Fordlândia: Diretor de “Pantanal” fará série sobrenatural na Amazônia

O diretor Rogério Gomes (“Pantanal”) vai dirigir uma nova série sobrenatural brasileira escrita pela roteirista Paula Richard (“Jesus”). Com título internacional de “Fordlandia – Battle Between Worlds” (Fordlândia – Batalha Entre Mundos), […]

Divulgação/Globo

O diretor Rogério Gomes (“Pantanal”) vai dirigir uma nova série sobrenatural brasileira escrita pela roteirista Paula Richard (“Jesus”). Com título internacional de “Fordlandia – Battle Between Worlds” (Fordlândia – Batalha Entre Mundos), a trama vai se passar na cidade industrial falida de Henry Ford, localizada em plena Floresta Amazônica.

Segundo a roteirista, a intenção é filmar a série em inglês, com um elenco composto por atores brasileiros e americanos. O projeto também contará com filmagens em português e munduruku, língua indígena local dos brasileiros que habitam a região da bacia do rio Amazonas. A série será “uma aventura épica, onde fatos históricos se misturam com a ficção e a magia com a realidade”, de acordo com Paula Richard.

A trama se baseia na história real da cidade construída pelo magnata industrial americano Henry Ford em 1928. Com o objetivo de produzir borracha e quebrar o monopólio britânico sobre o material, Ford estabeleceu uma cidade moderna nas margens do rio Tapajós, próxima à cidade de Aveiro. Apesar dos benefícios de infraestrutura e qualidade de vida oferecidos, os moradores acabaram se revoltando contra as condições de trabalho e, no final, nenhuma borracha foi produzida. Em 1945, a família Ford vendeu as terras de volta ao governo brasileiro com grandes prejuízos.

A sinopse conta que “forças sobrenaturais desconhecidas e perigosas são despertadas com a criação de Fordlândia, resultando em uma batalha entre os reinos físico e espiritual. Nascida no dia em que a floresta derramou lágrimas de sangue, a índia Ceuci e seus amigos se unem para enfrentar o mal que quer dominar o mundo”.

Embora a seleção de elenco ainda esteja em fase inicial, especula-se que um renomado ator norte-americano esteja sendo vinculado à produção, juntamente com várias estrelas brasileiras. Três atores serão escolhidos para interpretar os papéis principais de Ceuci, Jovita e Emily.

“Trata-se de como pessoas de diferentes origens e crenças distintas podem aprender umas com as outras, unindo-se para preservar o equilíbrio e a natureza. É sobre crescer em um mundo assustador, revelando força interior e coragem para mudar as coisas, e é sobre como o amor tem o poder de quebrar limites físicos e temporais, revelando-se a maior arma contra o mal”, disse a roteirista ao site Deadline.

“‘Fordlândia – Battle Between Worlds’ é uma história sobre amizade e tolerância, sobre como juntos somos mais fortes”, ela explicou.

O projeto está em fase de desenvolvimento pela produtora Diosual Entertainment, que buscar um acordo de co-produção com os Estados Unidos. Recentemente, a produtora brasileira de Guto Colunga tem se esforçado para expandir sua presença internacional. A empresa também está trabalhando na série “Land of Shadows”, uma parceria entre Portugal e Brasil, que retrata a história de dois soldados gays no século 17, baseado em uma obra de Aguinaldo Silva (“Império”).