A Warner Bros. enfrenta um momento turbulento com o universo compartilhado de filmes da DC Studios, mas a nova direção comandada por James Gunn (“Guardiões da Galáxia”) e Peter Safran (“O Esquadrão Suicida”) promete trazer novos ares para o estúdio. “The Flash” é o longa que encerra a fase iniciada pelos filmes de Zack Snyder e, apesar de muitas participações especiais e refilmagens, surpreendeu por ter um orçamento “modesto”.
Em um perfil sobre Paul Austerberry, o designer de produção vencedor do Oscar que trabalhou em “The Flash”, o canal canadense CBC relatou que o filme foi todo produzido por “cerca de US$ 220 milhões”.
Apesar de ser bastante elevado, o valor é bem mais abaixo do que a suposição de US$ 300 milhões que circulou no ano passado. Este foi o valor que custou “Liga da Justiça” em 2017.
Também tem um custo bem menor que o fracassado “Adão Negro”. O filme estrelado por Dwayne Johnson (“Velozes e Furiosos”) estreou nos cinemas em outubro com um rendimento muito abaixo do esperado – apenas US$ 393,2 milhões em todo o mundo. Inicialmente, o orçamento aprovado para sua filmagem era de US$ 190 milhões, que foi posteriormente aumentado para US$ 260 milhões.
Gerando expectativa entre os fãs de super-heróis, “The Flash” foi exibido na íntegra na CinemaCom, evento para donos de cinema dos EUA, e a recepção foi bastante positiva. Dentre vários pontos atrativos, o longa protagonizado por Ezra Miller (“Liga da Justiça”) aposta no multiverso, trazendo atores como Michael Keaton (“Birdman”) e Ben Affleck (“Garota Exemplar”) de volta ao papel de Batman.
Na reportagem da CBC, Austerberry explicou que uma boa parte do orçamento de design do filme foi destinada à recriação de elementos dos filmes do Batman de Tim Burton, como a Batcaverna de “Batman Returns” (1992), que acabou sendo praticamente reconstruída para a produção.
Outra criação que recebeu destaque foi o icônico Batwing, avião em formato de morcego, que passou por modificações e atualizações para se adequar ao universo de The Flash. “O truque era garantir que parecesse mais moderno do que o original, mas ainda tinha que seguir algumas dicas de design do original”, explicou Austerberry.
“The Flash” chega aos cinemas brasileiros em 15 de junho, um dia antes do lançamento nos EUA.