O ex-ator e fisiculturista Ed Fury, conhecido por interpretar o personagem-título na franquia italiana “Ursus”, morreu aos 94 anos. Sua morte aconteceu no dia 24 de fevereiro, mas só foi anunciada agora por familiares e amigos. A causa da morte não foi divulgada.
Além do trabalho como ator, Fury também teve uma carreira consagrada como fisiculturista. Ele foi vencedor do concurso Mr. Muscle Beach de 1951, o que acabou impulsionando sua carreira cinematográfica.
Edmund Holovchik (seu verdadeiro nome) nasceu em 6 de junho de 1928, em Nova York. Ele começou a levantar pesos quando ainda estava no ensino médio. Após se mudar para a Califórnia no final dos anos 1940, Holovchik começou a modelar para estúdios de físico como Athletic Model Guild e Bruce of LA. Nessa época, ele apareceu em capas das revistas e fez pequenas participações no cinema.
Em 1953, Fury já era um dos fisiculturistas mais procurados por Hollywood. Toda vez que uma produção precisava de um sujeito musculoso, o seu nome era o primeiro da lista. Ele fez participações não creditadas em filmes como “Abbott e Costello no Planeta Marte”, “Salve a Campeã”, “Os Homens Preferem as Louras” e “Geleiras do Inferno”, todos lançados em 1953.
Fury continuou fazendo pequenas participações ao longo da década de 1950 – foi até gladiador em “Demétrius e os Gladiadores” (1954) – , até chamar atenção da Cinecittà e fazer seu primeiro papel de destaque na produção italiana “Colossus and the Amazon Queen” (1960), estrelada por Rod Taylor. O filme apresentou uma abordagem cômica do subgênero conhecido como “espada e sandália”.
No ano seguinte, ele começou a interpretar seu papel mais conhecido, como o personagem-título na aventura de fantasia italiana “Ursus”. O filme chegou a ser exibido na TV americana com o título de “Ursus, Filho de Hércules”, embora o personagem não tivesse relação com Hércules.
Fury reprisou o papel nas continuações “Ursus no Vale dos Leões” (1961) e “Ursus na Terra do Fogo” (1963). No intervalo entre um filme e outro, ainda estrelou outras duas produções italianas do gênero: “Os 7 Desafios” (1961) e “Maciste Contra os Mouros” (1962).
Após encerrar a franquia “Ursus”, Fury voltou para o EUA, onde passou a fazer diversas participações em séries de TV como “A Ilha dos Birutas” (em 1965), “Jornada nas Estrelas” (1968), “Missão Impossível” (1968), “Columbo” (1973-1974), “Shazam!” (1976) e “Ilha da Fantasia” (1979).
Ele se aposentou da atuação no final dos anos 1970 e só retornou às telas uma última vez para fazer uma participação na comédia “Dinosaur Valley Girls” (1996), em que interpretou um personagem chamado Ur-So, numa clara homenagem ao seu papel de maior sucesso.