Diretor de “La La Land” presidirá júri do Festival de Veneza

O diretor Damien Chazelle, responsável pelos filmes “Whiplash” (2014), “La La Land” (2016), “O Primeiro Homem” (2018) e “Babilônia” (2022), será o presidente do júri oficial do 80º Festival Internacional de Cinema […]

Instagram/TIFF

O diretor Damien Chazelle, responsável pelos filmes “Whiplash” (2014), “La La Land” (2016), “O Primeiro Homem” (2018) e “Babilônia” (2022), será o presidente do júri oficial do 80º Festival Internacional de Cinema de Veneza, que acontece entre 30 de agosto e 9 de setembro.

“Durante dez dias do ano, esta cidade das artes, de Tintoretto e Titian e Veronese, se torna uma cidade de cinema, e me sinto humilde e encantado por ser convidado para liderar o júri deste ano. Mal posso esperar para descobrir uma nova safra de grandes filmes no 80º Festival de Cinema de Veneza”, disse Chazelle.

Chazelle abriu o Festival de Veneza duas vezes. Primeiro, com “La La Land” em 2016, e em 2018 com “O Primeiro Homem”. “La La Land” recebeu 14 indicações ao Oscar, vencendo seis, incluindo Melhor Diretor. Damien Chazelle foi o diretor mais jovem a ganhar o prêmio. “O Primeiro Homem”, estrelado por Ryan Gosling e Claire Foy, recebeu quatro Oscars.

O júri de Chazelle concederá o Leão de Ouro de Melhor Filme, além dos demais troféus da mostra competitiva. No ano passado, a cineasta americana Laura Poitras recebeu o Leão de Ouro com o seu documentário sobre Nan Goldin, “All the Beauty and the Bloodshed”.

Além de Chazelle, mais dois cineastas foram anunciados à frente de outros prêmios do evento.

A cineasta francesa Alice Diop será a presidente do prêmio Luigi De Laurentiis de Veneza para estreias em longa-metragem. No ano passado, Diop lançou em Veneza seu primeiro filme de longa-metragem de ficção, “Saint Omer”, que recebeu o Grande Prêmio do Júri (Leão de Prata) e também o Luigi De Laurentiis (conhecido ainda como Leão do Futuro). O filme foi selecionado como a escolha oficial da França para o 95º Oscar e conquistou o César de melhor estreia, além do Prêmio Jean Vigo.

“Que grande honra, que grande alegria ter sido escolhida para presidir o prêmio Luigi De Laurentiis de Veneza para um filme de estreia, em um festival que me acolheu e ofereceu tanto no ano passado”, disse Diop. “Estou feliz em passar o bastão este ano e trabalhar para ver uma nova voz surgir na paisagem cinematográfica que o Festival de Veneza sempre buscou renovar”.

Já o diretor italiano Jonas Carpignano vai liderar o júri da categoria Horizontes, que exibe filmes experimentais e de vanguarda.

Carpignano estreou com “Mediterrânea” (2015), que foi exibido na Semana da Crítica em Cannes e posteriormente indicado a três Spirit Awards, além de ter rendido ao cineasta o prêmio de Diretor Revelação no Gotham Awards. Dois anos depois, o seu segundo filme “Ciganos da Ciambra” (2017) foi selecionado para representar a Itália no Oscar. Em 2021, “A Chiara”, sua obra mais recente, foi exibida na Quinzena em Cannes, onde levou o prêmio Europa Cinemas Label.

“É uma tremenda honra para mim presidir o júri de Horizontes este ano, e sou muito grato ao Festival de Cinema de Veneza por este privilégio”, disse Carpignano. “Ano após ano, a rica e audaciosa seleção de Horizontes nos oferece uma imersão profunda no mundo do cinema. Mal posso esperar para viver as emoções e experimentar as diversas realidades que conheceremos nos cinemas do Lido. Ter a oportunidade de ver alguns dos melhores filmes do ano em um dos lugares mais bonitos do mundo é algo realmente especial.”