The Midnight Special: Programa musical dos anos 1970 lança canal de preciosidades no YouTube

O clássico programa musical americano dos anos 1970 “The Midnight Special” criou um canal no YouTube e começou a liberar suas preciosidades nesta segunda (6/3), começando por performances históricas de David Bowie, […]

YouTube/The Midnight Special

O clássico programa musical americano dos anos 1970 “The Midnight Special” criou um canal no YouTube e começou a liberar suas preciosidades nesta segunda (6/3), começando por performances históricas de David Bowie, Ike & Tina Turner, Rod Stewart, Fleetwood Mac, The Bee Gees e Linda Ronstadt, entre outros.

A iniciativa é do produtor original do programa, Burt Sugarman, que pretende disponibilizar o arquivo histórico do “The Midnight Special” em vídeos de alta definição, após várias cópias piratas de baixa qualidade circularem no YouTube. Apresentando as músicas em clipes, o material disponível já apresenta grandes raridades, como David Bowie cantando cover da banda The Who (“I Can’t Explain”) e fazendo dueto com Marianne Faifhfull numa versão de “I Got You Babe”.

algumas preciosidades não são vistas há 50 anos em nenhum lugar.

“’The Midnight Special’ foi um programa inovador e revolucionário que ultrapassou os limites do que era possível na televisão, já que nenhuma emissora tinha programação disponível depois da 1h da manhã naquela época”, disse Sugarman, em comunicado. “Eu insisti em apresentações ao vivo para o público, não havia playback. Estou emocionado por agora disponibilizar para todos os fãs, bem como para uma nova geração de espectadores que podem não estar familiarizados com o programa. O público pode desfrutar de horas de apresentações clássicas e entrevistas com as maiores estrelas da época.”

O programa durou nove anos, de 1972 a 1981, e a lista de shows que transmitiu inclui ainda Led Zeppelin, Aerosmith, KISS, The Beach Boys, Fleetwood Mac, Aretha Franklin, Ray Charles, Johnny Cash e Loretta Lynn, assim como os comediantes Steve Martin, Billy Crystal, Richard Pryor e George Carlin, entre muitos outros.

Por enquanto, apenas o episódio piloto original pode ser visto de forma completa, mas também há dezenas de clipes das apresentações, que devem crescer, conforme mais material for liberado.

Veja abaixo três dos vídeos disponibilizados.