As 10 melhores séries lançadas em março

Quem gosta de séries está no paraíso com a explosão dos streamings. Mas mesmo o fã mais dedicado seria incapaz de acompanhar todos os títulos lançados semanalmente nas diversas plataformas em operação […]

Divulgação/HBO

Quem gosta de séries está no paraíso com a explosão dos streamings. Mas mesmo o fã mais dedicado seria incapaz de acompanhar todos os títulos lançados semanalmente nas diversas plataformas em operação no Brasil. Com isso, é provável que várias atrações de primeira linha possam estar sendo ignoradas, simplesmente pelo excesso de oferta. E é pensando nisso que todo mês reforçamos o que de melhor foi disponibilizado no período anterior.

Confira abaixo o Top 10 de março. Já viu todos esses destaques?

 

| SUCCESSION 4 | HBO MAX

 

A temporada final atingiu 100% de aprovação da crítica, recebendo elogios rasgados, conforme define a sucessão prevista no título. Criada por Jesse Armstrong (“Fresh Meat”) e com produção do cineasta Adam McKay (“Não Olhe para Cima”), a produção acompanha as disputas de uma família pelo controle de um poderoso conglomerado de mídia – supostamente inspirada pelos herdeiros da Fox.

O elenco destaca Brian Cox (“Churchill”) no papel do chefe da família Roy, um magnata que resolve reconsiderar os planos de aposentadoria diante da ganância dos filhos, que são vividos por Jeremy Strong (“Detroit em Rebelião”), Sarah Snook (“O Predestinado”), Kieran Culkin (“Scott Pilgrim Contra o Mundo”) e Alan Ruck (do clássico “Curtindo a Vida Adoidado”). Os novos episódios mostram a união da “aliança rebelde” da “nova geração de Roys” contra o próprio pai, em meio à venda do conglomerado de mídia para o visionário da tecnologia Lukkas Matsson (Alexander Skarsgård, de “O Homem do Norte”). A perspectiva dessa venda provoca angústia existencial e divisão entre os Roys, fazendo a luta pelo poder voltar a ganhar força.

“Succession” tem sido um fenômeno desde sua estreia, quando impressionou o público, a crítica e ganhou o Emmy de Melhor Roteiro (vencido por Armstrong). Ao todo, a série conquistou 13 Emmys (e um total de 102 prêmios diversos), incluindo dois troféus de Melhor Série de Drama por suas 2ª e 3ª temporadas. Por conta disso, foi considerado um sucessor legítimo dos programas de prestígio da HBO, após a conclusão dos multipremiados “Game of Thrones” e “Veep”. Com seu fim, também acaba uma era no canal pago americano.

 

| YELLOWJACKETS 2 | PARAMOUNT+

 

Com 100% de aprovação no site Rotten Tomatoes, a série chama atenção por ter como ponto de partida uma história similar a de “Sobreviventes dos Andes” (1976), sobre o acidente real de um avião com um time uruguaio de rúgbi que apelou para o canibalismo para não morrer de fome no meio da neve das montanhas chilenas. Em “Yellowjackets”, o acidente acontece com jogadoras adolescentes de futebol, que sobrevivem a uma queda de avião apenas para se verem perdidas em montanhas geladas, famintas e ameaçadas por lobos.

Escrita por Ashley Lyle e Bart Nickerson (que trabalharam juntos em “The Originals” e “Narcos”), a trama se desdobra em dois tempos diferentes. Além de mostrar o período do acidente, também lida com as mentiras que elas contaram após serem resgatadas, reencontrando as personagens já adultas, 25 anos depois, em busca de um ajuste de contas pelo que aconteceu no passado.

A 2ª temporada finalmente exibe as situações extremas sugeridas no começo da série, além de apresentar muitas novidades, a começar pela estreia de Elijah Wood (o Frodo de “O Senhor dos Anéis”) na trama, como um detetive amador, que se alia a Misty (Christina Ricci). Além disso, também debutam as versões adultas de duas personagens: Simone Kessell (“Obi-Wan Kenoby”) como a Lottie adulta e Lauren Ambrose (“Servent”) como a Van adulta. As demais intérpretes das protagonistas nos dias atuais são Christina Ricci (“Wandinha”), Juliette Lewis (“Segredos e Mentiras”), Melanie Lynskey (“Mrs. America”) e Tawny Cypress (“The Blacklist”).

 

| THE MANDALORIAN 3 | DISNEY+

 

A 3ª temporada da primeira série do universo “Star Wars” traz de volta Din Djarin e o “Baby Yoda” Grogu após suas participações coadjuvantes em “O Livro de Boba Fett” do ano passado. Continuação daquela série, os novos capítulos refletem a determinação de Djarin de recuperar sua honra após cair em desgraça no credo dos mandalorianos.

Para isso, ele decide retornar ao devastado planeta Mandalore, com direito a um reencontro com refugiados e com a rebelada Bo-Katan, que reivindica o trono daquele mundo destruído.

O elenco destaca Pedro Pascal (“The Last of Us”) como a voz do personagem mascarado do título, além de Katee Sackhoff (“Battlestar Galactica”) como Bo-Katan, Carl Weathers (o Apollo de “Rocky”) como Greef Karga, Omid Abtahi (“Fear the Walking Dead”) na pele do Dr. Pershing, Amy Sedaris (“Unbreakable Kimmy Schmidt”) como a mecânica Peli Moto e Giancarlo Esposito (“Better Call Saul”) de volta ao papel de Moff Gideon, vilão da 1ª temporada.

Consagradíssimo, o primeiro hit da plataforma Disney+ venceu nada menos que 14 prêmios Emmy em suas temporadas já exibidas, incluindo dois troféus de Melhores Efeitos Visuais por seu trabalho inovador e revolucionário nesse departamento.

 

| A LIÇÃO | NETFLIX

 

Mais conhecido pelo título em inglês “The Glory”, o suspense sul-coreano é um novo fenômeno da Netflix, que gerou frisson nas redes sociais durante a Parte 1 e foi parar nos tópicos do Twitter ao ter os novos episódios revelados. A trama acompanha uma jovem chamada Moon Dong-Eun, que foi vítima de terríveis atos de violência na escola e que, anos depois, já adulta, infiltra-se na vida das pessoas que lhe fizeram mal para colocar em prática um elaborado plano de vingança. Depois de anos vigiando a vida de seus algozes, Dong-eun conhece as fraquezas de cada um. Ela sabe exatamente onde atacar para fazer doer mais.

Na reta final, enquanto se dedica à sua missão, ela oferece à inimiga Park Yeon-Jin uma chance de se salvar: entregar-se à polícia. Só que a rival tem seus próprios planos para parar Moon Dong-Eun, dando início a um violento e sangrento jogo de nervos entre as duas.

O dorama foi criado por Kim Eun-sook (de “Descendentes do Sol” e “Rei Eterno”) e traz Song Hye-Kyo (de “O Grande Mestre” e da saga “The Crossing”) no papel principal, além de Lim Ji-Yeon (“Spiritwalker: Identidade Perdida”) como antagonista, Harrison Xu (“Grey’s Anatomy”), Lee Do-Hyun (“Sweet Home”) e Aria Song (“For All Mankind”) como outros alvos.

 

| PERRY MASON 2 | HBO MAX

 

A 2ª temporada começa alguns meses após o julgamento do caso Dodson, com Perry Mason (Mathew Rhys, de “The Americans”) mudando-se da casa na fazenda e trocado sua jaqueta de couro por um terno bem passado para frequentar tribunais. Entretanto, no pior ano da Depressão, Perry e Della (Juliet Rylance, de “McMafia”) precisam buscar casos civis para sua firma, abandonando o trabalho criminal. Só que quando policiais agem com repressão violenta numa favela de imigrantes latinos, eles se veem envolvidos num dos casos mais proeminentes de Los Angeles, contra os homens mais poderosos da cidade.

O revival de “Perry Mason”, desenvolvido pelos roteiristas Rolin Jones e Ron Fitzgerald (ambos de “Friday Night Lights”) para a Team Downey, a produtora do ator Robert Downey Jr., tem seu elenco reforçado por Katherine Waterston (da franquia “Animais Fantásticos”), Peter Mendoza (“NCIS”), Hope Davis (“Love Life”), Jon Chaffin (“BMF”), Fabrizio Guido (“Mr. Iglesias”), Onohoua Rodriguez (“The Shield”) e Jee Young Han (“Zoey’s Extraordinary Playlist”) nos novos episódios.

O maior diferencial da atração em relação às adaptações anteriores do personagem é sua encenação nos anos 1930, época dos primeiros livros de Erle Stanley Gardner. Essa característica não chamou atenção nos filmes e séries anteriores, porque eram contemporâneos dos livros – os sete longas de “Perry Mason” foram lançados entre 1934 e 1940 e a série imensamente popular, que consagrou o ator Raymond Burr, foi ao ar de 1957 e 1966. As histórias eram contemporâneas pois Gardner só parou de escrever os casos do mais famoso advogado da literatura ao morrer em 1970 – ele até apareceu no último capítulo da série clássica, em 1966.

 

| TED LASSO 3 | APPLE TV+

 

A série mais premiada da Apple gira em torno do personagem-título, um treinador de futebol americano que é contratado para trabalhar num clube de futebol inglês, apesar de não ter nenhuma experiência no esporte que os moradores dos EUA chamam de soccer. Com uma mensagem edificante de superação, a produção virou um fenômeno cultural, que também bateu recorde de audiência da Apple TV+ no lançamento de sua 2ª temporada, virando a estreia mais vista da plataforma.

A 3ª temporada muda o foco para a colisão dos ex-amigos Nathan (Nick Mohammed) e Ted (Jason Sudeikes), agora no comando de times rivais. Os novos episódios exploraram o crescimento dessa rivalidade, com um desfecho que não será o que um deles espera – e que pode ser a despedida da produção, de acordo com a sugestão do ator principal, cocriador e produtor da série.

Entre os prêmios conquistados, “Ted Lasso” venceu dois Emmys consecutivos de Melhor Série de Comédia, além de troféus do Critics Choice, WGA Awards (prêmio do Sindicato dos Roteiristas) e o SAG Award (do Sindicato dos Atores). O Emmy 2022 ainda rendeu as estatuetas de Melhor Ator para Jason Sudeikis e Melhor Ator Coadjvuante para Brett Goldstein – respectivamente, os intérpretes de Ted Lasso e Roy Kent.

 

| O AGENTE NOTURNO | NETFLIX

 

Depois de várias tentativas, a Netflix finalmente achou uma série de espionagem viciante, adaptação do livro homônimo de Matthew Quirk, que acompanha Peter Sutherland, um agente do FBI marcado por um acontecimento de seu passado e agora relegado aos porões da Casa Branca. Sua missão tediosa é sentar numa mesa ao lado de um telefone que nunca toca. Até o dia que o aparelho toca, e o pedido de ajuda que ele recebe o joga no centro da ação.

Adaptada por Shawn Ryan, criador de “The Shield” e da nova versão de “SWAT”, a série é estrelada por Gabriel Basso, que despontou adolescente em “Super 8” (2011), e também destaca Luciane Buchanan (“Filthy Rich”), Fola Evans-Akingbola (“Siren”), D.B. Woodside (“Lucifer”) e Sarah Desjardins (“Yellowjackets”)

 

| ORIGEM | GLOBOPLAY

 

A série de terror explora um tema recorrente no gênero: a cidadezinha da qual, uma vez que se entra, não se consegue mais sair. Alguns exemples deste nicho incluem “Under the Dome”, adaptação de Stephen King, e “Wayward Pines”, produzida por M. Night Shyamalan.

Criada por John Griffin, que antes disso só tinha escrito um episódio da nova versão de “Além da Imaginação” (The Twilight Zone), a trama acompanha uma família de férias que, ao optar por um atalho na estrada, vê-se presa num looping que a leva sempre à mesma cidadezinha em ruínas. Logo, fica claro que todos os moradores do local encontram-se presos naquele local. Enquanto os residentes mais antigos, liderados pelo xerife vivido por Harold Perrineau (“Lost”), lutam para manter o senso de normalidade e buscar uma saída, eles também enfrentam ameaças que vem da floresta circundante à noite.

A direção é do premiado Jack Bender (também de “Lost”), a produção inclui os irmãos Russo (diretores de “Vingadores: Ultimato”) e o elenco ainda destaca Catalina Sandino Moreno (“The Affair”), Eion Bailey (“Band of Brothers”) e Hannah Cheramy (“Van Helsing”). A série já se encontra renovada para seu segundo ano.

 

| A MÁQUINA DO DESTINO | APPLE TV+

 

Baseada na obra do escritor norte-americano M.O. Walsh, a fábula moderna conta a história de uma pequena cidade que tem seu destino alterado pela chegada de uma misteriosa máquina na mercearia local, que promete revelar o potencial de vida de cada morador. A narrativa é filtrada pelo olhar de Dusty Hubbard (Chris O’Dowd, de “Missão Madrinha de Casamento”), um homem de família e professor do ensino médio, aparentemente contente com sua vida, que vê todos à sua volta reavaliando suas escolhas e ambições — baseados no que a máquina informa — e é forçado a questionar se ele é realmente tão feliz quanto pensa.

Enquanto se mantém cético em relação à máquina, sua esposa (Gabrielle Dennis, de “Família Upshaw”) entrega-se ao sonho de que há algo maior destinado para ela. Como muitos residentes de Deerfield, o casal vive uma vida relativamente segura e descomplicada até a chegada da máquina Morpho. Porém, tudo muda quando os moradores começam a questionar seus objetivos não realizados e se não merecem um futuro melhor.

Desenvolvida pelo vencedor do Emmy David West Read (“Schitt’s Creek”), a série atingiu 92% de aprovação da crítica no site Rotten Tomatoes.

 

| SOMBRA E OSSOS 2 | NETFLIX

 

Baseada na coleção de best-sellers juvenis de Leigh Bardugo conhecida como Grishaverso, a série se passa em um mundo de fantasia devastado pela guerra, onde a cartógrafa órfã Alina Starkov descobre um poder extraordinário: o dom da luz. Com a ameaça monstruosa da Dobra das Sombras à espreita, Alina é separada de tudo o que conhece para treinar e fazer parte de um exército de elite de soldados mágicos conhecidos como Grisha. Enquanto aprende a controlar seus poderes, ela percebe que os aliados e inimigos não são tão diferentes assim e que nada nesse mundo é o que parece, especialmente seu mentor, Kirigan, que tem um poder oposto ao seu.

A 2ª temporada apresenta o aguardado confronto entre Alina Startakov e o general Kirigan, enquanto as sombras caem sobre o reino, deixando todos mergulhados nas trevas e nos perigos que elas guardam, além de introduzir novos personagens com grande importância no desenvolvimento da trama.

O papel principal é desempenhado pela estreante Jessie Mei Li, uma jovem atriz inglesa com experiência teatral e que fez sua estreia no cinema em “Noite Passada no Soho”, lançado após a série. O elenco também destaca o conhecido Ben Barnes (de “Justiceiro”, “Westworld” e das “Crônicas de Nárnia”) como principal antagonista, além de Archie Renaux (“Hanna”), Freddy Carter (“Pennyworth”), Amita Suman (“The Outpost”), Kit Young (“A Midsummer Night’s Dream”) e Daisy Head (“Harlots”). Já os recém-chegados incluem Lewis Tan (“Mortal Kombat”), Anna Leong Brophy (“Traces”), Patrick Gibson (“The OA”) e o adolescente Jack Wolfe (“The Witcher”).