Depois de duas décadas, a Justiça condenou Ewerton de Castro por abandonar as gravações da minissérie “O Quinto dos Infernos”, em 2002. Na época, o ator justificou sua decisão dizendo que estava sendo desrespeitado pela rede Globo.
Com quase 20 anos na emissora, Castro teria se incomodado ao descobrir que seu personagem “não tinha a menor importância” na história da minissérie. Na trama, o ator interpretava o comerciante Cauper.
“Não fui respeitado artisticamente. Meu personagem não tinha falas e quase nunca era enquadrado pela câmera. Não pensei que eles chamariam a mim, um profissional com 34 anos de carreira, para fazer praticamente uma figuração”, afirmou ele, que rompeu o contrato sem pestanejar.
Depois que o ator abandonou as gravações, a Globo abriu um processo e exigiu o pagamento de uma multa pela quebra de contrato. A emissora destacou que foi pega de surpresa e que sofreu transtornos com a ausência de Castro.
“Diante do inexplicável desaparecimento de um de seus personagens, foi preciso alterar o roteiro, reescrevendo vários capítulos, tentando, de alguma forma, não prejudicar o conteúdo da obra”, declarou a empresa na Justiça.
A Globo ainda reforçou que não houve falta de respeito com Castro, pois o ator havia sido contratado para um papel coadjuvante. “Por mais famoso que seja, um ator não pode interferir nos critérios de direção e de produção de uma obra”, pontuou a emissora.
Passado tanto tempo da exibição da atração, a Justiça finalmente deu razão à emissora, considerando que o ator recebeu previamente o roteiro da minissérie e que estava ciente da relevância do personagem.
Na sentença, o juiz Rogério Arruda disse que o artista deixou a produção por “descontentamento e arrependimento”, mas que a Globo teria cumprido os termos acertados.
O ator foi condenado e terá que pagar a multa contratual de cerca de R$ 210 mil, já com os devidos juros e correção monetária. O cálculo extraoficial ainda será confirmado pela Justiça.
Ewerton de Castro ainda pode recorrer da decisão.
Na Globo, o ator desempenhou papéis importantes nas novelas “Roque Santeiro”, “Fera Ferida” e “De Corpo e Alma”. Após sua briga com a Globo, ele passou a aparecer em novelas da Record TV, como “Escrava Isaura”, “Bicho do Mato”, “Chamas da Vida” e “A História de Ester”.