40 anos de Flashdance: Jennifer Beals recorda modismos e bastidores do filme

Garotas vestindo polainas e moletom com ombro à mostra. “Flashdance… What a Feeling” e “Maniac” tocando nas rádios. Estas foram algumas das tendências que marcaram os anos 1980 após o lançamento do […]

Divulgação/Paramount

Garotas vestindo polainas e moletom com ombro à mostra. “Flashdance… What a Feeling” e “Maniac” tocando nas rádios. Estas foram algumas das tendências que marcaram os anos 1980 após o lançamento do filme “Flashdance”, em 1983. Nos 40 anos do filme, os atores que protagonizaram a obra, Jennifer Beals e Michael Nouri, e o produtor Jerry Bruckheimer relembraram o impacto da produção em entrevista ao site The Hollywood Reporter.

Os criadores do filme já esperavam por um sucesso, mas não imaginavam que seria uma sensação e que marcaria uma geração. A obra foi um fenômeno de bilheteria em sua estreia, em 15 de abril de 1983, arrecadando US$ 92,9 milhões (o equivalente a US$ 280 milhões de hoje, corrigido pela inflação), além de ter recebido quatro indicações ao Oscar e conquistado uma estatueta de Melhor Canção com “Flashdance… What a Feeling”, de Irene Cara.

Ainda assim, a crítica ficou dividida em relação a produção. “Um crítico chamou de depósito de lixo tóxico”, contou Bruckheimer rindo. Para Nouri, “Flashdance” “não foi favorecido pela crítica e isso realmente não fez nenhuma diferença em termos de o filme se tornar icônico”.

A história é centrada em Alex (Jennifer Beals), uma jovem soldadora de Pittsburgh que passa as noites se apresentando em um bar de cabaré, mas sonha em se tornar uma dançarina profissional. Foi nela que jovens se inspiraram para ditar tendências de moda, como o moletom caído no ombro.

Beals se lembra de ter criado o estilo acidentalmente durante uma prova de roupas para o filme. “Deixei meu moletom na secadora por muito tempo e não consegui enfiar a cabeça pelo buraco. Então eu cortei o buraco para torná-lo maior. E então [o figurinista] Michael Kaplan transformou isso em algo melhor e mais legal”.

Apesar da atriz ser sempre lembrada pelo papel, o estúdio relutou em aceitar Beals como protagonista. Bruckheimer lembrou que a equipe do filme lutou para por ela, mas os executivos do estúdio e o diretor Adrian Lyne só foram convencidos a seguir com a estreante graças às secretárias da empresa. “Os chefes da Paramount não conseguiram se decidir, então trouxeram todas as secretárias para ver os testes de tela e todos escolheram Jennifer”.

Mesmo sendo estreante, Beals não topou fazer tudo o que os produtores pediram. Ela relembra que foi chamada para fazer uma cena de nudez, mas não aceitou. “Adrian me ligou e estava tentando me convencer de que seria algo de bom gosto. Eu apenas disse: ‘Sem desrespeito a você, mas eu não te conheço’”, conta ela rindo.

Para a atriz, o legado duradouro do filme decorre em parte da inclusão de temas que não eram tão comuns nos filmes de estúdio da época. “Quando penso naquela cena em que ela está andando pelo corredor e há todas as bailarinas lá, não é apenas uma imagem clássica, mas também fala muito sobre barreiras em relação à raça”, apontou.

Relembre os dois hits mais famosos de “Flashdance”, em clipes com cenas do filme.