“Mal de Família” e “Derry Girls” vencem principal prêmio da TV britânica

As séries “Mal de Família” (Bad Sisters) e “Derry Girls” foram as grandes vencedores do BAFTA TV Awards, principal premiação da TV do Reino Unido, em cerimônia realizada neste domingo (14/5) em […]

Divulgação/Apple TV+

As séries “Mal de Família” (Bad Sisters) e “Derry Girls” foram as grandes vencedores do BAFTA TV Awards, principal premiação da TV do Reino Unido, em cerimônia realizada neste domingo (14/5) em Londres. Por coincidência, são duas séries centradas na amizade feminina, e ambas estão disponíveis em streaming no Brasil, respectivamente na Apple TV+ e Netflix.

Além de vencer a categoria de Série de Drama, “Mal de Família” rendeu o troféu de Melhor Atriz Coadjuvante para Anne-Marie Duff, enquanto “Derry Girls” consagrou-se como Melhor Série, Atriz Coadjuvante (Siobhan McSweeney) e Roteiro de Comédia (Lisa McGee).

O drama da Apple é um remake da série belga “Clan” e acompanha a vida de cinco irmãs, que prometeram proteger umas às outras depois da morte prematura de seus pais. Por isso, quando desconfiam que uma delas está sofrendo abuso do marido, planejam o assassinato do cunhado. Criada e estrelada por Sharon Horgan (“Catastrophe”), a atração já foi renovada para a 2ª temporada.

A coprodução da Netflix, por sua vez, chegou ao fim em sua 3ª temporada – e com impressionantes 99% de aprovação no Rotten Tomatoes. A série de Lisa McGee (“Raw”) segue amigas adolescentes do começo dos anos 1990 na Irlanda do Norte, acompanhando seus cotidianos na escola, casa e ruas da cidade que batiza a produção. Como a comédia é uma história de amadurecimento, a história termina com os protagonistas virando lentamente adultas… mas muito lentamente, enquanto a própria Irlanda do Norte amadurece, encerrando um período de confrontos entre católicos e protestantes, para entrar em uma fase mais esperançosa.

Os principais troféus de atuação foram para Ben Whishaw, pela série médica “This Is Going To Hurt”, e Kate Winslet, por “I Am Ruth”, que também venceu como Melhor Telefilme.

“This Is Going To Hurt” alcançou grande destaque entre os Dramas com um total de quatro vitórias, empatando com “A Casa do Dragão”, que varreu as categorias técnicas, como as séries mais premiadas deste ano pela Academia Britânica de Artes Cinematográficas e Televisivas.

Vale apontar ainda que “The Crown” foi totalmente ignorada na premiação, apesar das vitórias em temporadas anteriores.

Confira abaixo a lista dos principais premiados.

 

BAFTA TV Awards

Melhor Série – Drama
“Mal de Família”

Melhor Série – Comédia
“Derry Girls”

Melhor Minissérie
“Mood”

Melhor Telefilme
“I Am Ruth”

Melhor Ator – Drama
Ben Whishaw – “This Is Going To Hurt”

Melhor Atriz – Drama
Kate Winslet – “I Am Ruth”

Melhor Ator – Comédia
Lenny Rush – “Am I Being Unreasonable?”

Melhor Atriz – Comédia
Siobhán Mcsweeney – “Derry Girls”

Melhor Ator Coadjuvante
Adeel Akhtar – “Sherwood”

Melhor Atriz Coadjuvante
Anne-Marie Duff – “Mal de Família”

Melhor Série Internacional (não britânica)
“Dahmer: Um Canibal Americano”

Melhor Reality Show
“The Traitors”

 

BAFTA TV Craft Awards

Melhor Direção
William Stefan Smith – “Top Boy”

Melhor Roteiro – Drama
Adam Kay – “This Is Going To Hurt”

Melhor Roteiro – Comédia
Lisa McGee – “Derry Girls”.

Talento Emergente
Pete Jackson (Roteirista) – “Somewhere Boy”

Melhor Fotografia
“Jungle”

Melhor Edição
“This Is Going To Hurt”

Melhor Cenografia
“Don’t Hug Me I’m Scared”

Melhor Figurino
“The Essex Serpent”

Melhor Maquiagem e Cabelo
“A Casa do Dragão”

Melhores Efeitos Visuais
“A Casa do Dragão”

Melhor Trilha Sonora
“Mood”

Melhor Som
“A Casa do Dragão”

Melhor Casting
“This Is Going To Hurt”