e a chegada do Unicron, um deus devorador de planetas. E entre os personagens alistados nessa lista estão velhos conhecidos do público, como Bumblebee (com o visual de seu filme solo) e personagens das séries animadas, como Arcee (a Autobot feminina) e Mirage.

Embora tenham apontado alguns pontos negativos, como os diálogos cafonas e uma história simplista, eles não teriam teriam impededido o longa de entregar o que seria, supostamente, o melhor filme da franquia. Dentre os pontos positivos, os críticos exaltam a trilha sonora dos anos 1990, que explora o rap no contexto do bairro do Brooklyn, em Nova York.

Nesta nova aventura, o filme também mergulha mais na mitologia da franquia de filmes e séries animadas. Alguns comentários até apontam que o longa soube aproveitar os acertos em “Bumblebee” e potencializá-los. Além dos efeitos especiais satisfatórios e confrontos épicos, o personagem Mirage, interpretado por Pete Davidson (“Morte, Morte, Morte”), seria quem mais rouba a cena ao longo da sequência.

“Feliz em dizer que ‘Transformers: O Despertar das Feras’ é uma das melhores partes da franquia. É muito divertido, o CGI parece ótimo e tem uma ação bem encenada que é fácil de seguir. A exibição que vi realmente teve pessoas batendo palmas no cinema e as crianças riram muito”, elogiou Steven Weintraub do site Collider.

Já para Mike Reyes, do CinemaBled, o filme pode ser coroado como o melhor da franquia. “Foi um estouro! A equipe de Beast Wars finalmente aparece no que é indiscutivelmente o MELHOR filme de ‘Transformers’. Há muito coração, humor e orgulho do Brooklyn aqui; e tudo isso torna a pipoca divertida”, escreveu.

Além do que foi apresentado nos filmes da franquia, a nova sequência também teria aproveitado bem o material das séries animadas. Para o jornalista Dorian Parks, da Geeks of Color, isso foi um ponto alto. “‘Transformers: O Despertar das Feras’ pegou tudo que funcionou de ‘Bumblebee’ e ampliou! Anthony Ramos e Dominique Fishback tiveram ótimas atuações, e Mirage, de Pete Davidson, roubou todas as cenas que ele tinha. Como fã do desenho animado e da franquia, gostei muito desse filme!”, comemorou.

“Tem alguns problemas no meio, mas começa forte, tem um hip-hop fantástico dos anos 90, faz ótimo uso dos humanos e o 3º ato é incrível. Além disso, quase pulei da cadeira no final. Bem lá em cima com o primeiro [filme de Michael] Bay e ‘Bumblebee'”, classificou Germain Lussier, do Gizmodo.

A ambientação dos cenários e a trilha sonora parecem ser pontos altos. “AMEI o cenário do Brooklyn – Maximals & Scourge adicionam um novo toque e a ação aparece, especialmente as cenas de Nova York. Mirage rouba o show, mas a verdadeira estrela é a melhor trilha sonora, absoluta e cheia de sucessos do hip-hop do início dos anos 90. Este garoto dos anos 90 se divertiu”, elogiou o crítico Erik Davis, do Rotten Tomatoes.

“É muito divertido! Anthony Ramos carrega o filme e Pete Davidson rouba todas as cenas como Mirage. O final me surpreendeu e a música do filme é [fogo]”, disse Joseph Deckelmeier, da Screenrant.

“Transformers: O Despertar das Feras” tem roteiro final de Joby Harold (“Rei Arthur: A Lenda da Espada”) e o elenco conta com Anthony Ramos (“Em um Bairro em Nova York”), Dominique Fishback (“Judas e o Messias Negro”), Luna Lauren Vélez (“Dexter”), Ron Pearlman (o “Hellboy” original), Michelle Yeoh (“Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo”), Pete Davidson (“Morte, Morte, Morte”), Peter Dinklage (“Game of Thrones”), Michaela Jaé Rodriguez (“Pose”), Cristo Fernández (“Ted Lasso”), Peter Cullen (dublador oficial de Optimus Prime desde 1984) e o rapper Tobe Nwigwe.

A estreia vai acontecer em 8 de junho no Brasil, um dia antes do lançamento nos EUA.