Documentário sobre Syd Barrett e origens do Pink Floyd ganha trailer

O Mercury Studios divulgou o pôster e o trailer do documentário “Have You Got It Yet?: The Story of Syd Barrett and Pink Floyd”, que conta a história do fundador do Pink […]

O Mercury Studios divulgou o pôster e o trailer do documentário “Have You Got It Yet?: The Story of Syd Barrett and Pink Floyd”, que conta a história do fundador do Pink Floyd. A produção contou com o espólio de Syd Barrett e dos três membros sobreviventes da banda britânica, Nick Mason, Roger Waters, David Gilmour, todos entrevistados para o projeto.

Barrett co-fundou o Pink Floyd com Waters, Mason e Richard Wright em 1965, quando ainda era um adolescente, e foi o visionário responsável pela criatividade dos primeiros clássicos da banda, no álbum “The Piper at the Gates of Dawn e A Saucerful of Secrets”. Com a saúde mental instável e após comportamentos imprevisíveis em shows, Barrett foi substituído pelo guitarrista David Gilmour, deixando a banda de vez em 1968.

À medida que sua saúde piorava, Barrett lançou dois álbuns solos, mas muito influentes em 1970: “The Madcap Laughs” e “Barrett”. Em meados daquela década, ele voltou a morar na casa de sua mãe, em Cambridge, onde permaneceu recluso como pintor e herói cult pelos 30 anos seguintes, até sua morte por complicações de diabetes em 2006, com 60 anos.

A sinopse promete que “Have You Got It Yet?” revelar detalhes de “sua ascensão ao estrelato, seus impulsos criativos e destrutivos, colapsos, saída da banda e a vida solitária posterior… no contexto social dos explosivos anos 1960”.

O documentário foi codirigido por Storm Thorgerson (da Hipgnosis), designer que foi parceiro de longa data do Pink Floyd, assinando várias capas clássicas da banda, em conjunto com Roddy Bogawa – que curiosamente fez um documentário sobre a arte de Thorgerson (“Taken by Storm: The Art of Storm Thorgerson and Hipgnosis”).

A estreia acontece em 15 de maio no Reino Unido e ainda não há previsão de lançamento no Brasil.