Críticos elogiam novo desenho do Homem-Aranha: “Obra de arte”

Um dos filmes mais aguardados do ano, “Homem-Aranha: Através do Aranhaverso” vem alimentando expectativas dos fãs do herói com várias prévias e cenas inéditas. Finalmente na noite de quarta (24/5), a continuação […]

Divulgação/Sony Pictures

Um dos filmes mais aguardados do ano, “Homem-Aranha: Através do Aranhaverso” vem alimentando expectativas dos fãs do herói com várias prévias e cenas inéditas. Finalmente na noite de quarta (24/5), a continuação de “Homem-Aranha: No Aranhaverso” (2018) foi exibida para imprensa e começaram a surgir as primeiras impressões nas redes sociais.

De acordo com jornalistas e críticos do cinema, o consenso é que o filme faz jus a espera e é “uma verdadeira obra de arte”. Por outro lado, a trama também traz um tom mais sombrio e triste. Mas teve quem não gostou de ver que a história não termina, com o filme dividido em duas partes. Vale mencionar que “Homem-Aranha: No Aranhaverso” foi aclamado pela crítica, rendendo uma estatueta de Melhor Filme de Animação no Oscar de 2019.

O editor do site CinemaBlend, Sean O’Connell, foi um dos primeiros a aplaudir a animação. “Ok. ‘Homem-Aranha: Através do Aranhaverso’ está um degrau acima de uma obra-prima. É uma verdadeira obra de arte. Cada cena merece ser pendurada em um museu”, elogiou. “As piadas e acenos para a mitologia do Spidey são perfeitos. É EXCELENTE. O melhor filme do Homem-Aranha. Pode ser meu filme favorito de todos os tempos. Valorize-o”.

Apontando a abordagem mais profunda da sequência, o crítico do The Hollywood Reporter, Brian Davids, considerou essa escolha como necessária para a narrativa.”É mais uma vitória retumbante para o universo produzido por Lord-Miller. Hailee Steinfeld realmente se destaca como Gwen Stacy, e suas cenas com o capitão Stacy de Shea Whigham são realmente especiais. É mais sombrio e triste do que eu esperava, mas necessário”, escreveu, acrescentando elogios aos protagonistas.

Enquanto isso, Tessa Smith, do site Rotten Tomatoes, afirmou que o longa eleva o próprio padrão da animação, algo que parecia ser impossível. “Há reviravoltas chocantes, surpresas inesperadas e uma história que realmente faz sentido para o mundo louco do multiverso em que todos nós mergulhamos de cabeça. O novo Homem-Aranha é incrível! ‘Através do Aranhaverso’ não parece tão longo”, indicou, em referência às 2 horas e 20 minutos de duração do filme.

O escritor do site Uproxx, Mike Ryan, elogiou a jornada de Miles em busca da aceitação. “É uma história maior, espalhada neste filme e no próximo, mas ainda é sobre Miles apenas querendo ser aceito por quem ele é”, pontuou. Ele ainda classificou o vilão Mancha, dublado pelo ator Jason Schwartzman (“O Grande Hotel Budapeste”), como o “mais engraçado”.

Enquanto o “fan service” pode alegrar muitos espectadores, ele pode ser um empecilho na narrativa para outros. Segundo o editor-chefe da This Week Media, Eze Baum, o filme não consegue chegar aos pés do original pela priorização de referências ao universo aracnídeo ao invés do desenvolvimento da trama. “Por mais que eu quisesse amar [o filme], ele falha em chegar perto de onde o original está para mim, principalmente pelo fato de priorizar o fan service em detrimento de uma história forte. Realmente parece a primeira entrada em uma história de duas partes e fica previsível quando termina”, ponderou.

Escrito e produzido pela dupla Phil Lord e Christopher Miller (responsáveis pelo filme anterior) em parceria com Dave Callaham (“Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis”), o filme conta com direção de Joaquim dos Santos (“Avatar: A Lenda de Korra”), Kemp Powers (roteirista e co-diretor de “Soul”) e Justin K. Thompson (especialista em backgrounds que trabalhou em “Star Wars: Clone Wars”) e traz de volta Miles Morales (Shameik Moore) e Gwen Stacy (Hailee Steinfeld) para uma nova aventura ao lado de outras versões do herói.

O elenco também inclui as vozes de Jake Johnson (“New Girl”) como Peter B. Parker, Issa Rae (“Insecure”) como Mulher-Aranha, Daniel Kaluuya (“Não! Não Olhe!”) como Punk-Aranha, Oscar Isaac (“Cavaleiro da Lua”) como Homem-Aranha 2099, Brian Tyree Henry (“Trem-Bala”) como Jefferson Davis, Andy Samberg (“Brooklyn Nine-Nine”), Shea Whigham (“Perry Mason”) e outros.

Além disso, um terceiro filme da franquia já foi confirmado. Vai se chamar em inglês “Spider-Man: Beyond the Spider-Verse” (Além do Aranhaverso, em tradução livre), com previsão de estreia para 2024.

“Homem-Aranha: Através do Aranhaverso” chega aos cinemas brasileiros em 1 de junho, um dia antes do lançamento nos EUA.