Top 10 de séries da semana destaca novas temporadas de “Yellowjackets” e “Succession”

A programação da semana destaca a volta de séries favoritas da crítica, incluindo a 2ª temporada de “Yellowjackets” e os finais de “Succession” e “Atlanta”, além de vícios novos para manter o […]

A programação da semana destaca a volta de séries favoritas da crítica, incluindo a 2ª temporada de “Yellowjackets” e os finais de “Succession” e “Atlanta”, além de vícios novos para manter o público virado em maratonas. Confira abaixo as 10 melhores novidades das plataformas de streaming.

 

| YELLOWJACKETS 2 | PARAMOUNT+

 

Com 100% de aprovação no site Rotten Tomatoes, a série chama atenção por ter como ponto de partida uma história similar a de “Sobreviventes dos Andes” (1976), sobre o acidente real de um avião com um time uruguaio de rúgbi que apelou para o canibalismo para não morrer de fome no meio da neve das montanhas chilenas. Em “Yellowjackets”, o acidente acontece com jogadoras adolescentes de futebol, que sobrevivem a uma queda de avião apenas para se verem perdidas em montanhas geladas, famintas e ameaçadas por lobos.

Escrita por Ashley Lyle e Bart Nickerson (que trabalharam juntos em “The Originals” e “Narcos”), a trama se desdobra em dois tempos diferentes. Além de mostrar o período do acidente, também lida com as mentiras que elas contaram após serem resgatadas, reencontrando as personagens já adultas, 25 anos depois, em busca de um ajuste de contas pelo que aconteceu no passado.

A 2ª temporada finalmente exibe as situações extremas sugeridas no começo da série, além de apresentar muitas novidades, a começar pela estreia de Elijah Wood (o Frodo de “O Senhor dos Anéis”) na trama, como um detetive amador, que se alia a Misty (Christina Ricci). Além disso, também debutam as versões adultas de duas personagens: Simone Kessell (“Obi-Wan Kenoby”) como a Lottie adulta e Lauren Ambrose (“Servent”) como a Van adulta. As demais intérpretes das protagonistas nos dias atuais são Christina Ricci (“Wandinha”), Juliette Lewis (“Segredos e Mentiras”), Melanie Lynskey (“Mrs. America”) e Tawny Cypress (“The Blacklist”).

 

| SUCCESSION 4 | HBO MAX

 

A temporada final, que começa neste domingo (26/3), atingiu 100% de aprovação da crítica, recebendo elogios rasgados da crítica, conforme define a sucessão prevista no título. Criada por Jesse Armstrong (“Fresh Meat”) e com produção do cineasta Adam McKay (“Não Olhe para Cima”), a série acompanha as disputas de uma família pelo controle de um poderoso conglomerado de mídia – supostamente inspirada pelos herdeiros da Fox.

O elenco destaca Brian Cox (“Churchill”) no papel do chefe da família Roy, um magnata que resolve reconsiderar os planos de aposentadoria diante da ganância dos filhos, que são vividos por Jeremy Strong (“Detroit em Rebelião”), Sarah Snook (“O Predestinado”), Kieran Culkin (“Scott Pilgrim Contra o Mundo”) e Alan Ruck (do clássico “Curtindo a Vida Adoidado”). Os novos episódios mostram a união da “aliança rebelde” da “nova geração de Roys” contra o próprio pai, em meio à venda do conglomerado de mídia para o visionário da tecnologia Lukkas Matsson (Alexander Skarsgård, de “O Homem do Norte”). A perspectiva dessa venda provoca angústia existencial e divisão entre os Roys, fazendo a luta pelo poder voltar a ganhar força.

“Succession” tem sido um fenômeno desde sua estreia, quando impressionou o público, a crítica e ganhou o Emmy de Melhor Roteiro (vencido por Armstrong). Ao todo, a série conquistou 13 Emmys (e um total de 102 prêmios diversos), incluindo dois troféus de Melhor Série de Drama por suas 2ª e 3ª temporadas. Por conta disso, foi considerado um sucessor legítimo dos programas de prestígio da HBO, após a conclusão dos multipremiados “Game of Thrones” e “Veep”. Com seu fim, também acaba uma era no canal pago americano.

 

| CIDADE INVISÍVEL 2 | NETFLIX

 

A 1ª temporada, lançada em 2021, contou a história de um policial que se envolvia num mistério protagonizado por entidades do folclore brasileiro como Curupira, Cuca, Boto, Iara e Saci. Na nova temporada, o detetive Eric (Marco Pigossi) volta à cena, mas agora acompanhado por novos personagens místicos. A trama agora se passa em Belém, com Luna (Manu Dieguez), a filha de Eric, já adolescente e procurando pelo pai na Floresta Amazônica. Sua companheira na procura pelo patriarca é a própria Cuca (Alessandra Negrini), que agora assume um papel mais “maternal” em relação à menina.

Entre as novidades da temporada, destaca-se a Matinta Perê, ou Matinta Pereira, interpretada por Leticia Spiller, que aparece com um visual bem diferente do habitual da atriz: dentes podres, cabelo sujo, roupas rasgadas e uma aparência muito sombria e sinistra. Outro nome de peso, Simone Spoladore vive a Mula Sem Cabeça em uma versão moderna e empoderada, em cenas repletas de efeitos especiais.

 

| O AGENTE NOTURNO | NETFLIX

 

Depois de várias tentativas, a Netflix finalmente achou uma série de espionagem acima da média, adaptação do livro homônimo de Matthew Quirk, que acompanha Peter Sutherland (Gabriel Basso), um agente do FBI marcado por um acontecimento de seu passado e agora relegado aos porões da Casa Branca. Sua missão tediosa é sentar numa mesa ao lado de um telefone que nunca toca. Até o dia que o aparelho toca, e o pedido de ajuda que ele recebe o joga novamente no centro da ação.

Adaptada por Shawn Ryan, criador de “The Shield” e da nova versão de “SWAT”, a série é estrelada por Gabriel Basso, que despontou adolescente em “Super 8” (2011), e também destaca Luciane Buchanan (“Filthy Rich”), Fola Evans-Akingbola (“Siren”), D.B. Woodside (“Lucifer”) e Sarah Desjardins (“Yellowjackets”)

 

| ORIGEM | GLOBOPLAY

 

A série de terror explora um tema recorrente no gênero: a cidadezinha da qual, uma vez que se entra, não se consegue mais sair. Alguns exemples deste nicho incluem “Under the Dome”, adaptação de Stephen King, e “Wayward Pines”, produzida por M. Night Shyamalan.

Criada por John Griffin, que antes disso só tinha escrito um episódio da nova versão de “Além da Imaginação” (The Twilight Zone), a trama acompanha uma família de férias que, ao optar por um atalho na estrada, vê-se presa num looping que a leva sempre à mesma cidadezinha em ruínas. Logo, fica claro que todos os moradores do local encontram-se presos naquele local. Enquanto os residentes mais antigos, liderados pelo xerife vivido por Harold Perrineau (“Lost”), lutam para manter o senso de normalidade e buscar uma saída, eles também devem enfrentar ameaças que vem da floresta circundante à noite.

A direção é do premiado Jack Bender (também de “Lost”), a produção inclui os irmãos Russo (diretores de “Vingadores: Ultimato”) e o elenco ainda destaca Catalina Sandino Moreno (“The Affair”), Eion Bailey (“Band of Brothers”) e Hannah Cheramy (“Van Helsing”). A série já se encontra renovada para seu segundo ano.

 

| ATLANTA 3 | NETFLIX

 

A série premiada de Donald Glover acompanha um rapper em ascensão (Brian Tyree Henry) e seus amigos, Earn (Glover), Darius (Lakeith Stanfield) e Van (Zazie Beetz). Enquanto navegam pelo mundo da música, eles se deparam com questões sociais e econômicas, como paternidade e pobreza. Chegando em sua temporada final, a trama encontra os protagonistas para a cidade do título, encontrando velhos problemas após sua turnê maluca pela Europa.

A decisão de encerrar a série não é uma surpresa, já que Daniel Glover encerrou seu acordo geral com a FX no ano passado, firmando um novo contrato milionário com a Amazon. Além disso, seus colegas de elenco estouraram com participação em vários blockbusters de Hollywood: Brian Tyree Henry em “Brinquedo Assassino” e “Corra!”, Zazie Beetz em “Deadpool 2” e “Coringa”, e Lakeith Stanfield, que até foi indicado ao Oscar 2021 por “Judas e o Messias Negro”.

 

| TURMA DE 2007 | AMAZON PRIME VIDEO

 

A comédia de desastre australiana se passa durante a reunião de 10 anos de uma turma de escola de garotas. De repente, a festa é atingida por uma maré apocalíptica e o grupo de mulheres precisa encontrar uma maneira de sobreviver no pico da ilha de seu reencontro do ensino médio.

Em contraste com o tom sombrio das muitas séries recentes do subgênero de “garotas do ensino médio perdidas que tentam sobreviver”, a criação de Kacie Anning (diretora-roteirista de “The Other Guy”) se destaca por fazer piadas muito divertidas com a situação. O elenco destaca Emily Browning (“Deuses Americanos”), Megan Smart (“The Unusual Suspects”), Caitlin Stasey (“Sorria”), Sana’a Shaik (“Clube de Mergulho”), Rose Flanagan (“Glitch”) e Steph Tisdell (“Total Control”).

 

| SEM RESQUÍCIOS | AMAZON PRIME VIDEO

 

Duas mulheres socialmente marginalizadas acabam como suspeitas de um assassinato cuja cena do crime acabaram de limpar como faxineiras. Em fuga após encontrar um cadáver embaixo da cama, elas se tornam perseguidas pela polícia e a máfia russa, envolvendo-se num complô de família milionária e em muitas trapalhadas.

O thriller cômico espanhol tem entre seus criadores Sara Antuña e Carlos de Pando (autores do divertido “García!”) e destaca as atrizes Carolina Yuste (“Até o Céu”) e Silvia Alonso (“Amor ao Primeiro Beijo”) nos papéis principais.

 

| AMOR NAS ALTURAS | STAR+

 

A série musical se passa no final dos anos 1990 na cidade de Nova York e acompanha a história de Lindsay (Mae Whitman, de “As Vantagens de Ser Invisível”) e Miguel (Carlos Valdes, de “The Flash”), mostrando como eles se conhecem, se apaixonam e tentam superar o maior obstáculo no caminho de seu relacionamento: suas próprias inseguranças, medos, dúvidas e traumas que fazem muito barulho dentro de suas cabeças. O detalhe é que as inseguranças se manifestam fisicamente, como pessoas que só eles veem.

Além desse aspecto lúdico e fantasioso, a trama também é repleta de cantorias e danças, e conta com uma afinada recriação de época, que funciona como uma homenagem às comédias românticas dos anos 1990.

A criação é de Steven Levenson, roteirista de “Tick, Tick… Boom!” (2021) e de Tommy Kail, diretor de “Hamilton” (2020), e o elenco também conta com Katie Finneran (“A Idade Dourada”), Andréa Burns (“Amor, Sublime Amor”), Sophia Hammons (“O Dilema das Redes”), Scott Porter (“Ginny e Georgia”), Ayumi Patterson (“Gossip Girl”) e Brian Stokes Mitchell (“Mr.Robot”).

 

| SUPERMAN & LOIS 3 | HBO MAX

 

Criada por Todd Helbing (produtor executivo de “The Flash”) e pelo arquiteto do Arrowverso, Greg Berlanti, a produção acompanha a rotina de Superman (Tyler Hoechlin) dividido entre crises mundiais e problemas domésticos, que envolvem sua esposa Lois Lane, interpretada por Elizabeth Tulloch, e os filhos adolescentes.

Os novos episódios marcam a troca do intérprete de Jonathan Kent. O novo intérprete de Jonathan é Michael Bishop (da série australiana “Grace Beside Me”), que entra na série em substituição a Jordan Elsass – que não retornou ao trabalho no prazo dado ao elenco para começar as gravações dos novos episódios em Vancouver, no Canadá, por “problemas pessoais”. O elenco também conta com Alexander Garfin no papel do jovem Jordan Kent. Mas o destaque da temporada é a história de Lois, dividida entre a expectativa de uma nova gravidez e a descoberta de câncer.