Bruna Griphao é investigada por racismo no BBB 23

A atriz Bruna Griphao virou alvo de uma investigação sobre racismo após uma fala no “BBB 23”. Movida pelo advogado William Faintych em 25 de fevereiro, a ação deu origem a um […]

Divulgação/Globo

A atriz Bruna Griphao virou alvo de uma investigação sobre racismo após uma fala no “BBB 23”. Movida pelo advogado William Faintych em 25 de fevereiro, a ação deu origem a um inquérito na 42ª Vara Criminal do Rio de Janeiro.

Bruna foi acionada por chamar Fred Nicácio de “urubu de luto”. A fala teve grande repercussão há cerca de um mês, quando o médico ainda estava confinado no reality show da Globo. Na ocasião, a atriz comparou o comportamento do brother em momentos de despedidas e grandes emoções no programa com a ave de rapina.

Os administradores do perfil da sister reforçaram: “Quando Bruna usa o termo ‘urubu de luto’ para Fred [Nicácio], ela enfatiza que ele parece se importar com as situações, eliminações e vitórias, mas tudo sempre para tirar proveito para si.”

Já o advogado que processa a atriz comparou a fala ao episódio de racismo sofrido pelo jogador Vinícius Jr., quando pediram que ele parasse de “macaquices”.

A juíza Alessandra de Araújo Bilac enviou o processo ao Ministério Público, que deve se manifestar a respeito.

Após a ação se tornar pública, a equipe de Bruna Griphao voltou a se manifestar apontando que a atriz não deu conotação racial ao termo. Também informou, em nota, que tomará “medidas judiciais cabíveis, nas áreas criminal e civil, por crime de violência moral e danos morais” contra ela.

Para complicar o caso, Bruna voltou a ser acusada de racismo no “BBB 23” na segunda (20/3), novamente por usar uma referência a urubu em relação a uma pessoa negra. Ela fez uma rima que descreveu Marvvila de biquini azul com um “urublue”.

A equipe da atriz buscou contextualizar a fala e apresentou um vídeo em que Ricardo Alface usou a expressão primeiro, brincando sobre o que seria um “um ponto azul no céu”. Logo na sequência, Bruna pega a referência para fazer a rima, enquanto Marvvila passava pela piscina. “Olha ela de biquíni azul. Ele vai passando, olha ali um urublue”, disse Bruna, que no momento da palavra “urublue” aponta para o céu.

Para os administradores do perfil da atriz, o momento foi editado e descontextualizado de forma maldosa para criar uma narrativa de que Bruna é racista. A maioria dos comentários na postagem, porém, demonstram que o público não se convenceu.

Veja o vídeo abaixo com o contexto inteiro e as declarações da equipe de Bruna.