As Páginas de Fofoca estão escrevendo os mesmos textos sobre o “BBB 23” nas redes sociais, às vezes mudando uma palavra, outras vezes com os mesmos parêntesis e asteriscos. Não são todos, é óbvio, mas muitos recortes se repetem, coincidentemente os mais tendenciosos contra o quarto Deserto.
A ação parece coordenada, visando monopolizar a narrativa do reality show da Globo. Nesta narrativa, todos os comentários sobre as integrantes do quarto Deserto são negativos e todos os comentários sobre dois integrantes do Fundo do Mar são enaltecedores.
Por coincidência, há uma agência que comercializa a publicidade da maioria das Páginas, a Mynd8, que tem Preta Gil entre seus sócios. Nem todas as páginas pertencem ao grupo – a Choquei teria saído neste “BBB” – , mas as mais conhecidas e que aparecem consistentemente no centro das reprises têm o email @mynd8.com.br em seus contatos. Curiosamente, os posts de uma das Páginas que repete as postagens das centrais são acompanhados da palavra “Automated”, como se fossem postagens automáticas.
Por falar em coincidência, os ataques ao quarto Deserto se intensificaram após a expulsão de MC Guimê, contratado da Mynd8. Até então, as farpas eram individuais e não coletivas.
Mais que bancar comercialmente um conglomerado de Páginas de Fofocas, que batizou de Banca Digital, a Mynd8 investe na carreira de artistas e influenciadores. Esses associados também exprimem opiniões similares às das Páginas, quando não são usados como exemplos para atacar o Deserto e exaltar certa confinada. Na noite de sexta (31/4) foi a vez de Babu Santana, contratado da Mynd8, retrucar Larissa Santos, numa manifestação alimentada por intriga das Páginas de Fofoca.
A ação sugere sinergia nos ataques.
O caso chama atenção, porque a Mynd8 costuma contratar integrantes do reality show, e até o momento não está claro quais confinados já fecharam, estão em negociação ou são alvos de prospecção da agência. No BBB 21, as Páginas alinhadas com a Mynd8 realizaram diversos ataques a Juliette e somente após o final do reality é que se soube que a agência tinha fechado com os classificados em 2º, 3º e 4º lugares. No BBB 20, a contratada foi a campeã Thelminha, e no BBB 22 foram o 3º e o 7º colocados, Douglas Silva e Jessi Alves.
Além da contratação de MC Guimê, o que se sabe sobre os integrantes deste ano é que Key Alves, Fred Nicácio, Gabriel Fop e Tina Calamba pertencem a outras agências. Claramente, todas as integrantes remanescentes do Deserto também estão por fora de qualquer esquema comercial. O público suspeita, mas provavelmente só descobrirá quem mais é (são) contratado(s) da Mynd8 depois do final da edição de 2023.
Há elementos para tecer uma grande teoria de conspiração, mas, no final, as cópias sucessivas de posts também podem ser apenas um caso massivo de plágios em série. O que for mais provável.
Veja abaixo alguns exemplos de posts duplicados das Páginas de Fofoca, a maioria com menções negativas ao quarto Deserto, publicados somente nos últimos dias.