“Dungeons & Dragons” é o principal lançamento nos cinemas

O filme “Dungeons & Dragons – Honra entre Rebeles” chega oficialmente nesta quinta (12/5) nos cinemas. Mas já é um dos filmes mais vistos do Brasil há duas semanas, graças ao costume […]

Divulgação/Paramount Pictures

O filme “Dungeons & Dragons – Honra entre Rebeles” chega oficialmente nesta quinta (12/5) nos cinemas. Mas já é um dos filmes mais vistos do Brasil há duas semanas, graças ao costume das pré-estreias pagas (que são lançamentos envergonhados). Estreia mais ampla da programação, agora estará disponível na maior parte do circuito.

A relação de novidades destaca ainda o anime “Suzumi”, novo blockbuster asiático do diretor de “Your Name”, além de um elogiado drama britânico com Paul Mescal (“Aftersun”), dois filmes de cineastas brasileiros premiados e outras opções. Confira abaixo a lista completa das estreias da semana.

 

| DUNGEONS & DRAGONS – HONRA ENTRE REBELDES |

 

A adaptação do famoso jogo de tabuleiro agradou em cheio a crítica norte-americana, conquistando 90% de aprovação na medição do site Rotten Tomatoes. O filme empolgou com uma boa aventura, efeitos visuais, bom humor e personagens carismáticos. Na trama, Chris Pine (“Mulher-Maravilha”) interpreta o mentor de um grupo de ladrões que se junta para impedir a destruição do mundo, após ajudarem o vilão a roubar o que precisava para realizar seus planos malignos.

O filme tem roteiro e direção da dupla Jonathan Goldstein e John Francis Daley. Especialistas em comédia, eles dirigiram o remake de “Férias Frustradas”, que foi um fracasso de bilheteria, e “A Noite do Jogo” (2018), uma das comédias mais engraçadas dos últimos anos. Além disso, escreveram roteiros de vários sucessos, inclusive de “Homem-Aranha: De Volta para Casa” (2017). Já o elenco ainda inclui Michelle Rodriguez (“Velozes e Furiosos”), Sophia Lillis (“It – A Coisa”), Regé-Jean Page (“Bridgerton”), Justice Smith (“Jurassic World: Reino Ameaçado”) e Hugh Grant (“The Undoing”) como o vilão.

 

| SUZUME |

 

O novo anime de Makoto Shinkai, diretor de algumas das produções recentes mais famosas do gênero, como “Your Name” (2016) e “O Tempo com Você” (2019), segue a adolescente Suzume, que encontra uma porta mágica em meio a ruínas em sua pequena cidade no Japão. Ao tentar passar por ela, Suzume percebe que outros portais semelhantes por todo o país também se abrem, causando destruição ao seu redor. É quando ela decide desfazer seu erro e partir para fechar todas as portas, buscando desvendar o mistério por trás delas.

Shinkai apontou que a trama é uma metáfora. “Precisamos pensar em como fechar as muitas portas que deixamos abertas em nossas vidas”, mencionou. E em seu belo filme nada realmente é casual, mesmo os eventos que parecem aleatórios, inclusive gatos falantes. Tudo é uma pista para uma interpretação artística dos momentos mais dolorosos da vida. E muita gente se identificou com a mensagem, porque o filme se tornou um grande blockbuster – não só no Japão, mas também na China e na Coreia do Sul.

 

| CRIATURAS DO SENHOR |

 

O suspense dramático gira em torno do dilema de uma mãe amorosa, que se vê dividida entre proteger o filho e fazer a coisa certa. A história se passa em uma vila de pescadores assolada pelo vento, na qual a mãe vivida por Emily Watson (“Cavalo de Guerra”) recebe de volta o filho pródigo, interpretado por Paul Mescal (“Aftersun”). Mas a felicidade pelo retorno é interrompida quando a polícia a procura para checar um álibi do filho, acusado de abuso por uma jovem. A mentira que ela conta despedaça sua comunidade.

Dirigido por Saela Davis e Anna Rose Holmer (“The Fits”), o filme teve première mundial na Quinzena dos Realizadores do Festival de Cannes 2022, onde encantou a crítica, atingindo 90% de aprovação no Rotten Tomatoes. O público, porém, considerou tedioso (50% no mesmo site). Teve cinco indicações à BIFA, premiação do cinema independente britânico, mas não venceu nenhuma.

 

| O PASTOR E O GUERRILHEIRO |

 

O novo filme de José Eduardo Belmonte (“Alemão”) se passa em dois tempos. Na década de 1970, um guerrilheiro comunista se encontra na mesma cela que um cristão evangélico, preso por engano. Em meio a torturas e conflitos ideológicos, eles se ajudam e marcam um encontro para o réveillon do ano 2000. Nos últimos dias do milênio, Juliana, ativista estudantil e filha ilegítima de um coronel que acaba de se suicidar, é surpreendida com uma herança deixada para ela. Por meio de um livro encontrado na casa do coronel, ela descobre que seu pai foi o torturador dos dois presos e que o encontro marcado não acontecerá como previsto.

Com enredo crítico à ditadura, o filme reúne em seu elenco Julia Dalavia (a Guta de “Pantanal”), Johnny Massaro (“Verdades Secretas”), César Mello (“Bom Dia, Verônica”), Ricardo Gelli (“Rota 66: A Polícia que Mata”) e ironicamente a bolsonarista Cassia Kis (“Travessia”).

 

| O LODO |

 

Depois de quase uma década, o veterano cineasta Helvécio Ratton (“Batismo de Sangue”) retorna aos cinemas com um suspense dramático bastante estilizado. A trama acompanha Manfredo (Eduardo Moreira, de “Desterro”), um pacato funcionário de companhia de seguros que começa a sofrer de depressão. Para se tratar, ele procura um psiquiatra, o Dr. Pink (Renato Parara, também de “Batismo de Sangue”), que afirma que ele tem um verdadeiro lodaçal dentro de si e quer saber de seu passado, mas há algo que Manfredo não deseja revelar. Ele se irrita com a insistência do Dr. Pink, mas não consegue se livrar dele, paralisado por uma culpa que carrega e procura esquecer. Paranoico, começa a se sentir perseguido pelo médico, até mesmo em terríveis pesadelos, enquanto seu passado começa a vir à tona.

 

| O COLIBRI |

 

Baseado no best-seller de Sandro Veronesi, o drama acompanha a vida de Marco Carrera (Pierfrancesco Favino, de “O Traidor”), conhecido como “Colibri”, repleta de coincidências fatídicas, perdas e amores absolutos. A história combina flashbacks de sua juventude no início dos anos 1970 à sua situação atual, enquanto ele pondera as relações que construiu, as decisões que talvez lhe tenham causado perdas, especialmente no amor, e avalia se conseguiu a felicidade. Com direção da italiana Francesca Archibugi (“A Árvore do Pico”), o elenco também inclui o cineasta Nanni Moretti (“Minha Mãe”), Kasia Smutniak (“Perfeitos Desconhecidos”) e Bérénice Bejo (“O Artista”).

 

| EVOLUÇÃO |

 

O drama do premiado cineasta húngaro Kornél Mundruczó (“Pieces of a Woman”) acompanha três gerações de uma família, desde uma memória surreal do Holocausto, durante a 2ª Guerra Mundial, até a Berlim dos dias moderno. A trama mostra como os personagens são incapaz de processar seu passado em uma sociedade que ainda lida com as feridas de sua História.

 

| BELO DESASTRE |

 

O romance juvenil conta a conhecida história da garota que se envolve com o bad boy que deveria evitar. Por coincidência, a direção é de Roger Kumble, ex-“Segundas Intenções”, que atualmente assina filmes da franquia “After” com a mesma premissa.

Dylan Sprouse (“After – Depois da Verdade”) é o maior convencido da faculdade, que passa as noites em lutas clandestinas, e decide conquistar a garota que não lhe dá bola. Intrigado com a resistência da personagem de Virginia Gardner (“A Queda”), ele propõe uma aposta simples: se perder a próxima luta, ficará sem sexo por um mês, mas, se ganhar, ela deve morar com ele pelo mesmo período de tempo. Mal sabe ele que o passado sombrio da garota está prestes a emergir.