Cinemas recebem “O Homem Cordial” e quatro comédias

Os cinemas vivem uma invasão de comédias nesta quinta (11/5) com quatro lançamentos do gênero. As três produções americanas com maior distribuição não foram muito bem sucedidas em seu país – tanto […]

Divulgação/O2 Filmes

Os cinemas vivem uma invasão de comédias nesta quinta (11/5) com quatro lançamentos do gênero. As três produções americanas com maior distribuição não foram muito bem sucedidas em seu país – tanto nas bilheterias quanto entre a crítica – , enquanto a quarta é uma produção nacional estrelada por Cacau Protásio.

Só que os verdadeiros destaques são dois dramas relegados ao circuito alternativo: o iraniano “Sem Ursos”, premiado no Festival de Veneza, e outra produção nacional, “O Homem Cordial”, sobre intolerância e cancelamento no Brasil atual, que rendeu a Paulo Miklos o Kikito de Melhor Ator no Festival de Gramado.

Confira abaixo os títulos, trailers e mais informações sobre as 11 estreias da semana – parte delas exclusiva de São Paulo e/ou Rio.

 

| O HOMEM CORDIAL |

 

Paulo Miklos venceu o troféu de Melhor Ator no Festival de Gramado com este filme, em que vive um cantor de rock que enfrenta hostilidade do público após um incidente envolvendo um policial morto e um menino negro desaparecido. Correndo risco de cancelamento, ele busca descobrir que fim levou o menino, embarcando numa jornada rumo a periferia, que também vai lhe mostrar o significado do privilégio branco.

Dirigido por Iberê Carvalho (“O Último Cine Drive-in”), o elenco conta com outros músicos, como o rapper Thaíde (“2 Coelhos”) e o DJ Theo Werneck (“Que Horas Ela Volta?”), ao lado de atores do cinema indie nacional – Dandara de Morais (“Ventos de Agosto”), Thalles Cabral (“Yonlu”), Fernanda Rocha (“O Último Cine Drive-in”) e Thaia Perez (“Aquarius”). O resultado toca em feridas expostas do Brasil, do racismo ao vigilantismo das redes sociais, alimentados por blogueiros da extrema direita nacional.

 

| DO JEITO QUE ELAS QUEREM – O PRÓXIMO CAPÍTULO |

 

A continuação da comédia de 2018 traz de volta o elenco formado pelas estrelas veteranas Diane Keaton, Jane Fonda, Candice Bergen e Mary Steenburgen. As quatro grandes amigas formaram um Clube do Livro no primeiro filme, mas a leitura do picante “Cinquenta Tons de Cinza” acabou afetando suas vidas de modo imprevisto, levando-as a buscar reviver antigos romances e iniciar novos relacionamentos.

A continuação acompanha as quatro amigas até a Itália, para viverem a divertida viagem de garotas que nunca tiveram – inspiradas numa nova leitura. Porém, as coisas começam a desandar e segredos vêm à tona. Além das protagonistas, o filme ainda contará com as voltas de Andy Garcia, Don Johnson e Craig T. Nelson, pares românticos das personagens, além do diretor Bill Holderman, que, além de comandar as filmagens, assina novamente o roteiro com Erin Simms.

 

| MAFIA MAMMA – DE REPENTE CRIMINOSA |

 

Toni Collette (“Hereditário”) viva uma dona de casa que, após ser traída pelo marido, descobre que seu avô distante morreu e ela precisará assumir os negócios da família: um verdadeiro império da máfia. Com a ajuda de sua assistente de confiança (Monica Bellucci, de “Assassino Sem Rastro”), ela pretende desafiar as expectativas de todos, inclusive as dela própria, ao embarcar em sua empreitada no mundo do crime. Mas faz isso da forma mais atrapalhada do mundo e sem ter nunca visto “O Poderoso Chefão”. A direção é de Catherine Hardwicke (“Crepúsculo”).

 

| O AMOR MANDOU MENSAGEM |

 

A comédia romântica, em que Priyanka Chopra Jonas (“Citadel”) e Sam Heughan (“Outlander”) se envolvem sem nunca terem se conhecido, parece recombinação de sucessos dos anos 1990. Na trama, a atriz interpreta Mira, uma artista em luto pela morte trágica de seu noivo, que para aliviar a dor começa a mandar mensagens românticas para o celular do falecido, sem saber que o número foi redistribuído para outro homem, um jornalista que passa a receber os textos apaixonados. Dirigido por James C. Strouse (“A Incrível Jessica James”), o filme também inclui participação de Nick Jonas (“Jumanji: Próxima Fase”) e marca a estreia da cantora Celine Dion nos cinemas.

 

| BARRACO DE FAMÍLIA |

 

A comédia traz Cacau Protásio como mãe de fukeira, que junta a vizinhança para salvar a filha de um cancelamento, após a jovem ser gravada maltratando fãs. A direção é de Maurício Eça (“A Menina que Matou os Pais”) e o elenco majoritariamente negro é formado também por Lellê (“Malhação”), Jeniffer Nascimento (“Cara e Coragem”), Robson Nunes (“Quatro Amigas numa Fria”), Yuri Marçal (“Barga, Cabelo e Bigode”), Nany People (“Quem Vai Ficar com Mário”) e os cantores Sandra de Sá (“Antônia”) e Péricles.

 

| SEM URSOS |

 

Escrito, produzido, dirigido e estrelado por Jafar Panahi, o drama iraniano venceu o Prêmio Especial do Júri do último Festival de Veneza. Proibido de filmar e deixar o Irã, ele documenta sua tentativa de realizar um longa clandestino numa aldeia na fronteira da Turquia, sobre dois amantes da vida real, que estão tentando encontrar uma maneira de escapar para Paris com passaportes falsos. Nesse meio tempo, o diretor acaba fotografando outros dois, que são proibidos de namorar por conta de superstições locais, o que causa uma verdadeira revolução na aldeia.

Enquanto Panahi filma, o sentimento de rejeição dos moradores locais faz com o que o diretor se sinta cada vez mais indesejado, expondo como o povo iraniano comum vive com medo da polícia e da guarda revolucionária, além de ceder a costumes conservadores, e como isso vai contra sua natureza pacífica e hospitaleira. O destino dos personagens impressiona, inclusive de Panahi, que logo após o longa foi preso no Irã.

 

| O NASCIMENTO DO MAL |

 

No terror de baixo orçamento, Melissa Barrera (“Pânico VI”) vive uma mulher grávida que precisa manter repouso absoluto, quando começa a se perguntar se sua nova casa é mal-assombrada ou se é tudo coisa da sua cabeça. O filme marca a estreia da produtora e roteirista Lori Evans Taylor na direção. A seguir, ela assina o roteiro do próximo longa da franquia “Premonição”.

 

| A CIDADE DOS ABISMOS |

 

O primeiro longa de Priscyla Bettim e Renato Coelho Glória transforma uma trama criminal em cinema experimental de protesto. Uma mulher trans, uma jovem da classe média e um imigrante africano testemunham uma morte brutal num bar de São Paulo na véspera do Natal. Indignados com os rumos da investigação, os três se recusam a ceder à injustiça e decidem ir atrás dos algozes. O elenco inclui participações do Padre Julio Lancelotte e do músico Arrigo Barnabé.

 

| OLHA PRA ELAS |

 

A diretora Tatiana Sager volta ao mundo das prisões, após o curta “O Poder Entre as Grades” (2014) e o longa “Central – O Poder das Facções no Maior Presídio do Brasil” (2017) num novo documentário codirigido por Renato Nunes Dorneles. Desta vez, o foco são cinco mães prisioneiras, que tem suas histórias de vida narradas, enquanto lidam com o abandono e a desestruturação de seus lares.

 

| CRÔNICA DE UMA CIDADE PARTIDA |

 

O documentário discute a escalada de criminalidade no Rio de Janeiro a partir da história da Cruzada São Sebastião, buscando entender como a cidade regrediu até um regime feudal, onde as favelas são verdadeiros países dentro do país governados por traficantes com exércitos próprios e autonomia econômica própria. A direção é de Ricardo Nauenberg (“O Inventor de Sonhos”).

 

| MACHINE GUN KELLY – MAINSTREAM SELLOUT LIVE FROM CLEVELAND |

 

Show do roqueiro e ator Machine Gun Kelly (“The Dirt – Confissões do Mötley Crüe”) no FirstEnergy Stadium, em Cleveland, juntamente com momentos exclusivos dos bastidores de sua turnê mundial do ano passado.