Elenco de “Yellowjackets” vomitou na gravação de cena polêmica da 2ª temporada

O episódio mais recente da série “Yellowjackets”, intitulado “Edible Complex”, terminou de maneira impactante, numa cena que chocou não apenas o público, como o elenco da série. No final do segundo episódio […]

Divulgação/Showtime

O episódio mais recente da série “Yellowjackets”, intitulado “Edible Complex”, terminou de maneira impactante, numa cena que chocou não apenas o público, como o elenco da série.

No final do segundo episódio da 2ª temporada (spoiler!), o grupo de adolescentes decide queimar o corpo de Jackie (Ella Purnell), que morreu no final da temporada anterior. Porém, Shauna (Sophie Nélisse) não permite que as colegas tirem o casaco de Jackie do corpo dela.

Mas, assim que o corpo de Jackie começou a queimar, a neve começou a cair no fogo e a cozinhar o cadáver de Jackie. Como a fome já estava tomando conta do grupo, Shauna e suas colegas não resistiram e começaram a comer o que sobrou de Jackie.

Aparentemente, aquele momento não foi traumático apenas para as personagens, mas também para as atrizes.

“Foi definitivamente chocante para nós quando entramos e vimos a Jackie morta na madeira”, disse Sophie Nélisse à revista Entertainment Weekly. “Embora estivéssemos comendo um papel arroz falso, a imagem era tão vívida. O que estávamos pegando parecia tão real que nossos cérebros não conseguiam distinguir e todos nós estávamos vomitando assim que cortaram a cena. Foi nojento.”

“Era papel arroz para a pele e o interior era jaca”, acrescentou Jasmin Savoy Brown, intérprete de Taissa. “A consistência parecia carne. Algumas pessoas vomitaram. E se você acha que isso é ruim, é apenas o episódio 2”.

Segundo a co-showrunner Ashley Lyle, houveram muitas conversas a respeito de como a série iria mostrar o canibalismo. “Tivemos muitas conversas no início na sala dos roteiristas e pensamos, ‘vamos enlouquecer logo no começo e anunciar nossas intenções’. Estamos estabelecendo o parâmetro e depois vamos tentar superá-lo”.

“Um dos nossos muitos mantras é que a série não é sobre se o canibalismo [acontece]. Nós já dizemos isso no piloto. É sobre o porquê”, completou o co-showrunner Jonathan Lisco.

A cena em questão é intercalada por cenas fantasiosas de um banquete ao estilo romano, como forma de aquelas pessoas se distanciarem do que estavam fazendo.

“Às vezes as pessoas dizem que a série é tão terrível, mas certamente não planejamos ser terríveis”, disse Lisco. “Não é isso que estamos fazendo. Mas quando é objetivamente necessário mostrar as experiências terríveis que eles estão tendo, vamos lá. Mas, obviamente, não queríamos fazer uma sequência inteira delas apenas devorando o cadáver de Jackie. Nós não achávamos que isso era necessário. Portanto, a pátina que colocamos sobre isso é o fato de que todos elas tiveram que, por razões de autopreservação, se distanciar do que estavam fazendo, imaginando esse tipo de festa pré-romana. E então, é claro, poderíamos intercalar essa filmagem de uma forma que a tornasse realmente vívida e dinâmica”.

“Nós realmente tentamos sair logo de cara com um golpe duplo com esses dois primeiros episódios”, continuou ele. “Somos o tipo de roteiristas que sentem que se pode fazer isso desde o início, porque a série não é apenas sobre valor de choque, não é apenas sobre incidentes ou enredo concreto. E temos muito terreno emocional e psicológico para explorar além do que acontece no final do episódio 2.”

Com 100% de aprovação no site Rotten Tomatoes, a série chamou atenção por ter como ponto de partida uma história similar a de “Sobreviventes dos Andes” (1976), sobre o acidente real de um avião com um time uruguaio de rúgbi que apelou para o canibalismo para não morrer de fome no meio da neve das montanhas chilenas.

Em “Yellowjackets”, o acidente acontece com jogadoras adolescentes de futebol, que sobrevivem a uma queda de avião apenas para se verem perdidas em montanhas geladas, famintas e ameaçadas por lobos.

Escrita por Ashley Lyle e Bart Nickerson (que trabalharam juntos em “The Originals” e “Narcos”), a trama se desdobra em dois tempos diferentes. Além de mostrar o período do acidente, também lida com as mentiras que elas contaram após serem resgatadas, reencontrando as personagens já adultas, 25 anos depois, em busca de um ajuste de contas pelo que aconteceu no passado.

As versões adultas das protagonistas são vividas por Christina Ricci (“Wandinha”), Juliette Lewis (“Segredos e Mentiras”), Melanie Lynskey (“Mrs. America”) e Tawny Cypress (“The Blacklist”).

“Yellowjackets” está em exibição na Paramount+.

Veja o trailer em duas versões: dublada em português e no idioma original.