Asteroid City: Críticos comparam novo filme de Wes Anderson a “paródias geradas por IA”

O novo longa dirigido pelo consagrado cineasta Wes Anderson (“O Grande Hotel Budapeste”), “Asteroid City”, estreou no Festival de Cannes nesta terça-feira (23/5). A premiere contou com a presença do diretor ao […]

Divulgação/Universal Pictures

O novo longa dirigido pelo consagrado cineasta Wes Anderson (“O Grande Hotel Budapeste”), “Asteroid City”, estreou no Festival de Cannes nesta terça-feira (23/5). A premiere contou com a presença do diretor ao lado de Scarlett Johansson (“Viúva Negra”), Tom Hanks (“O Pior Vizinho do Mundo”), Steve Carell (“Space Force”) e mais atores prestigiados que formam um elenco ilustre.

“Estou muito feliz em mostrar o filme pela primeira vez. Nós nunca o vimos antes também. Agradeço ao nosso elenco de atores estupendos interpretando atores”, agradeceu Anderson antes da exibição começar. Quando os créditos subiram e as luzes se acenderam, a equipe do filme foi ovacionada por seis minutos de aplausos.

Logo em seguida, os veículos presentes na estreia deram início a publicação das críticas. No geral, o longa recebeu avaliações mistas. Enquanto alguns exaltam a excentricidade do filme, outros apontam que o filme se perde em uma narrativa que não se sustenta.

Dentre os aspectos visuais que se tornaram marca registrada nas produções de Anderson, estão os tons pasteis e bastante coloridos, cenários que mais parecem casas de bonecas, figurinos detalhados, narrativas malucas e personagens excêntricos. Conforme foi pontuado pela crítica, as alegorias não foram suficientes para evitar frustrações do público com a história e filme deixou a desejar.

“Se o cenário de ‘Asteroid City’ tem um sabor suculento daquele jeito vintage característico de Anderson, as cenas e eventos que se desenrolam lá não correspondem”, escreveu Owen Gleiberman, da Variety. O crítico ainda apontou que o humor até diverte, mas em outros momentos parece óbvio. “‘Asteroid City’ se apresenta como uma meditação estilizada sobre o luto, embora não seja do tipo que alguém vai chorar”, pontua.

Os exageros do filme também incomodaram o jornalista Steve Pond, do The Wire. “O diretor coloca tantos filtros entre o espectador e os eventos que ele está descrevendo que o enredo mal é registrado”, disse. Embora elogie as atuações, ele pontua que o elenco serve de “distração momentânea” para o “filme menos envolvente” do diretor. “Todas aquelas superfícies incríveis e toda aquela estranheza estudada parecem mais irritantes do que agradáveis”. E finaliza considerando “Asteroid City” como uma “espécie de oportunidade desperdiçada”.

As atuações de Jason Schwartzman (“Fargo”) e Scarlett Johansson (“Viúva Negra”) foram elogiadas pelo crítico David Rooney, do The Hollywood Reporter. Por outro lado, ele aponta que os personagens parecem limitados de qualquer desenvolvimento emocional. “Às vezes, o mais recente filme de Anderson parece indistinguível das edições de fãs e paródias geradas por IA de seu trabalho, que surgiram em todo o TikTok e Twitter”, criticou.

Em contrapartida, a caricatura excêntrica do longa foi elogiada por outros críticos. Para Todd McCarthy, do Dealine, o filme é uma “surpresa loucamente peculiar que exala criatividade a cada passo”. “Ao mesmo tempo, no entanto, às vezes parece estar buscando epifanias criativas sérias que não estão por vir e que promovem perplexidade em vez de percepção”, contrapõe. Apesar disso, ele considerou a obra uma “criação nova, original e diferente de qualquer outra coisa que você possa ter visto”.

Já para Peter Bradshaw, do The Guardian, o ritmo frenético de “Asteroid City” é um de seus grandes méritos. “O filme avança de maneira inteligente e estimulante, absorvendo habilmente as implicações do pathos e da solidão sem se permitir desacelerar”, escreveu. Ele ainda consagrou o longa como “uma nova comédia terrivelmente divertida e levemente sofisticada”.

No site Rotten Tomatoes, que reúne críticas de especialistas, o longa marca 77% de aprovação com base em treze resenhas. O filmes mais bem avaliado de Wes Anderson na plataforma é o documentário “Hitchcock/Truffaut”, lançado em 2015, que alcançou 96% de aprovação. Longas mais populares do diretor como a animação “O Fantástico Sr. Raposo” (2009) e o romance “Moonrise Kingdom” (2012), registram 93% de aprovação.

A trama de “Asteroid City” se passa no ano de 1955, numa cidade ficcional localizada no deserto americano. A cidade é conhecida por ter sido o local onde ocorreu a queda de um meteoro. Também é nessa cidade que acontece uma competição escolar de jovens astrônomos. Porém, a rotina daquele lugar é interrompida por um evento inesperado que deixa todos de quarentena.

O grandioso elenco ainda conta com Jeffrey Wright (“Batman”), Tilda Swinton (“Era Uma Vez um Gênio”), Bryan Cranston (“Breaking Bad”), Edward Norton (“Glass Onion: Um Mistério Knives Out”), Adrien Brody (“Blonde”), Tony Revolori (“Servant”), Liev Schreiber (“Ray Donovan”), Hope Davis (“Your Honor”), Rupert Friend (“Obi-Wan Kenobi”), Maya Hawke (“Stranger Things”), Matt Dillon (“Capone”), Hong Chau (“A Baleia”), Willem Dafoe (“O Homem do Norte”), Margot Robbie (“Era Uma Vez em Hollywood”), Jake Ryan (“Savage”) e Jeff Goldblum (“Jurassic World Domínio”) como um alienígena.

“Asteroid City” chega aos cinemas americanos em 16 de junho, enquanto o lançamento no Brasil está agendado para 10 de agosto.