O filme luso-brasileiro “A Flor do Buriti” recebeu o prêmio de melhor equipe (prix d’ensemble) da mostra Um Certo Olhar, do Festival de Cannes, nesta sexta-feira (26/5).
O prêmio é raro. Em toda a história da mostra, o Prix d’ensemble foi concedido em apenas outras duas edições: em 2014, para “Party Girl”, e em 2021, para “A Boa Mãe”, ambas produções francesas.
“A Flor do Buriti” é dirigido pelo casal Renée Nader Messora e João Salaviza, que venceram o Prêmio Especial do Júri da mesma mostra em 2018, com o filme “A Chuva é Cantoria na Aldeia dos Mortos” (2018). Os dois filmes foram desenvolvidos em parceria com os krahôs, povo indígena de Tocantins que emprestou seus integrantes e idioma para a obra. A narrativa mostra como eles veem o mundo e revela os últimos 80 anos de sua história. São expostos desde um massacre que foram vítimas em 1940 até os acontecimentos do governo Bolsonaro.
Além de chamar atenção nas telas, “A Flor do Buriti” também marcou presença com um protesto contra o marco temporal no tapete vermelho do festival. Junto dos diretores, estavam presentes Francisco Hyjnõ e Ilda Patpro, atores indígenas do filme, que levantaram uma faixa com a frase “O futuro das terras indígenas no Brasil está sob ameaça, não ao marco temporal”.
O júri da “Um Certo Olhar” deste ano foi presidido pelo ator americano John C. Reilly (“Guardiões da Galáxia”) e teve como membros a diretora francesa Alice Winocour (“A Jornada”), a atriz alemã Paula Beer (“Undine”), a diretora francesa-cambojana Davy Chou (“Retour à Séoul”) e a atriz belga Émilie Dequenne (“Não é meu Tipo”).
Karim Aïnouz (“O Marinheiro das Montanhas”) é o único brasileiro que já venceu o prêmio principal da mostra Um Certo Olhar. A conquista ocorreu em 2019, com “A Vida Invisível”.
Este ano, a vencedora foi Molly Manning Walker (“The Forgotten C”), com “”How To Have Sex”. O filme fala sobre três adolescentes curtindo as férias. Uma delas quer perder a virgindade, mas as coisas não acontecem como ela esperava.
A premiação principal do Festival de Cannes, que inclui a entrega da Palma de Ouro ao vencedor da mostra competitiva, será neste sábado (27/5).