Jenna Ortega detona roteiro original de “Wandinha”: “Me recusei a gravar”

Apesar de ter se tornado mundialmente famosa por causa da série “Wandinha”, a protagonista Jenna Ortega (“Pânico 6”) não tem boas lembranças do set de filmagem do projeto. Segundo a artista, ela […]

Divulgação/Netflix

Apesar de ter se tornado mundialmente famosa por causa da série “Wandinha”, a protagonista Jenna Ortega (“Pânico 6”) não tem boas lembranças do set de filmagem do projeto. Segundo a artista, ela teve que se impor várias vezes para construir “uma versão autêntica” da célebre personagem de A Família Adams. “Tive que bater o pé várias vezes. Muita coisa ali não fazia sentindo pra mim”, revelou Jenna sobre o roteiro da série.

Em entrevista ao podcast “Armchair Expert”, do ator Dax Shepard (“CHiPs”), a atriz declarou que a série não é um projeto do qual se orgulha. “Não consigo assistir ao meu trabalho, mas posso voltar para casa depois do set e dizer: ‘A cena que gravamos hoje foi boa’. Em ‘Wandinha’, não houve uma cena naquela série em que eu fui para casa e disse: ‘Ok, isso deve ter ficado bom’”, afirmou.

Jenna disse que se surpreendeu ao receber o roteiro completo da série e que, quando aceitou o papel, tinha uma ideia bem diferente do que seria a história. “Quando li o roteiro inteiro, percebi ‘ah, isso é para o público mais jovem’. Quando assinei o contrato, eu não tinha todos os textos. Achei que a série seria muito mais sombria. Não sabia qual seria o tom”, explicou.

Quando as gravações começaram, o trabalho ficou ainda mais intenso para a estrela, que revelou ter ficado completamente confusa com as falas de “Wandinha” – para ela, os roteiros de Alfred Gough e Miles Millar (criadores de “Smallville”) não tinha nada a ver com o espírito que a personagem deveria ter. “Tudo o que ela fazia, tudo o que eu tinha de interpretar, não fazia sentido algum para a personagem. Wandinha em um triângulo amoroso? Não faz sentindo algum”, contou a atriz.

“Havia uma frase sobre um vestido que ela tinha que usar para o baile da escola e ela dizia: ‘Oh meu Deus, eu amo isso. Ugh, eu não posso acreditar que eu disse isso. Eu literalmente me odeio.’ Eu tive que me impor: ‘Não'”, exemplificou.

A intérprete exigiu mudanças no roteiro para poder prosseguir na atração. “Eu realmente tive que abrir mão do meu profissionalismo. Eu não concordava com o texto que escreveram para a minha personagem. Mudei várias falas e nem consultei os roteiristas”, disparou a atriz.

E continuou: “Agora, muitas pessoas me conhecem por esse trabalho. Não é o meu maior orgulho. E isso também me adiciona um nível extra de insegurança e estresse. Parece que eu finalmente estou recebendo ofertas para os projetos que eu quero fazer, mas realmente não quero ser conhecida por esse trabalho”, acrescentou Jenna.

Inclusive, a famosa sequência em que Wandinha dança na série só existe por causa dela, que fez tudo completamente diferente do que estava planejado. A princípio, seria um flash mob, mas Jenna Ortega não gostou nada da ideia. A atriz chegou a bater de frente com o diretor Tim Burton (“A Noiva Cadáver”) e não quis ter um coreógrafo para a cena. Por isso, ela mesma inventou a dança.

“Inicialmente, a cena era para ser um flash mob: Wandinha dançava e todos começavam a imitá-la. Eu me recusei a gravar isso. Por que ela concordaria com isso?”. A atriz foi bem direta com Burton. “Eu disse para ele: ou corta a cena ou manda a Wandinha socar alguém que dançar. Isso sim faz sentido”.

Segundo a atriz, essas mudanças causavam um enorme desconforto com os supervisores de roteiro, mas, ao ser questionada, Jenna simplesmente dizia que não faria certas coisas. Para a atriz, o roteiro original tornava Wandinha muito boba e superficial. E ela queria construir uma protagonista com muito mais camadas.

“Eu sentia que as pessoas nem sempre confiavam em mim quando eu estava criando o meu próprio caminho. Eu estava completamente perdida e confusa. Só me lembro de me sentir completamente cansada e derrotada no primeiro mês”, pontuou.

Apesar dos problemas no set de filmagem, “Wandinha” virou um sucesso absoluto de crítica e público, consagrando-se como a segunda série mais assistida da história da Netflix. Jenna, inclusive, conseguiu sua primeira indicação ao Globo de Ouro por causa do papel e já está confirmada para a nova temporada da trama, que ainda não tem data de estreia.

A propósito, em meio à repercussão dessa entrevista, foi anunciado que a atriz voltará com o status de produtora na 2ª temporada.