Elon Musk diz que só contas verificadas aparecerão na timeline “Para Você” no Twitter

Depois de vazar que o Twitter desvalorizou 50%, Elon Musk anunciou um plano para forçar os usuários a pagarem para acessar uma das funções mais populares da plataforma. O dono da rede […]

Divulgação/FX

Depois de vazar que o Twitter desvalorizou 50%, Elon Musk anunciou um plano para forçar os usuários a pagarem para acessar uma das funções mais populares da plataforma. O dono da rede social revelou que, a partir de abril, apenas contas verificadas aparecerão nas recomendações do “Para Você” – a atual timeline dos usuários.

“A partir de 15 de abril, apenas contas verificadas serão elegíveis para as recomendações do Para Você”, escreveu Musk no Twitter. “Esta é a única maneira de lidar com os enxames de bots. Caso contrário, é uma batalha perdida. Votar em enquetes exigirá verificação pelo mesmo motivo”.

A linha do tempo “Para Você” foi lançada em janeiro, dando aos usuários a opção de visualizar tuites populares de usuários que eles não seguem.

O Twitter lançou contas verificadas pela primeira vez em 2009 para identificar celebridades, políticos, empresas, marcas, organizações de notícias e outras contas “de interesse público”. A empresa não cobrava anteriormente pela verificação.

Na semana passada, Elon já havia informado que as contas verificadas sem Twitter Blue terão o seu selo azul removido. O anúncio foi feito na noite da última quinta-feira (23/3) por meio de um perfil oficial do Twitter. A remoção vai começar a partir de 1º de abril. Os usuários que quiserem manter a sua verificação precisarão pagar pelo Twitter Blue.

Apesar dessas mudanças em perfis individuais, contas de organizações, empresas, órgãos de governo ou instituições não governamentais não serão afetadas por enquanto. Porém, essas contas devem se candidatar para receberem um selo de verificado específico.

Com o lançamento do Twitter Blue, apenas assinantes poderão solicitar o selo azul. De acordo com o site da empresa, a rede social não aceitará novos pedidos de verificação sob os antigos critérios.

Ao anunciar o novo serviço, em novembro de 2022, Elon Musk afirmou que o plano pago também oferece outros benefícios. Entre eles: a prioridade nas respostas, menções e pesquisas, a capacidade de postar vídeos e áudios longos e a diminuição da quantidade de anúncios.

A política de verificação de Musk levantou preocupações sobre desinformação no site, já que praticamente qualquer pessoa disposta a pagar o preço pode tentar se passar por uma figura pública sob o pretexto de verificação. No entanto, o Twitter tomou medidas para evitar isso, revisando as contas do Twitter Blue antes de conceder-lhes a verificação.

As assinaturas do Twitter Blue são pagas mensal ou anualmente, a partir de US$ 8/mês ou US$ 84/ano nos países disponíveis. Mais que algumas plataformas de streaming.