O sétimo episódio da 2ª temporada de “Yellowjackets” surpreendeu os espectadores mais atentos com um “easter egg”.
No episódio intitulado “Enterro”, as personagens Shauna (Melanie Lynskey), Natalie (Juliette Lewis), Misty (Christina Ricci), Taissa (Tawny Cypress), Van (Lauren Ambrose)e Lottie (Simone Kessell), já adultas, finalmente se reúnem após uma temporada inteira separadas. Na ocasião, elas chegam ao acampamento dirigido por Lottie e recebem a instrução de que devem deixar seus celulares na recepção. Lottie então aponta para um número de telefone exibido num quadro na parede, dizendo que seus contatos deveriam ligar para ele em casos de emergências. “Vocês podem enviar este telefone fixo para quem vocês acham que pode precisar dele”.
O marido de Shauna, Jeff (Warren Cole), acaba usando o número mais tarde no final do episódio com suspense. Mas a surpresa é que os telespectadores que resolveram fazer o mesmo descobriram que o número exibido é real e contém uma mensagem de voz da própria Lottie dando as boas-vindas a seu centro de bem-estar, localizado no norte do estado de Nova York.
“Você já se perguntou onde está? Está em algum lugar se sentindo solitário, vagando entre o quem e o quando, ou flertando com o porquê? Se sim, olá. Estamos aqui e prontos para acreditar em você”, ela diz na gravação, sussurrando em um momento: “Não é real”. Também dá para enviar mensagem de texto para o número, que resulta em uma mensagem de boas-vindas e um formulário de inscrição para participar da comunidade Sunshine Honey.
A ação é uma colaboração entre a série e a plataforma de engajamento de SMS, Community. A Community permite a personalização com o código de área do número correspondendo à localização central de Nova York do programa. Esta é a segunda colaboração entre a Showtime e a Community, seguindo o exemplo de “Shameless” (2011) que permitiu aos fãs participar do grupo de bate-papo da família Gallagher.
Com 98% de aprovação no site Rotten Tomatoes, “Yellowjackets” tem como ponto de partida uma história similar a de “Sobreviventes dos Andes” (1976), sobre o acidente real de um avião com um time uruguaio de rúgbi que apelou para o canibalismo para não morrer de fome no meio da neve das montanhas chilenas. Na série, o acidente acontece com jogadoras adolescentes de futebol, que sobrevivem a uma queda de avião apenas para se verem perdidas em montanhas geladas, famintas e ameaçadas por lobos.
Escrita por Ashley Lyle e Bart Nickerson (que trabalharam juntos em “The Originals” e “Narcos”), a trama se desdobra em dois tempos diferentes. Além de mostrar o período do acidente, também lida com as mentiras que elas contaram após serem resgatadas, reencontrando as personagens já adultas, 25 anos depois, em busca de um ajuste de contas pelo que aconteceu no passado.
As versões adultas das protagonistas são vividas por Christina Ricci (“Wandinha”), Juliette Lewis (“Segredos e Mentiras”), Melanie Lynskey (“Mrs. America”), Tawny Cypress (“The Blacklist”), Lauren Ambrose (“Servent”) e Simone Kessell (“Obi-Wan Kenoby”). Sucesso de público e crítica, “Yellowjackets” recebeu sete indicações ao Emmy, incluindo Melhor Série de Drama. Também teve indicações para Roteiro, Direção e para Lynskey e Ricci.
Produção do canal pago americano Showtime, a série é disponibilizada no Brasil pela plataforma Paramount+.