
Divulgação/Warner Bros
“V de Vingança” ganhará série na HBO com produção de James Gunn
Adaptação da graphic novel de Alan Moore e David Lloyd será desenvolvida pelo DC Studios e escrita por Pete Jackson
Quadrinhos clássicos vão virar série
A HBO está desenvolvendo uma nova adaptação de “V de Vingança” em formato de série. Segundo a revista Variety, o projeto será produzido por James Gunn e Peter Safran, copresidentes da DC Studios, que assinam como produtores executivos.
Nova versão da história clássica da DC
A produção é inspirada na graphic novel escrita por Alan Moore e ilustrada por David Lloyd, publicada originalmente entre 1982 e 1985. A história se passa no Reino Unido, em um futuro distópico não muito distante, com o país controlado pelo partido fascista Norsefire. Um ativista misterioso chamado V, conhecido por usar uma máscara de Guy Fawkes (o anarquista que tentou explodir o Parlamento britânico em 1605), busca derrubar o governo com a ajuda de Evey Hammond, uma jovem que V resgatou da polícia secreta do país.
A história já havia sido levada ao cinema em 2005, com direção de James McTeigue e estrelada por Hugo Weaving e Natalie Portman. O filme se tornou cult e a máscara de V passou a simbolizar resistência e anonimato em protestos digitais e manifestações de rua. A partir de 2008, com a operação Project Chanology (contra a Igreja da Cientologia), integrantes do grupo hacker Anonymous começaram a usar a máscara como ícone de sua identidade coletiva — uma forma de negar o culto à liderança individual e reforçar a ideia de ação descentralizada. Desde então, a máscara passou a simbolizar o movimento hacker.
Roteiro e ligação com o universo DC
De acordo com a Variety, o roteiro da nova série está a cargo de Pete Jackson, autor da série britânica “Garoto em Algum Lugar” (Somewher Boy) e a produção ficará a cargo do DC Studios.
O projeto se junta à lista de adaptações da DC para a HBO, que inclui a bem-sucedida “Pinguim”, derivada do filme “Batman”, e a vindora “Lanternas”, sobre os Lanternas Verdes John Stewart (interpretado por Aaron Pierre) e Hal Jordan (Kyle Chandler). A emissora já havia produzido anteriormente “Watchmen”, outra adaptaçaõ de obra clássica de Alan Moore, estrelada por Regina King, Jeremy Irons e Yahya Abdul-Mateen II.