Top 10 de lançamentos digitais tem filme do Oscar e sucessos de cinema

Sucessos de cinema, filme do Oscar e lançamentos exclusivos do streaming preenchem o Top 10 das melhores estreias digitais da semana. Confira abaixo os destaques das plataformas de assinatura e locadores digitais. […]

Divulgação/Searchlight Pictures

Sucessos de cinema, filme do Oscar e lançamentos exclusivos do streaming preenchem o Top 10 das melhores estreias digitais da semana. Confira abaixo os destaques das plataformas de assinatura e locadores digitais.

 

| OS BANSHEES DE INISHERIN | STAR+

 

Um dos filmes mais premiados do ano, a dramédia reúne os atores Colin Farrell e Brendan Gleeson com o diretor Martin McDonagh, que trabalharam juntos no ótimo “Na Mira do Chefe” (2008). Com diálogos rápidos e desnorteantes, o longa se passa em 1923, quando um sujeito mais velho (Gleeson) subitamente para de conversar com o seu antigo amigo (Farrell) na ilha irlandesa fictícia de Inisherin, sem lhe oferecer uma explicação para isso. A decisão acaba gerando irritação e consequências para ambos. O que começa com uma pequena desavença vai crescendo e se transforma praticamente em uma guerra, num retrato da polarização do mundo atual.

Aplaudida por 14 minutos no Festival de Veneza, a produção conquistou os troféus de Melhor Roteiro (para McDonagh) e Melhor Ator (para Farrell) no evento cinematográfico italiano, os primeiros prêmios de um total que não para de crescer – já superou 130 vitórias. Indicado em nove categorias do Oscar 2023, o longa tem média de 97% de críticas positivas no Rotten Tomatoes.

 

| BATEM À PORTA | VOD*

 

O novo terror do diretor M. Night Shyamalan (“Tempo”) acompanha um casal gay e sua filhinha adotiva durante um fim de semana juntos no campo. Quando menos esperam, eles se veem cercados por pessoas violentas que invadem sua cabana e os aterrorizam com comportamento de seita. Amarrados pelo fortão do grupo, interpretado por Dave Bautista (“Guardiões da Galáxia”), o casal é obrigado a fazer uma escolha: um deles deve se sacrificar para que o mundo não acabe. Submetidos à tortura psicológica, aos poucos os reféns começam a ponderar a possibilidade de tudo ser verdade.

A maior reviravolta da trama é o fato não ter reviravolta, algo raro nos filmes do diretor, que desta vez entrega um suspense claustrofóbico e pouco sangrento, que conduz a um desfecho incontornável. A produção adapta um romance de Paul G. Tremblay e, além de Bautista, destaca em seu elenco Jonathan Groff (“Mindhunter”) e Ben Aldridge (“Pennyworth”) como o casal, além de Rupert Grint (“Servant”), Nikki Amuka-Bird (“Avenue 5”) e Abby Quinn (“Louco por Você/Mad About You”) como os demais cavaleiros do apocalipse.

 

| ALERTA MÁXIMO | VOD*

 

O thriller de ação traz Gerard Butler (“Invasão ao Serviço Secreto”) como um piloto de voo comercial, que se vê forçado a aterrissar seu avião lotado numa zona de guerra por causa de uma terrível tempestade. Mas escapar do desastre é só o começo da história. Em pouco tempo, ele precisa se juntar a um criminoso algemado (Mike Colter, o “Luke Cage”) para salvar seus passageiros, que são aprisionados por guerrilheiros.

De forma curiosa, essa história lembra um pouco a premissa de “Eclipse Mortal” (2000), só que sem os elementos de ficção científica. Mas a crítica americana entrou a bordo, considerando o longa melhor que as produções genéricas de ação estreladas pelo ator escocês nos últimos anos – 76% de aprovação no Rotten Tomatoes. Os méritos pertencem ao diretor francês Jean-François Richet, que vem causando boas impressões desde seu clássico “Inimigo Público nº 1” (2008). O sucesso de bilheteria garantiu a produção de uma continuação.

 

| FÚRIAS FEMININAS | NETFLIX

 

Ação selvagem e visceral, o filme escrito, dirigido e estrelado por Veronica Ngo segue a estética gun-fu, de armas de fogo e artes marciais, que experimenta enorme sucesso nos cinemas com “John Wick”. A produção vietnamita se passa nos anos 1990 e funciona como prólogo de “Fúria Feminina” (2019), também disponível na Netflix. A trama acompanha três mulheres com um passado marcado por abusos sexuais que se unem para se vingar de um sindicato do crime em Saigon.

Este é apenas o segundo longa dirigido por Veronica Ngo, que é bem mais conhecida como atriz de filmes de ação. Após estrear em Hollywood em “O Tigre e o Dragão: A Espada do Destino” (2016), ela foi vista até em “Star Wars: Os Últimos Jedi” como a personagem Rose Pico. Também apareceu em “The Old Guard” (2020) e “A Princesa” (2022), além do primeiro “Fúria Feminina”, e usa toda sua experiência em artes marciais para fazer uma obra à altura do longa original e do cultuado “The Raid – Operação Invasão” (2011). Com 71% de aprovação no Rotten Tomatoes e repleto de cenas fortes, traz coreografias de lutas femininas mais brutais que as de muitos protagonistas masculinos.

 

| OPERAÇÃO HUNT | VOD*

 

Estrelado e dirigido por Lee Jung-jae, ator principal do fenômeno “Round 6”, o thriller de ação intensa acompanha dois agentes da Agência Central de Inteligência Sul-Coreana, que desconfiam um do outro. Os dois precisam desmascarar a identidade de um traidor infiltrado no alto escalão da agência, como parte de um plano para assassinar o presidente sul-coreano, mas ambos se acusam de ser o espião.

Estreia de Jung-jae atrás das câmeras, o filme venceu cinco prêmios internacionais e também traz em seu elenco Jung Woo-sung (“Illang: A Brigada Lobo”) e Go Yoon-Jung (“A Alquimia das Almas”).

 

| EMILY, A CRIMINOSA | TELECINE

 

O suspense criminal estrelado por Aubrey Plaza (“The White Lotus”) venceu o troféu de Melhor Roteiro de Estreia na edição de 2023 do Spirit Awards, o Oscar do cinema independente dos EUA. O primeiro longa do diretor-roteirista John Patton Ford acompanha a endividada Emily (Plaza) que, sem alternativa financeira, é recrutada por uma gangue de golpistas de cartão de crédito para realizar compras em nome de vítimas insuspeitas. Entusiasmada com o dinheiro fácil, ela vai cada vez mais fundo no submundo dos pequenos crimes de Los Angeles, até começar a querer fazer seu próprio esquema ilegal.

Ao mesmo tempo que leva tensão crescente à tela, o filme também retrata a falta de perspectivas de uma geração que sai da faculdade com dívidas volumosas de crédito escolar apenas para encontrar um mercado saturado e a fila do desemprego. Sombrio, tenso e envolvente, tem impressionantes 94% de aprovação no Rotten Tomatoes com mais de 170 críticas positivas.

 

| TERRIFIER 2 | VOD*

 

Depois de causar desmaios e vômitos nos cinemas, o terror do Palhaço Art (interpretado por David Howard Thornton) traz sua chacina para o streaming. Nem a morte é capaz de detê-lo. Morto no primeiro filme (disponível na Amazon Prime Video e em VOD), ele ressuscita para voltar a desmembrar jovens durante a noite de Halloween. A reação extrema do público se deve ao conteúdo violento do filme, que inclui cenas de mutilações, esfaqueamentos, escalpelamento e tortura. Esse cardápio levou diversas pessoas a saíram dos cinemas durante a exibição nos EUA, não aguentando assistir ao filme todo.

É fortíssimo, mas os efeitos gore (sanguinolentos) são o melhor do filme, uma vez que o diretor-roteirista Damien Leone não deu tanta atenção ao roteiro, arrastado, cheio de furos e praticamente nonsense em suas exageradas 2h18o de bilhe. Enquanto o primeiro era uma história de serial killer, o novo é um filme de fantasmas, com assombrações, pesadelos e milagres do além (para não dizer do nada), com referências a famosos terrores slashers dos anos 1980, de “Pague para Entrar, Reze para Sair” (1981) até “A Hora do Pesadelo 3: Os Guerreiros dos Sonhos” (1987).

 

| BEM-VINDOS A BORDO | MUBI

 

O drama francês acompanha o cotidiano de uma comissária de bordo vivida por Adèle Exarchopoulos (“Azul É a Cor Mais Quente”). Levando sua rotina de trabalho no modo automático, um dia é dispensada pela empresa de aviação e se vê obrigada a lidar com o que a vida lhe reservou em seu retorno para casa.

Vencedor do Festival de Gijón e premiado em Cannes, o filme é o primeiro longa do casal Julie Lecoustre e Emmanuel Marre, que chamou atenção ao conquistar o troféu de Melhor Curta no Festival de Locarno de 2018 (com “D’un château l’autre”). Adèle Exarchopoulos também disputa o César (o Oscar francês) de Melhor Atriz pelo papel principal.

 

| MORTE A PINOCHET | VOD*

 

O primeiro longa de ficção de Juan Ignacio Sabatini dramatiza a Operação Século 20 da Frente Patriótica Manuel Rodríguez, grupo terrorista de esquerda que tentou matar o ditador do Chile Augusto Pinochet em 1986 – após 15 anos da ditadura mais brutal da América Latina. Usando sua experiência como documentarista, o diretor incluiu um prólogo composto por imagens de arquivo (em formato 4:3) que contextualizam o filme num cenário de opressão política e social, com violência nas ruas, e um epílogo com o testemunho de um protagonista real que sobreviveu ao ataque fracassado.

Basicamente um grupo de jovens idealistas, a FPMR acreditava que poderia mudar o destino do país com um ato ousado que muitos consideravam impossível: matar o tirano. O professor de educação física Ramiro, a psicóloga Tamara, e Sasha, nascida na favela, marcam o ataque armado para uma tarde de domingo. E o resultado nas telas, entre a moldura documental, é um thriller de ação, ainda que com narração poética da protagonista Tamara, interpretada por Daniela Ramírez (“Isabel: La Historia Íntima de la Escritora Isabel Allende”).

 

| A FARSA | VOD*

 

O suspense francês traz Pierre Niney (“Yves Saint Laurent”) como um gigolô e Marine Vacth (“O Amante Duplo”) como um vigarista que tramam um esquema com milionários sob o sol ardente da Riviera Francesa. Em busca de uma vida de luxo, os dois amantes seduzem uma ex-estrela de cinema e um corretor de imóveis, com o objetivo de fazerem uma limpa em suas fortunas. Isabelle Adjani (“O Que as Mulheres Querem”) e François Cluzet (“Estaremos Sempre Juntos”) vivem os alvos numa trama cheia de reviravoltas e referências a clássicos de Hollywood, escrita e dirigida por Nicolas Bedos (“Belle Epoque”).

 

 

* Os lançamentos em VOD (video on demand) podem ser alugados individualmente em plataformas como Apple TV, Claro TV+, Google Play, Loja Prime, Microsoft Store, Vivo Play e YouTube, entre outras, que funcionam como locadoras digitais sem a necessidade de assinatura mensal.