Estreias: Os 10 melhores filmes para ver em casa no fim de semana

A programação do cinema em casa recebe filmes do Oscar, suspenses e títulos infantis, além da cinebiografia da cantora Whitney Houston. A lista das 10 melhores estreias da semana nas plataformas de […]

Divulgação/A24

A programação do cinema em casa recebe filmes do Oscar, suspenses e títulos infantis, além da cinebiografia da cantora Whitney Houston. A lista das 10 melhores estreias da semana nas plataformas de streaming e nas locadoras digitais (VOD) pode ser conferida logo abaixo.

 

| A BALEIA | VOD*

 

O filme que rendeu o Oscar neste ano ao ator Brendan Fraser é um drama tocante com cenas perturbadoras. Conhecido por interpretar o protagonista galã da franquia “A Múmia”, ele surge completamente transformado como um homem recluso e com obesidade mórbida, que tenta se reconectar tardiamente com a filha que mal conhece.

Fraser emociona no papel ao expor suas falhas, revelando a fonte da depressão que o fez perder o controle alimentar, ao mesmo tempo em que insiste em ter fé e esperança na humanidade, representada pela filha maldosa (interpretada por Sadie Sink, de “Stranger Things”). Professor de redação que dá cursos online com a câmera apagada, ele está a poucos dias de sucumbir pelas consequências da compulsão alimentar e todo tipo de dificuldades enfrentada por pesar 272 quilos. Sem sair de casa, a única distração de seu cotidiano são as visitas da amiga enfermeira, um crente que quer convertê-lo e a filha que suborna para vê-lo.

A direção é de Darren Aronofsky (“Mãe”) e o elenco também destaca Hong Chau (“O Agente Noturno”), Samantha Morton (“The Walking Dead”) e o já crescido Ty Simpkins (que ficou conhecido como ator mirim em “Homem de Ferro 3”).

 

| VIVER | VOD*

 

O veterano ator inglês Bill Nighy (“Simplesmente Amor”) ganhou sua primeira indicação ao Oscar por seu papel nesse remake britânico do clássico japonês “Viver” (1952), dirigido por Akira Kurosawa. Ele interpreta um sujeito que resolve começar a viver quando descobre que está próximo de morrer.

O roteiro é de autoria do escritor Kazuo Ishiguro (“Não me Abandone Jamais”), vencedor do Prêmio Nobel de Literatura, e também disputou o Oscar 2023. A trama se passa em Londres na década de 1950 e acompanha Williams (Nighy), um burocrata que recebe a notícia de que está com uma doença terminal e resolve mudar a sua rotina para começar a apreciar mais a vida. A direção é de Oliver Hermanus (“Moffie”) e o elenco também destaca Aimee Lou Wood (“Sex Education”) e Alex Sharp (“Os 7 de Chicago”).

 

| I WANNA DANCE WITH SOMEBODY – A HISTÓRIA DE WHITNEY HOUSTON | HBO MAX

 

A cinebiografia da cantora Whitney Houston divide opiniões pelas escolhas dramáticas, ao priorizar o começo da carreira da estrela, repleta de altos e baixos, que entremearam vários sucessos musicais com um casamento tumultuado, bissexualidade enrustida, um conhecido envolvimento com drogas e uma relação turbulenta com seu pai.

O roteiro é de Anthony McCarten, que dividiu opiniões ao tomar inúmeras liberdades com a vida de Freddie Mercury em “Bohemian Rhapsody”. A direção está a cargo de Stella Meghie (“A Fotografia”) e o elenco destaca Naomi Ackie (a Jannah de “Star Wars: A Ascensão Skywalker”) como Whitney, Clarke Peters (“The Man Who Fell to Earth”) como seu pai, Ashton Sanders (“Moonlight”) como o marido – e cantor – Bobby Brown, além de Stanley Tucci (“Convenção das Bruxas”) quase irreconhecível no papel do empresário Clive Davis, responsável pelo estouro da artista.

 

| A LENDA DO CAVALEIRO VERDE | HBO MAX

 

Em clima de terror medieval e repleto de imagens impressionantes, o filme oferece uma visão alternativa para a fábula dos Cavaleiros da Távola Redonda. Na trama, Sir Gawain (Dev Patel, de “Lion”) parte em uma jornada condenada e cheia de desafios para enfrentar uma criatura sobrenatural gigante, mesmo sabendo que viaja rumo à morte certa, com a esperança de que seja uma morte com honra.

O filme tem direção de David Lowery (“Meu Amigo, O Dragão”), especialista em fantasias de visual deslumbrante, e ainda destaca em seu elenco Alicia Vikander (“Tomb Raider”), Joel Edgerton (“O Rei”), Sean Harris (“Missão: Impossível – Efeito Fallout”) e Barry Keoghan (“Eternos”).

 

CAIXA PRETA VOD*

 

O cineasta francês Yann Gozlan e o ator Pierre Niney voltam a trabalhar juntos num novo suspense após “O Homem Ideal” (2015). Desta vez, Niney é o técnico responsável pela investigação de um desastre aéreo, que transforma o exame dos sons registrados na caixa preta, encontrada nos destroços da queda, numa verdadeira obsessão.

Indicado a cinco prêmios César (o Oscar francês), o suspense tem impressionantes 94% de aprovação no Rotten Tomatoes e ainda inclui em seu elenco Lou de Laâge (“O Baile das Loucas”) e o veterano André Dussollier (“Está Tudo Bem”).

 

| BREAKING | VOD*

 

O drama de assalto traz John Boyega (“Star Wars: A Ascensão Skywalker”) como um veterano de guerra que enfrenta desafios mentais e emocionais ao tentar se reintegrar à vida civil, o que só piora quando busca tratamento e tem seus benefícios militares negados. Desesperado e sem dinheiro, ele decide chamar atenção para sua situação e de vários outros veteranos com um grande assalto, fazendo reféns numa agência bancária. Seu objetivo não é roubar o banco, mas atrair a mídia para marcar seu protesto. Só que a reação da polícia é enérgica, num cerco armado que pode se provar letal.

A trama escrita e dirigida pela diretora Abi Damaris Corbin (“Actors Anonymous”) é baseada num caso real e tem sido comparada ao clássico “Um Dia de Cão” (1975). Premiada no Festival de Sundance deste ano com um troféu de Melhor Elenco, a produção marca a despedida de Michael K. Williams (“Lovecraft Country”), falecido no ano passado, no papel do negociador da polícia que tenta convencer o personagem de Boyega a libertar os reféns, e também destaca Nicole Beharie (“Sleepy Hollow”) como gerente do banco, Selenis Leyva (“Orange Is the New Black”) como caixa, Connie Britton (“The White Lotus”) como jornalista e Jeffrey Donovan (“Infiltrado”) como prefeito.

 

| ESQUEMA DE RISCO – OPERAÇÃO FORTUNE | VOD*

 

Subestimado no cinema, onde mal ficou em cartaz, o segundo filme de ação consecutivo do diretor Guy Ritchie com o ator Jason Statham é bem mais leve e divertido que o anterior, “Infiltrado” (2021). A trama acompanha o agente secreto Orson Fortune (Statham), que tem a missão de rastrear e impedir a venda de uma nova tecnologia de armas mortal que ameaça perturbar a ordem mundial. Para cumprir seu objetivo, ele recruta (via chantagem) o astro de cinema favorito do vilão da história, visando infiltrá-lo no esquema.

Além de Statham, o filme também é estrelado por Aubrey Plaza (“The White Lotus”) e o rapper Bugzy Malone (“Magnatas do Crime”) como agentes secretos, Cary Elwes (“Um Castelo para o Natal”) como um dos chefes da operação, Josh Hartnett (“Infiltrado”) como o ator e Hugh Grant (“Magnatas do Crime”) como o vilão.

 

| SEGREDOS OCULTOS | STAR+

 

Dois irmãos adolescentes, que roubam dinheiro para ajudar sua mãe doente, acabam brigando entre si quando um vigia os persegue e acaba caindo no fundo de um poço esquecido. Enquanto o mais novo quer ajudá-lo, o mais velho manda esquecer que ele está lá, pois pode testemunhar contra eles. Incapaz de deixar para lá, o caçula passa a alimentar o “prisioneiro” e se comunicar com ele, sendo pouco a pouco manipulado para se voltar contra o próprio irmão.

O suspense indie tem direção de Alex McAulay (“Flor da Juventude”) e é estrelado pelo jovem Jack Dylan Grazer (“Shazam: Fúria dos Deuses”), Fionn Whitehead (“Dunkirk”) e Rainn Wilson (“The Office”).

 

| MEU AMIGO LUTCHA | NETFLIX

 

A fantasia inédita da Netflix transforma a lenda do chupa-cabra numa aventura infantil ao estilo de “E.T.”, acompanhando amizade entre o “monstro” e um garotinho (Evan Whitten, de “O Peso do Passado”). Na trama, Alex viaja de Kansas City até o México para visitar familiares pela primeira vez. Lá, ele conhece o avô e ex-lutador de luta livre Chava (Demián Bichir, de “A Freira”), o animado primo Memo (Nickolas Verdugo), a destemida prima Luna (Ashley Ciarra, de “A Million Miles Away”) e um filhote de chupa-cabra vivendo no galpão do avô. O menino logo fica sabendo que seu novo amigo tem uma história secreta com sua família e que um cientista (Christian Slater, de “Mr. Robot”) quer capturá-lo para tentar controlar seus poderes.

Essa história já foi contada em “E.T.” e várias outras cópias, e retorna no século 21 com direção de Jonás Cuarón (“Deserto”), filho do cineasta Alfonso Cuarón (“Roma”), e produção do cineasta Chris Columbus (“Harry Potter e a Pedra Filosofal”). Por curiosidade, o título original do filme e do monstrinho é “Chupa”, mas a plataforma mudou no Brasil para evitar duplo sentido.

 

| CORAÇÃO DE FOGO | AMAZON PRIME VIDEO

 

A animação franco-canadense volta a reunir a equipe de “A Bailarina” para contar a história de outra menina disposta a superar barreiras para realizar seu sonho. Na nova produção, a filha do chefe dos bombeiros deseja seguir a profissão do pai. Mas como mulheres não podem ser bombeiras no início do século 20, ela se disfarça de homem para apagar incêndios.

Roteiro e direção são de Laurent Zeitoun (que escreveu “A Bailarina”) em parceria com Theodore Ty, que animou vários sucessos da DreamWorks, de “Como Treinar Seu Dragão 2” e “Gato de Botas” até “Os Croods”.

 

 

* Os lançamentos em VOD (video on demand) podem ser alugados individualmente em plataformas como Apple TV, Claro TV+, Google Play, Loja Prime, Microsoft Store, Vivo Play e YouTube, entre outras, que funcionam como locadoras digitais sem a necessidade de assinatura mensal.