“Elementos” não encanta a crítica e tem uma das piores avaliações da Pixar

A nova animação da Pixar, “Elementos”, teve sua première mundial no Festival de Cannes no último sábado (27/5). O longa dirigido por Peter Sohn (“O Bom Dinossauro”) foi responsável por encerrar o […]

Divulgação/Disney

A nova animação da Pixar, “Elementos”, teve sua première mundial no Festival de Cannes no último sábado (27/5). O longa dirigido por Peter Sohn (“O Bom Dinossauro”) foi responsável por encerrar o evento, e apesar da expectativa de um novo “Divertida Mente”, os críticos presentes não se entusiasmaram.

Entre ponderações sobre uma história confusa e visuais deslumbrantes, a animação recebeu avaliações mistas. O consenso foi que a animação não chega perto da originalidade presente em títulos anteriores do estúdio. Segundo as avaliações, embora o enredo traga uma mensagem poderosa sobre a importância da aceitação e da união sob as diferenças, o longa não produz o encanto que se costuma associar às produções do estúdio.

“Em ‘Elementos’, o salto ambicioso usual da Pixar para o desconhecido é mais um mergulho seguro em águas calmas”, escreveu Jordan Mintzer, do The Hollywood Reporter. “Se a Pixar talvez tivesse assumido mais riscos com esse enredo, eles poderiam ter agradado a um grupo demográfico menor do que tal projeto requer para ser lucrativo, mas eles também poderiam ter entregado um filme à altura de alguns de seus melhores trabalhos”.

“Elementos” apresenta um mundo habitado por seres baseados nos elementos fogo, água, terra e ar. A trama acompanha o romance improvável entre Ember (voz original de Leah Lewis) e Wade (voz original de Mamoudou Athie), fogo e água, respectivamente. Mas, por mais que esse contexto tenha sido aclamado, a história pareceu forçada e os efeitos encantadores não salvaram o longa de um enredo confuso. “É tão elaborado e exige tanta exposição que o filme de ritmo acelerado ainda está tentando encaixar o enredo no rolo final do filme”, pontuou Peter Debruge, da Variety. “Há poesia e alma aqui, mas ambas são diluídas pelo tanto que o filme parece ser multitarefa”.

A história sem graça e confusa ainda é ofuscada por um romance meloso até demais entre os protagonistas, segundo a crítica Stephanie Bunbury, do Deadline. “Um filme que começa com um conceito inteligente e passa a construir um mundo cheio de invenções – exatamente o que esperamos da Pixar – então usa esse mundo como pano de fundo para um prolongado flerte vão-não-vão que poderia ter sido retirado do roteiro de uma novela”, criticou. Ela ainda pontuou que as crianças acharão o romance “nojento” simplesmente “por que é nojento”.

Para o crítico Siddhant Adlakha, do IndieWire, o problema não é o romance entre os protagonistas, que consegue comover. Para outros, o que realmente atrapalha o filme são as metáforas confusas e construções exageradas. “Enquanto quase todas as falas soam como oportunidades perdidas, o filme ganha vida quando ninguém está falando, graças a alguns visuais lindos e surpreendentes, nascidos da maneira misteriosa como a luz interage com os dois personagens durante as montagens”, escreveu. Por isso, ele ponderou: “‘Elementos’ tem momentos encantadores o suficiente para sobreviver”.

A crítica do jornal London Evening Standard, Jo-An Titmarsh, sintetizou o problema, ao afirmar que o estúdio de animações sofisticadas da Disney acostumou a crítica com “verdadeiras obras-primas”. “Para a Pixar, isso representa um problema: qualquer coisa menos do que excelência brilhante é uma decepção singular. Apesar de todos os encantos de ‘Elementos’, este filme sem sentido simplesmente não faz jus a esse legado”.

No site Rotten Tomatoes, que reúne críticas de especialistas, a animação marca 56% de aprovação. Mas é uma média feita a partir de apenas nove resenhas. Mesmo assim, “Elementos” marca a segunda pior classificação dentre os filmes da Disney-Pixar, ficando à frente apenas de “Carros 2” (2011), que teve 40% de aprovação no site.

O roteiro foi escrito pelos experientes em sitcoms John Hoberg (“Bela, Recatada e do Lar”), Kat Likkel (“Bela, Recatada e do Lar”) e Brenda Hsueh (“Desenrolados”).

A estreia do filme está marcada para 15 junho nos cinemas brasileiros, um dia antes do lançamento nos EUA.