John Beasley, ator de “Everwood”, morre aos 79 anos

O ator John Beasley, mais conhecido pelo papel de Irv Harper na série “Everwood”(2002–2006), faleceu aos 79 anos em sua cidade natal, Omaha, Nebraska, onde estava internado. Ele morreu na terça-feira (30/5), […]

Divulgação/Warner Bros. Television

O ator John Beasley, mais conhecido pelo papel de Irv Harper na série “Everwood”(2002–2006), faleceu aos 79 anos em sua cidade natal, Omaha, Nebraska, onde estava internado. Ele morreu na terça-feira (30/5), devido a complicações no fígado.

Seu filho deu a notícia na internet, chamando o ator de “herói” em uma homenagem. “Cara… você sabe que isso faz parte da vida… mas isso não torna as coisas mais fáceis”, escreveu Mike Beasley no Facebook. “Perdi o meu melhor amigo hoje. Eles dizem que você nunca deve conhecer seus heróis porque eles não são quem você pensava que eram. Isso é tão errado. Meu herói era o meu pai”.

Antes de ser ator, Beasley trabalhou como ferroviário e precisou se mudar para a Filadélfia depois de receber ameaças de morte por protestar contra práticas abusivas no trabalho. Lá, ele começou a participar de algumas peças de teatro, mas sua carreira artística só começou pra valer aos 45 anos, com um papel recorrente na série “Brewster’s Place” (1989), protagonizada por Oprah Winfrey. Ele também participou dos clássicos esportivos juvenis “Nós Somos os Campeões” (1992), da Disney, e “Rudy” (1994), da Universal, além de ter aparecido em muitas séries nos 1990, como “Edição de Amanhã” (1998), “CSI: Investigação Criminal” (2000), “A Juíza” (1999) e “Millenium” (1999).

Em 2002, ele conquistou seu primeiro papel fixo na TV em “Everwood”, onde interpretou Irv durante as quatro temporadas da produção. A série criada por Greg Berlanti (criador do “Arrowverso”), que contava com Chris Pratt (“Guardiões da Galáxia Vol. 3”) no elenco, era transmitida no Brasil pelo SBT e ambientada na cidade fictícia do mesmo nome. O drama abordava temas de família, como relação entre pais e filhos, que sempre tinham algum impacto social.

No mesmo ano, o ator também estrelou o thriller de ação “A Soma de Todos os Medos” e fundou o John Beasley Thather, em Omaha, para promover adaptações de obras de autores negros ou que apresentassem pessoas pretas.

Ao fim de “Everwood”, ele ainda teve um papel recorrente na série “Treme” (em 2011), da HBO, e entrou no elenco da sitcom “The Soul Man” (2012–2016). Paralelamente, participou dos filmes “Uma Noite de Crime: Anarquia” (2014), “A Entidade 2” (2015) e “A Vida Imortal de Henrietta Lacks” (2017).

Seus últimos trabalhos incluem participações nas séries “O Residente”, “The Mandalorian” e “Your Honor” e no terror “Chamas da Vingança” (2022).

O artista deixa sua esposa Judy Beasley, os filhos Mike e Tyrone e seis netos: Evan, Miles, Olivia, Mika, Darius e o jogador de basquete da NBA Malik Beasley.