É Tudo Verdade premia documentário sobre má formação fetal

O festival de documentários É Tudo Verdade anunciou na noite de sábado (22/4), os vencedores de sua 28ª edição. O longa-metragem brasileiro “Incompatível com a Vida”, dirigido por Eliza Capai, e o […]

Divulgação/É Tudo Verdade

O festival de documentários É Tudo Verdade anunciou na noite de sábado (22/4), os vencedores de sua 28ª edição. O longa-metragem brasileiro “Incompatível com a Vida”, dirigido por Eliza Capai, e o filme “Confiança Total”, da cineasta chinesa Jialing Zhang, foram os grandes vencedores da premiação.

O documentário “Incompatível com a Vida” aborda a história da cineasta, que vivenciou uma gravidez afetada pela má formação fetal, condição em que o feto morre no útero ou depois do parto. O relato de Eliza é acompanhado pelo de outras seis mulheres que passaram pela mesma situação. A intenção do filme é discutir e quebrar o tabu relacionado ao assunto.

O júri avaliou que o longa brasileiro foi corajoso por “mergulhar de maneira pessoal e poética num tema delicado e urgente, trazendo à luz a realidade de muitas mulheres e a urgência da discussão sobre direitos reprodutivos no Brasil”. Além do troféu, o filme recebeu um prêmio de R$ 20 mil.

Já o filme “Confiança Total” foi o vencedor na categoria melhor longa ou média-metragem internacional. O título explora a luta das pessoas contra o abuso do poder estatal. O júri destacou que o filme apresenta cenas de valor documental dramático único. O longa levou ainda um prêmio de R$ 12 mil.

Entre os outros destaques do festival, o filme “Mãri Hi – A Árvore dos Sonhos”, do diretor Morzaniel Iramari, venceu na categoria de melhor curta-metragem brasileiro. Na categoria de melhor curta-metragem internacional, o vencedor foi “Ptitsa”, da cineasta Alina Maksimenko.

Além disso, o festival também premiou os melhores na categoria de montagem, com o Prêmio EDT da Associação de Profissionais de Edição Audiovisual, e o Prêmio Mistika. A cerimônia contou com a presença de diversos cineastas e personalidades do mundo do cinema e da cultura em geral.