O Simpatizante: Série de Robert Downey Jr. ganha primeiro trailer

A HBO divulgou o primeiro teaser da minissérie “O Simpatizante” (The Sympathizer), estrelada e produzida por Robert Downey Jr. (“Vingadores: Ultimato”), que estreará em 2024. O vídeo apresenta um vislumbre dos quatro […]

Divulgação/HBO

A HBO divulgou o primeiro teaser da minissérie “O Simpatizante” (The Sympathizer), estrelada e produzida por Robert Downey Jr. (“Vingadores: Ultimato”), que estreará em 2024. O vídeo apresenta um vislumbre dos quatro personagens interpretados pelo ator na trama, além de destacar o protagonista vivido por Hoa Xuande (“Cowboy Bebop”), um espião comunista infiltrado em Hollywood durante a Guerra do Vietnã.

A série adapta o livro satírico homônimo de 2015 do professor vietnamita-americano Viet Thanh Nguyen, consagrado com o Prêmio Pulitzer. A história acompanha um espião norte-vietnamita, que se passa por refugiado sul-vietnamita para viver nos EUA, onde acaba virando consultor cultural de uma grande produção de Hollywood sobre a Guerra do Vietnã, no estilo de “Platoon” e “Apocalypse Now”.

Xuande interpreta o personagem principal, conhecido apenas como “Capitão”. Ele saiu do Vietnã durante a queda de Saigon em 1975, indo parar nos EUA, onde se envolve com uma comunidade de exilados do sul da Califórnia e, eventualmente, entra no mundo do cinema. Já Downey Jr. desempenha vários papéis, representando elementos diferentes do establishment americano, incluindo um congressista emergente, um agente da CIA e um diretor de cinema.

O elenco também conta com a atriz canadense Sandra Oh (“Killing Eve”) e vários atores vietnamitas como Fred Nguyen Khan (“District 31”), Toan Le (“Pé Grande”), Vy Le (“MacGyver”), Duy Nguyen (“Stage of Love”), Kayli Tran (“Ambulância – Um Dia de Crime”) e VyVy Nguyen (“Wasted”).

A adaptação foi escrita pelo roteirista Don McKellar (“Ensaio Sobre a Cegueira”) e terá episódios dirigidos pelo sul-coreano Park Chan-wook (“Oldboy”), o brasileiro Fernando Meirelles (também de “Ensaio Sobre a Cegueira”) e Marc Munden (“Utopia”).

Além de atuar, Downey Jr. é um dos produtores, junto com sua esposa e sócia Susan Downey, Chan-wook, McKellar e executivos do estúdio indie A24.