Cientistas batizam novo fungicida letal em homenagem a Keanu Reeves

Keanu Reeves ganhou um papel inesperado, que o surpreendeu. Cientista alemães resolveram batizar um composto bactericida capaz de matar fungos com seu nome. Impressionados com a capacidade letal do composto no combate […]

Divulgação/Lionsgate

Keanu Reeves ganhou um papel inesperado, que o surpreendeu. Cientista alemães resolveram batizar um composto bactericida capaz de matar fungos com seu nome. Impressionados com a capacidade letal do composto no combate contra os fungos, o composto foi batizado pelos cientistas como keanumycins – por causa de seus personagens imbatíveis, como John Wick.

O keanumycins vai ajudar a economia agrícola que tem perdas bilionárias na produção de alimentos devido à ação de fungos.

“Keanu Reeves já interpretou muitos papéis icônicos e é extremamente eficiente em ‘inativar’ seus inimigos. O keanumycins tem a mesma ação contra fungos”, disse o pesquisador Pierre Stallforth, do Instituto de Pesquisa de Produtos Naturais e Infecção Biológica de Jena, na Alemanha.

Ao saber da homenagem durante uma live do estúdio Lionsgate para divulgação de “John Wick 4”, Reeves reagiu à notícia dizendo que era algo “surreal e muito legal” e que os cientistas “deveriam ter chamado o composto de John Wick”.

Segundo a pesquisa publicada no The Journal of the American Chemical Society, o composto, que reúne diferentes bactérias, foi eficaz contra o fungo Botrytis cinerea, o popular mofo, que afeta principalmente frutos como tomates e morangos, e no combate do Candida albicans, fungo responsável por doenças em humanos como a candidíase. Outra boa notícia é que o composto é biodegradável, ou seja, uma alternativa mais ecológica do que pesticidas.

Agora só falta usar esse atributo fungicida de Keanu na luta contra os estaladores de “The Last of Us”.