A atriz e dubladora Gilmara Sanchez morreu na última quarta-feira (29/3). A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa do SBT, alegando que a causa da morte não foi revelada.
Ela atuou em novelas e programas de TV e destacou-se como jurada de Silvio Santos. Amigos, fãs e colegas de profissão lamentaram a morte, que não teve causa divulgada.
Gilmara Sanchez (também grafada Sanches), era o nome artístico de Maria Aparecida Sánchez, nascida em São Paulo. A idade gera controvérsia: segundo o Museu Brasileiro de Rádio e Televisão, ela tinha 74 anos, mas outras páginas informam 79.
Na TV, começou a carreira como artista mirim e integrou o elenco de “A Turma do Sete”, programa infantil da Record. Atuou em novelas das extintas Excelsior e Tupi, como “Sangue do Meu Sangue” (1969) e “Meu Rico Português” (1975).
Na década de 1970, foi presença marcante no júri do Show de Talentos Anônimos, programa de calouros da época no “Programa Silvio Santos”.
A dublagem virou profissão de Gilmara ainda na década de 1960, seja como atriz seja como diretora. E ganhou muitos fãs de animações partir de 1994, quando viveu a primeira voz brasileira da personagem Marin de Águia, treinadora do protagonista Seiya na primeira versão brasileira do famoso anime “Os Cavaleiros do Zodíaco”.
Ela também trabalhou em outros animes populares, como “Pokémon” e “Sailor Moon”. Nos últimos anos, Gilmara trabalhava como diretora de dublagem em São Paulo.
O SBT divulgou uma nota de pesar pela morte da artista.
“A família SBT lamenta o falecimento da atriz e dubladora Gilmara Sanches. Com uma personalidade marcante e exuberante, chamava atenção pela perfeita dicção e análise profunda dos candidatos, mesclando momentos sérios com extremo bom humor, sendo lembrada até os dias atuais pela face de jurada”
“Gilmara deixou sua marca nos 60 anos do Programa Silvio Santos, e o SBT deseja que Deus conforte o coração dos familiares neste difícil momento, entre eles à sua irmã, a também atriz Elaine Cristina”, complementa a nota.