“Super Mario Bros.” atinge US$ 1 bilhão de bilheteria mundial

A animação “Super Mario Bros. – O Filme” alcançou a marca de US$ 1 bilhão de bilheteria mundial, tornando-se o primeiro filme do ano a cruzar essa marca. A produção do estúdio […]

Divulgação/Universal Pictures

A animação “Super Mario Bros. – O Filme” alcançou a marca de US$ 1 bilhão de bilheteria mundial, tornando-se o primeiro filme do ano a cruzar essa marca. A produção do estúdio Illumination, baseado no videogame da Nintendo, chegou ao montante com 26 dias de distribuição da Universal, ao arrecadar US$ 490 milhões na América do Norte e US$ 532 milhões nos demais mercados.

A maior arrecadação internacional do fim de semana se deu com a estreia no Japão, onde a produção faturou US$ 14,3 milhões, novo recorde de abertura para uma animação no país – e também o maior debut japonês da Universal em todos os tempos.

“Super Mario Bros.” é apenas o quinto filme a chegar a US$ 1 bilhão desde o começo da pandemia, seguindo “Homem-Aranha: Sem Volta para Casa” (2021), “Top Gun: Maverick” (2022), “Jurassic World: Domínio” (2022) e “Avatar: O Caminho da Água” (2022). É também o 10º longa animado a atingir essa bilheteria em todos os tempos.

O filme foi um sucesso desde seu lançamento em 5 de abril, quando arrecadou US$ 204 milhões em seus primeiros cinco dias de exibição nos EUA e Canadá, estabelecendo a maior abertura do ano e a segunda maior estreia de todos os tempos para uma animação.

O longa dublado por Chris Pratt (“Guardiões da Galáxia”), Anya Taylor-Joy (“O Gâmbito da Rainha”) e Jack Black (“Jumanji: Próxima Fase”) é atualmente a maior bilheteria do cinema de 2023 e a maior bilheteria já vista para uma adaptação de videogame.

“Super Mario Bros. – O Filme” também continua líder no mercado norte-americana, onde fez mais US$ 40 milhões em seu quarto fim de semana de exibição, muito à frente do 2º lugar, “A Morte do Demônio: A Ascenção”, que rendeu US$ 12,2 milhões. Em duas semanas, o terror da Warner Bros. tem US$ 44,4 milhões de faturamento local e US$ 62,3 milhões mundiais.

A principal estreia do período nos EUA foi a comédia “Are You There God? It’s Me, Margaret”, produção da Lionsgate que ficou em 3º lugar com US$ 6,8 milhões e conquistou algumas das críticas mais elogiosas do ano. A adaptação do best-seller de Judy Blume, sobre uma menina de 11 anos que tenta se adaptar à mudança da família para o subúrbio, teve impressionantes 99% de aprovação na média das resenhas avaliadas pelo site Rotten Tomatoes, além de ter atingido nota A no CinemaScore – pesquisa feita com o público na saída dos cinemas. Até o momento, não há previsão de estreia do longa no Brasil.

“John Wick 4: Baba Yaga” ficou em 4º lugar com US$ 5 milhões. Depois de seis semanas em cartaz, o thriller estrelado por Keanu Reeves atingiu US$ 176 milhões de faturamento doméstico e ultrapassou a marca de US$ 400 milhões mundiais, consagrando-se como o título mais bem-sucedido de toda a franquia. O anterior, “John Wick 3: Parabellum” (2019), fez US$ 171 milhões na América do Norte e US$ 328,3 milhões globalmente.

O Top 5 se completa com um relançamento. Em sua volta aos cinemas, em comemoração aos 40 anos da estreia original, “Star Wars: O Retorno de Jedi” (1983) arrecadou US$ 4,6 milhões na América do Norte, mostrando a força e a durabilidade da franquia espacial criada por George Lucas.

Confira abaixo os trailers dos cinco maiores sucessos de bilheteria da América do Norte neste fim de semana.

 

1 | SUPER MARIO BROS – O FILME |

 

2 | A MORTE DO DEMÔNIO – A ASCENSÃO |

 

3 | ARE YOU THERE GOD? IT’S ME, MARGARET |

 

4 | JOHN WICK 4 – BABA YAGA |

 

5 | STAR WARS: O RETORNO DE JEDI |