A guerra de versões que tomou conta dos bastidores do último paredão do “BBB 23” chegou ao auge neste sábado (22/4) com a publicação de declarações oficiais dos perfis de Bruna Griphao e Larissa Santos.
Enquanto as melhores amigas do “BBB 23” estão pedindo para ir juntas para a final, as equipes que lideram suas torcidas decidiram se enfrentar, tentando tirar uma das duas do Top 3.
A confusão começou quando o perfil oficial de Bruna puxou #ForaLarissa nas redes sociais antes que qualquer outro se manifestasse. O perfil de Larissa foi o último a se decidir, e puxou #ForaBruna quando o primeiro mutirão da amiga/rival já computava votos.
Na mesma noite, o pai de Bruna, Kakau Barra, participou de um Space para dizer que só foi contra Larissa porque teria sido traído pela família dela. Ele fez várias insinuações e, em seguida, a torcida de Bruna começou a espalhar diversas fake news contra Larissa, desde ela ter sido contratada por uma agência (uma impossibilidade física, devido ao confinamento – e ela certamente vai ouvir Fred Bruno sobre esse mercado) até apoios de Key Alves (uma de suas maiores antagonistas) e do quarto Fundo do Mar.
A ADM de Larissa teve que sair do mutirão para fazer um anúncio oficial de que a professora não tem agência e continua independente.
Depois de várias outras trocas de acusações entre representantes das duas torcidas, os ADMs de Bruna e Larissa soltaram declarações sobre a treta.
A versão do time de Bruna comenta que “nas semanas anteriores já vínhamos percebendo um distanciamento da gestão da participante Larissa Santos”. Eles citam baixo engajamento nos mutirões para salvar Bruna, “o que fez aumentar essa sensação de distanciamento”.
Pausa para checagem dos fatos: A torcida Brulari, que junta fãs de Bruna e Larissa, levantou grandes mutirões em favor de Bruna e também de Larissa nas últimas semanas. Já o maior mutirão solo do perfil de Larissa no último paredão de Bruna juntou 45 mil votos para tirar Sarah Aline. Por outro lado, o maior mutirão solo do perfil de Bruna no último paredão com Larissa na berlinda foi de apenas 14 mil votos contra Ricardo Alface (e todos os outros mutirões do dia ficaram abaixo de 10 mil).
O comunicado da equipe de Bruna segue: “Na última quinta-feira (20/4), a gestora da participante Larissa Santos foi procurada por nosso time para saber o posicionamento para o próximo paredão. A retórica que tivemos é que não haviam definido se seguiriam unidos à Bruna para votar na “terceira pessoa” do paredão, ou não. Vale lembrar que isso veio de quem apoiamos em todos os momentos da edição, fossem eles bons ou ruins”.
Continua: “Durante toda a sexta-feira (21/4), ficamos à espera de um retorno da equipe de Larissa, o que não aconteceu! Essa falta de retorno só nos confirmou a certeza de que aqueles que tanto seguramos a mão haviam soltado a nossa. Sendo assim, na própria sexta, a fim de honrar todo o compromisso e a aliança B.A.L.A. [Bruna, Aline, Larissa, Amanda], a gestão de Amanda Meirelles foi informada que nosso posicionamento do Paredão seria #ForaLari”.
O horário dessa ligação, segundo o ADM de Amanda, foi às 14h30, portanto antes do final da prova de resistência que imunizou Amanda e da reunião de torcidas de que participou o informante das Larieds. Enquanto a torcida de Larissa analisava evidências de suposta traição, o perfil de Bruna já tinha assumido voto em Larissa.
Ao mesmo tempo em que confirma ter se antecipado aos demais perfis nos bastidores, o texto insiste que chamar o primeiro mutirão do paredão contra a Larissa teria sido reflexo da iniciativa dos outros. “Todos os perfis oficiais pareciam estar aguardando alguém se posicionar primeiro e, assim como a Bruna, nós não nos acovardamos e, por isso, fomos os primeiros a postar nosso posicionamento.”
A declaração ainda ressalta que essa decisão foi tomada “com base no estudo do cenário e dos posicionamentos já esperados de outras torcidas”.
A equipe de Larissa respondeu à provação, afirmando que “muitos diálogos vêm sendo distorcidos e divulgados através de inverdades, como forma de estratégia de manipulação”. Em seu próprio comunicado, o time explicou de forma sucinta que as pessoas que têm a palavra final sobre posicionamento são a família de Larissa e que ir contra Bruna nunca foi “a decisão mais óbvia e fácil de ser tomada”.
Citando “acesso a informações, indícios, vídeos, áudios e curtidas de comentários insinuando uma posição, validamos o sentimento de chateação e, a partir de então, decidimos tomar um partido”.
“Desde o segundo paredão que Larissa entrou, com voto para ficar, foi perceptível o afastamento da equipe de Bruna”, segue o texto, que cita uma destrato de bastidores. Segundo a nota, o time de Larissa propôs uma união entre Lari e Bruna naquele paredão, que eliminou Marvvila, e sugeriu que Amanda e Aline fizessem o mesmo para facilitar os mutirões. Mas a proposta não foi aceita, fazendo a equipe entender que “a união B.A.L.A. estava acima de Lari/Bruna”.
“Nós sempre trabalhamos no que estava no nosso alcance para que Bruna permanecesse na casa”, continua o texto, que volta a citar “evidências como curtidas de comentários que insinuavam uma posição contra Larissa”.
Pausa para checagem de fatos: No período que antecedeu a tomada de decisão, surgiram gravações de Spaces com integrantes do time da Bruna lamentando que Larissa não saísse para Domitila e Alface, porque sua participação era injusta devido à repescagem. Além desses áudios, houve pelo menos uma curtida de integrante da equipe de Bruna num comentário sobre ignorar o posicionamento oficial das torcidas e votar por um Top 3 com Aline, Amanda e Bruna.
O texto da equipe de Larissa segue para descrever a ligação de Kakau Barra: “Há exatos dois dias, quando Lari ainda estava em outro paredão e não poderíamos ter certeza de sua permanência no programa, uma de nossas administradoras foi procurada. Mas não sabíamos sequer qual seria o resultado do paredão que estávamos enfrentando, tampouco qual seria a configuração do próximo paredão e qual decisão seria tomada, razão pela qual ela solicitou um tempo para compreensão, resultado do paredão, prova do líder, posicionamento da família e de como seria a formação e a dinâmica, e ainda explicou que poderia retornar com informações mais precisas”.
Segundo a nota, neste meio tempo, porém, “a família foi bombardeada com inúmeras comprovações de que a articulação desta equipe contra a Larissa já estava sendo formulada muito antes. Assim, a família da Lari entendeu que a mão deles foi soltada”.
A equipe de Larissa ainda revela que procurou as equipes de Aline e Amanda para tratar do assunto, onde se posicionou da seguinte forma: “Nós seríamos somente #FicaLari, pois, apesar de tudo exposto acima, entendíamos que para nós não faria sentido ser #ForaAline e #ForaBruna. Mas assim que a equipe (de Bruna) soltou o posicionamento de antemão (#ForaLari), entendemos que nosso posicionamento deveria ser o mesmo (#ForaBruna).
O comunicado conclui falando de lealdade a Bruna, sobre o Top 4 e termina assim: “Faz parte do jogo que em determinado momento fizéssemos escolhas difíceis em prol da nossa participante”.
🚨LEIA: Equipe de Bruna Griphao se pronunciou sobre o posicionamento contra a Larissa no último paredão do #BBB23. pic.twitter.com/29a91wXJ6G
— Central Reality #BBB23 (@centralreality) April 22, 2023
Posicionamento oficial da equipe da Larissa após a equipe da Bruna Griphão puxar o #ForaLarissa. #BBB23 pic.twitter.com/9E2zI6qH9Q
— Chegay (@ChegayBlog) April 22, 2023