Dubladora da Ariel original elogia “A Pequena Sereia” com Halle Bailey

A atriz e dubladora Jodi Benson, que deu voz à sereia Ariel em “A Pequena Sereia” (1989), elogiou a releitura em live-action da animação, que tem Halle Bailey (“Uma Dobra no Tempo”) […]

Instagram/Jodi Benson

A atriz e dubladora Jodi Benson, que deu voz à sereia Ariel em “A Pequena Sereia” (1989), elogiou a releitura em live-action da animação, que tem Halle Bailey (“Uma Dobra no Tempo”) como protagonista. Em entrevista à revista People nesta quarta-feira (24/5), Benson deu sua opinião sobre a modernização da obra original, que, segundo ela, reflete a sociedade atual.

A dubladora comentou sobre o contexto da época em que o longa original foi criado. “Quando observamos nosso filme, começamos no estúdio em 1986 e fomos lançados em 1989. Os tempos mudam, as pessoas mudam, as culturas mudam”, argumentou Benson. “O que importa e o que é importante se transformam. E, como estúdio, precisamos fazer esses ajustes e levar em consideração o que está acontecendo ao nosso redor. Precisamos estar conscientes”, acrescentou.

Benson atribuiu à adaptação em live-action o mérito de explorar mais profundamente os personagens e afirma que ela expande a história de formas que o original não permitia. O filme apresenta um elenco inclusivo, uma nova aparência para o personagem Linguado, mudanças nas letras e a exclusão da música “Filhas de Tritão”. “Eu realmente acredito que todas as nuances e sutis alterações aqui e ali são muito importantes”, afirmou ela. “É muito importante abordar o que está acontecendo neste momento em nosso mundo e torná-lo adequado para o nosso período de tempo, no qual nos encontramos atualmente nesta geração”, acrescentou.

Apesar da distância de mais de 30 anos desde o lançamento da animação, Benson observou que o diretor Rob Marshall (“O Retorno de Mary Poppins”) ainda conseguiu prestar “homenagem à integridade” do filme de 1989, que, segundo ela, “simplesmente brilha de forma bela” e é “deslumbrante”.

A dubladora destacou ainda que, mesmo sendo apegada à personagem original, ela sentiu-se encantada com o resultado da nova abordagem. Jodi tem apenas elogios para atuação de Bailey. “Eu adorei tudo o que ela fez com o filme”, disse. “Amo a atuação, amo o canto e o espírito puro. Seu amor pela personagem transparece. É uma performance simplesmente linda, belíssima”, aclamou.

Halle Bailey tem sofrido ataques racistas desde que sua participação como protagonista foi divulgada. Nas críticas, supostos fãs da animação reclamam da mudança da etnia da sereia, alegando preferirem que o live-action retratasse a obra exatamente como era.

O filme é escrito por David Magee (colega de Marshall em “O Retorno de Mary Poppins”), ao lado de John Musker (“Moana: Um Mar de Aventuras”), e o elenco ainda conta com Melissa McCarthy (“A Espiã que Sabia de Menos”), Javier Bardem (“007: Operação Skyfall”), Jacob Tremblay (“Extraordinário”), Daveed Diggs (“Hamilton”) e Awkwafina (“A Despedida”).

A nova versão de “A Pequena Sereia” estreia nesta quinta-feira (25/5) nos cinemas brasileiros.