Paul Simon perde audição e anuncia fim de shows ao vivo

O cantor de folk rock Paul Simon declarou ter perdido grande parte de sua audição no ouvido esquerdo, o que afeta sua capacidade de continuar se apresentando ao vivo. A revelação foi […]

Instagram/Paul Simon

O cantor de folk rock Paul Simon declarou ter perdido grande parte de sua audição no ouvido esquerdo, o que afeta sua capacidade de continuar se apresentando ao vivo. A revelação foi feita pelo ex-integrante da dupla Simon & Garfunkel ao jornal britânico The Times.

Segundo o vencedor do Grammy, isso aconteceu durante a composição da música para seu novo álbum, “Seven Psalms”. “De forma repentina, perdi a maior parte da audição em meu ouvido esquerdo e ninguém tem uma explicação para isso”, afirmou ele. “Consequentemente, tudo se tornou mais desafiador”, continuou.

Simon compartilhou que, ao se deparar com sua nova condição auditiva, se sentiu frustrado e incomodado. “Ainda não havia chegado ao ponto da raiva pois eu acreditava que isso passaria, que se curaria por si só”, comentou. No entanto, sua audição não retornou, o que levou o cantor a questionar se ainda seria possível voltar a fazer shows.

Apesar do baque, o músico comenta que a mudança pode não ser completamente ruim. “Há canções minhas que não desejo cantar ao vivo, simplesmente não as interpreto. Às vezes, há músicas que aprecio e, em determinado momento de uma turnê, eu me pergunto: ‘O que diabos você está fazendo, Paul?'” desabafou ele. “Com bastante frequência, isso ocorria durante ‘You Can Call Me Al’. Eu pensava: “O que você está fazendo? Parece uma banda de covers do Paul Simon. Você deveria deixar a estrada e voltar para casa”, continuou.

Durante a entrevista, o músico de 81 anos também descreveu os últimos anos de sua vida como desafiadores, não apenas devido ao envelhecimento, mas também por ter contraído a Covid-19. A doença infecciosa que desencadeou uma pandemia global em 2020 o deixou frágil, conforme o The Times. “Oh, como fui afligido nestes últimos anos”, comentou Simon. “Mas eu estou bonito, não é verdade?”, finalizou brincando.