MTV News sai do ar após 36 anos

A MTV News está saindo do ar 36 anos após sua criação. O cancelamento faz parte de uma grande reestruturação na empresa-mãe, Paramount Global. O que começou como um único programa em […]

Divulgação/MTV

A MTV News está saindo do ar 36 anos após sua criação. O cancelamento faz parte de uma grande reestruturação na empresa-mãe, Paramount Global.

O que começou como um único programa em 1987 (“The Week in Rock”, apresentado pelo correspondente Kurt Loder) eventualmente se tornou um autêntico canal de notícias para a Geração X e os millennials mais velhos, que perceberam que a programação tradicional de TV nas redes abertas e na CNN não era suficiente. A MTV News havia sido criada para expandir a programação que definiu o canal MTV.

Em 2017, a MTV News já havia reduzido e abandonando em grande parte a estratégia de competir com empresas como BuzzFeed e Vice, que passaram a disputar o mesmo público, mas na internet. Na época, a empresa disse que se concentraria em conteúdo de curta duração e vídeos, voltando às suas raízes. O formato mais recente focava em notícias e críticas de entretenimento e cultura pop.

No entanto, em meio a uma grande agitação no setor de entretenimento e com a Paramount procurando reduzir custos, a MTV News foi considerada uma das peças que simplesmente não se encaixaram na estratégia do conglomerado. Até os concorrentes BuzzFeed e Vice também fecharam ou reduziram suas divisões de notícias nos últimos meses.

No auge, além de cobrir cultura pop, a MTV News fazia parte da cultura, assim como seus correspondentes, especialmente Kurt Loder, o ex-jornalista da Rolling Stone que passou várias décadas na divisão de notícias da MTV e chegou a aparecer em episódios de programas como “Os Simpsons”, “That ’90s Show” e “Kenan & Kel”.