Disney engaveta novos filmes de “Star Wars” de Patty Jenkins e Kevin Feige

Sem nenhum lançamento nos cinemas desde 2019, a franquia “Star Wars” parece estar cada vez mais distante de um retorno às telonas. Nesta terça (7/3), foram confirmados os engavetamentos do longa “Rogue […]

Divulgação/Lucasfilm

Sem nenhum lançamento nos cinemas desde 2019, a franquia “Star Wars” parece estar cada vez mais distante de um retorno às telonas. Nesta terça (7/3), foram confirmados os engavetamentos do longa “Rogue Squadron”, que seria dirigido por Patty Jenkins (“Mulher-Maravilha”), e de um projeto sem título que teria produção de Kevin Feige, o grande chefe da Marvel.

Os cancelamentos podem estar ligados aos números decepcionantes de “A Ascensão Skywalker” (2019), que arrecadou somente a metade de “O Despertar da Força” (2015). Enquanto a Disney+ possui várias séries derivadas de “Star Wars”, nem um único filme recebeu luz verde, muito menos entrou em produção desde então, o que significa que o próximo longa da franquia não chegará aos cinemas tão cedo.

“Rogue Squadron”, o único projeto que tinha sido oficialmente aprovado e divulgado, deveria estrear em dezembro deste ano, mas foi silenciosamente tirado da agenda de lançamentos da Disney em setembro do ano passado.

Já o longa produzido por Kevin Feige foi abandonado porque o presidente da Marvel Studios está com a agenda lotada com todos os projetos de super-heróis sob o seu comando. Contratado para roteirizar o novo projeto de “Star Wars”, Michael Waldron (“Doutor Estranho no Multiverso da Loucura”) já foi remanejado para “Vingadores: Guerras Secretas”, último filme da Saga do Multiverso.

Rian Johnson pretendia produzir uma nova trilogia no universo “Star Wars”. Os projetos não foram cancelados, mas a agenda do cineasta está bastante ocupada com o terceiro capítulo da franquia “Knives Out” e com a série “Poker Face”.

Assim, a principal aposta para o cinema é um longa que será dirigido por Taika Waititi (“Thor: Amor e Trovão”). Segundo reportagem da revista Variety, existe a possibilidade de o cineasta aparecer também na frente das câmeras – algo similar ao que ele fez no premiado “Jojo Rabbit” (2019).

Vencedora de dois Oscars de melhor documentário, Sharmeen Obaid-Chinoy (“Uma Garota no Rio – O Preço do Perdão”) também estaria envolvida em um projeto no universo espacial, mas a Lucasfilm não oficializou a produção, que teria roteiro de Damon Lindelof (“Watchmen”) e Justin Britt-Gibson (“Counterpart: Mundo Paralelo”).

Há ainda um projeto dirigido por Shawn Levy (“O Projeto Adam”), sobre o qual se sabe muito pouco. O diretor só começaria a trabalhar de fato após encerrar “Deadpool 3” e a nova temporada de “Stranger Things”. Na melhor das hipóteses, qualquer um desses filmes só entraria em cartaz no fim de 2025, que é quando a Disney planeja lançar o próximo filme da saga.

Um anúncio oficial deve ocorrer no Star Wars Celebration, evento para fãs que acontece em Londres entre 7 e 10 de abril.

Apesar disso, os fãs da franquia não podem reclamar de falta de conteúdo. Atualmente, a Disney+ exibe a 3ª temporada de “The Mandalorian”, enquanto produz as novas séries “Ahsoka”, “Skeleton Crew” e “The Acolyte”, além da animação “Young Jedi Adventures”, que estreia em maio.