Filmes: Animação do Oscar 2023 lidera Top 10 de estreias pra ver em casa

Inédita nos cinemas brasileiros, a animação “Marcel, a Concha de Sapatos”, indicada ao Oscar 2023, é o principal lançamento da semana em streaming. O Top 10 também destaca o filme que encerra […]

Divulgação/A24

Inédita nos cinemas brasileiros, a animação “Marcel, a Concha de Sapatos”, indicada ao Oscar 2023, é o principal lançamento da semana em streaming. O Top 10 também destaca o filme que encerra a série “The Last Kingdom” e muitos longas franceses. Confira abaixo a seleção dos melhores títulos disponibilizados nas plataformas de streaming e locadoras digitais (VOD) para assistir no fim de semana.

 

| MARCEL, A CONCHA DE SAPATOS | VOD*

 

A belíssima comédia infantil, que combina animação em stop-motion com atores reais, é baseada numa série de curtas virais do documentarista Dean Fleischer-Camp (“Fraud”) e da atriz-dubladora Jenny Slate (“Volta Pra Mim”), que acumularam mais de 50 milhões de visualizações no YouTube desde sua estreia em 2010, além de ter estimulado o lançamento de dois livros infantis best-sellers.

A trama acompanha Marcel (dublado por Slate), um adorável caracol de uma polegada de altura que leva uma existência pacata com sua avó Connie (voz de Isabella Rossellini, de “Joy”) e seu fiapo de estimação. Antes parte de uma extensa comunidade de caracóis, eles agora vivem sozinhos como únicos sobreviventes de uma misteriosa tragédia. Mas quando um documentarista os descobre entre a desordem de seu Airbnb, o curta-metragem que ele publica online rende milhões de fãs apaixonados por Marcel, bem como perigos sem precedentes e uma nova esperança de encontrar sua família de caracóis há muito perdida.

O elenco da produção também inclui Rosa Salazar (“Alita: Anjo de Batalha”), Thomas Mann (“Kong: A Ilha da Caveira”), a telejornalista Lesley Stahl e o próprio Dean Fleischer-Camp como o documentarista da trama.

Dirigido por Camp, que também assina o roteiro com Slate, o filme é inédito nos cinemas brasileiros, mas foi indicado ao Oscar 2023, venceu 37 prêmios internacionais (incluindo o Annie, o Oscar da animação) e tem nada menos que 98% de aprovação no portal de críticas Rotten Tomatoes.

 

| THE LAST KINGDOM: SEVEN KINGS MUST DIE | NETFLIX

 

O longa é uma continuação e desfecho da trama das cinco temporadas da série “The Last Kingdom”, encerrada pela Netflix em 2022. Desta vez, o protagonista Uhtred enfrenta a fragmentação da Bretanha, numa luta épica pela coroa após a morte do rei Eduardo, em que herdeiros rivais e invasores competem pelo poder. E quando surge uma aliança buscando a ajuda de Uhtred a seus planos, ele enfrenta uma escolha entre aqueles de quem mais gosta e o sonho de ver uma Inglaterra unida.

A produção é uma adaptação do penúltimo livro da saga saxônica do escritor Bernard Cornwell, “A Espada dos Reis” (2019), que tem uma conclusão bastante sombria para Uhtred. Mas como se trata do desfecho da franquia, é provável que as cenas finais incluam o desfecho do último livro, “O Senhor da Guerra” (2020), bem mais positivo.

Produção da Carnival Films e da NBCUniversal International Studios, o filme tem roteiro de Martha Hillier e direção de Edward Bazalgette, ambos integrantes da equipe de “The Last Kingdom”, e volta a trazer o ator Alexander Dreymon no papel principal, além de outros integrantes do elenco original, junto com alguns novos rostos.

 

| CHUVA É CANTORIA NA ALDEIA DOS MORTOS | FILMICCA

 

Filmado no Tocantins, o longa codirigido pelo português João Salaviza e a brasileira Renée Nader Messora embaralha os limites entre ficção e registro documental. Com elenco amador, extraído de uma aldeia de índios Krahô, a obra recria na tela dramas reais da comunidade, como a história de um adolescente que começa a ter visões. Depois de ser surpreendido pela visita do espírito de seu falecido pai, ele se sente na obrigação de organizar uma festa de fim de luto, comemoração tradicional da aldeia, mas prefere fugir para não ser levado a virar pajé. Longe de seu povo e da própria cultura, Ihjãc enfrenta as dificuldades de ser um indígena no Brasil contemporâneo.

Totalmente falado em idioma nativo e disponibilizado com legendas, o drama indígena venceu o Prêmio Especial do Júri da mostra Um Certo Olhar, principal seção paralela do Festival de Cannes.

 

| UMA BELA MANHÃ | VOD*

 

Quando seu pai é acometido por uma doença neurodegenerativa irreversível, a vida de uma jovem mãe solteira vira do avesso. Lidando com o sentimento de luto por alguém que não morreu, ela busca conseguir uma casa de repouso decente, enquanto reencontra uma paixão antiga e indisponível, com quem começa um caso, e complica de vez seus sentimentos tumultuados. Premiado no Festival do Cannes, o drama tem direção da francesa Mia Hansen-Løve (“A Ilha de Bergman”) e rendeu a Leia Seydoux (“007 – Sem Tempo para Morrer”) indicação ao prêmio de Melhor Atriz da Europa no ano passado.

 

| CONTRATEMPOS | VOD*

 

A atriz francesa Laure Calamy (“Dix pour Cent”) venceu o prêmio de Melhor Atriz do Festival de Veneza pelo desempenho como a protagonista Julie, uma mãe solteira com dois filhos pequenos para criar. Quando finalmente consegue uma entrevista para um emprego, com chances de sair do aperto financeiro, ela se depara com uma greve nacional de trânsito. O cineasta Eric Gravel (“Crash Test Aglaé”) também foi premiado em Veneza pela direção, que transforma a aflição dramática de quem busca apenas melhorar de vida numa correria digna de thriller tenso.

 

| GOLIAS | VOD*

 

Uma das maiores bilheterias da França em 2022, o drama é baseado em fatos reais e denuncia os perigos da indústria de pesticidas. Quando a população de uma região da França começa a desenvolver câncer e a OMS denuncia um pesticida usado nas plantações como cancerígeno, os fabricantes contratam lobistas para abafar o caso e subornar quem for preciso. Até que um obscuro advogado parisiense, especializado em direito ambiental, cruza o caminho dos poderosos. Dirigido por Frédéric Tellier (“Através do Fogo”), o longa reúne três nomes de peso do cinema francês: Gilles Lellouche (“Não Conte à Ninguém”) como o advogado, Pierre Niney (“Yves Saint Laurent”) como um lobista e Emmanuelle Bercot (“O Baile das Loucas”) como uma ativista.

 

| UM FILHO | VOD*

 

O novo drama do diretor Florian Zeller passou longe das premiações, ao contrário de “Meu Pai”, premiado no Oscar do ano passado. Após lidar com a demência na Terceira Idade no anterior, a nova produção explora a depressão na adolescência – ambos os filmes são baseados em peças do cineasta. A trama gira em torno de um executivo que tem sua vida com a nova parceira e seu bebê recém-nascido abalada pela reaparição da ex-esposa com seu filho adolescente. O jovem está perturbado, distante e com raiva, faltando à escola há meses. Enquanto o executivo se esforça para ser um pai melhor, procurando ajudar seu filho, o peso da condição do jovem coloca a família em um rumo perigoso.

Hugh Jackman (“Logan”) tem o papel do pai e o elenco ainda conta com Laura Dern (“História de um Casamento”), Vanessa Kirby (“Pieces of a Woman”), Zen McGrath (“Marcas do Passado”) e Anthony Hopkins, que venceu o Oscar por “O Pai” e retoma a parceria com o diretor francês num personagem criado especialmente para ele no filme – isto é, que não existia no roteiro teatral.

 

| O AMOR DÁ VOLTAS | HBO MAX

 

Mais conhecido como roteirista de sucessos como “Central do Brasil” (1998) e “Faroeste Caboclo” (2013), Marcos Bernstein volta a dirigir um longa de ficção após dez anos – o anterior foi “Meu Pé de Laranja Lima”, em 2012. A produção é uma comédia romântica com triângulo amoroso, movida por uma farsa. Um jovem médico que estava em missão na África volta ao Brasil e descobre que as cartas apaixonadas que vinha respondendo nos últimos meses não foram escritas pela namorada, mas pela irmã dela. A namorada, por sua vez, achava que tinha terminado o relacionamento, mas fica mexida quando o ex volta mostrando que continuava apaixonado. Já a cunhada só queria confortar o rapaz, sem perceber a situação que estava criando. Claro que alguém tende a sobrar nesse triângulo.

O triângulo é formado por Igor Angelkorte (“O Outro Lado do Paraíso”), Juliana Didone (“Talvez uma História de Amor”) e Cleo (“Me Tira da Mira”).

 

| AS MÚMIAS E O ANEL PERDIDO | HBO MAX

 

A produção animada espanhola acompanha um casal de múmias atrás dos ladrões de seu anel de noivado, numa aventura que os leva com seu pet mumificado de sua tumba até Londres. Curiosamente, a equipe de criação, incluindo os roteiristas e o diretor estreante Juan Jesús García Galocha, trabalharam na bem-sucedida franquia animada “As Aventuras de Tadeo”, sobre um aspirante a arqueólogo em aventuras que também incluem múmias egípcias.

 

| TROMBA TREM – O FILME | DISNEY+

 

A animação brasileira, baseada na série homônima do Cartoon Network, acompanha Gajah, um elefante sem memória que, ao ficar célebre, acaba se afastando de seus velhos companheiros de viagem no Tromba Trem. O estrelato dura pouco, pois ele logo se torna o principal suspeito de misteriosos raptos. Desvendar o mistério só será possível com a ajuda dos amigos pré-fama: um grupo de cupins obstinados e Duda, uma empolgada e inocente tamanduá vegetariana. A direção é de Zé Brandão, criador dos personagens e produtor de “O Irmão do Jorel”.

 

 

* Os lançamentos em VOD (video on demand) podem ser alugados individualmente em plataformas como Apple TV, Claro TV+, Google Play, Loja Prime, Microsoft Store, Vivo Play e YouTube, entre outras, que funcionam como locadoras digitais sem a necessidade de assinatura mensal.