Zachary Levi culpa marketing e fãs de Zack Snyder por fracasso de “Shazam 2”

Zachary Levi, o Shazam de “Shazam! Fúria dos Deuses”, afirmou que o marketing da Warner Bros. e os fãs do cineasta Zack Snyder (“Liga da Justiça”) têm parcelas de culpa pelo fracasso […]

Divulgação/Warner Bros.

Zachary Levi, o Shazam de “Shazam! Fúria dos Deuses”, afirmou que o marketing da Warner Bros. e os fãs do cineasta Zack Snyder (“Liga da Justiça”) têm parcelas de culpa pelo fracasso do filme.

O longa do super-herói da DC rendeu apenas US$ 30 milhões na sua estreia nos EUA, um faturamento muito abaixo da estreia do primeiro “Shazam!”, que rendeu US$ 53 milhões em 2019.

A qualidade da obra poderia ser um fator determinante para esse fracasso, visto que o filme tem apenas 53% de aprovação da crítica no site Rotten Tomatoes. Porém, entre o público, esse número sobe para 87%, o que indica que os espectadores discordam da visão da crítica.

O que teria impedido, então, que mais gente fosse conferir o filme?

Uma possibilidade foi levantada por um usuário no Twitter, que mandou uma mensagem para o ator dizendo que muitos fãs de Zack Snyder queriam que o filme fracassasse como uma vingança contra a Warner Bros., por ter abandonado o universo criado pelo diretor.

Recentemente foi anunciada uma reestruturação completa nos filmes da DC, encabeçada pelo diretor James Gunn e pelo produtor Peter Safran (ambos de “O Esquadrão Suicida”). E isso deixou muita gente descontente, porque os novos filmes não contarão com o elenco estabelecido anteriormente, como Ben Affleck (como Batman), Gal Gadot (Mulher-Maravilha) e Henry Cavill (Superman).

“Não há como negar que no momento há muitos fãs de Snyder que estão felizes com o fracasso de seu filme e muitos deles desejam que tudo o que está por vir falhe só por não continuar com os filmes do seu diretor”, escreveu o usuário do Twitter. E Levi concordou.

“Isto também é verdade”, respondeu Levi. “Triste, mas verdadeiro”.

Apesar disso, o ator admitiu que não dá pra saber o quanto que esse “desejo” dos Snyderfans de fato impactou a bilheteria baixa.

“O quanto isso afeta efetivamente as bilheterias é adivinhação”, continuou ele. “Mas acho que o maior problema que estamos enfrentando é de marketing. Este é um filme perfeito para a família, e ainda assim muitas famílias não têm conhecimento disso. O que é uma pena.”

Anteriormente, o diretor do filme, David F. Sandberg, comentou a respeito da nota baixa que “Shazam! Fúria dos Deuses” recebeu no Rotten Tomatoes.

“Não esperava uma repetição do sucesso do primeiro filme em termos críticos, mas ainda fiquei um pouco surpreso porque acho que é um bom filme”, ele escreveu no Twitter. “Ah, bem. Como venho dizendo há algum tempo, estou muito ansioso para voltar ao horror (e tentar algumas coisas novas). Depois de seis anos de Shazam, estou definitivamente cansado de super-heróis agora.”

A atriz Rachel Zegler, que interpreta a personagem Atena na obra, também reclamou. “Ei, nosso filme é realmente muito bom!” escreveu ela no Twitter. “Mas, principalmente, eu simplesmente adorei fazer parte dele e as pessoas que conheci enquanto fazia isso. Vá vê-lo! Dê uma chance. Temos uma pontuação de 85% de audiência por um motivo”.

“Algumas pessoas por aí estão sendo… cruelmente maldosas. E é desnecessário”, continuou ela. “E eu sei, eu sei, ‘Se você não aguenta o calor…’ e todas essas bobagens, e você está certo. Mas nosso filme é realmente muito bom. É só uma moda legal odiar a diversão hoje em dia. Tudo bem. Nós estamos bem”.

“Shazam! A Fúria dos Deuses” mostra Billy Batson e seus irmãos adotivos aprendendo a conciliar a vida adolescente com seus alter egos de super-heróis adultos. Essa rotina é abalada quando as três Filhas de Atlas chegam à Terra em busca da magia roubada dos deuses, dando início a uma batalha por seus superpoderes, suas vidas e o destino do mundo.

Com muitas cenas de ação, lutas e até dragões voadores, a continuação volta a trazer Zachary Levi (“Chuck”) como Shazam, Asher Angel (série “Andi Mack”) como seu alter ego Billy Batson, Jack Dylan Grazer (“It – A Coisa”) como Freddie Freeman, Adam Brody (“Um Caso de Detetive”) como sua versão adulta, o Shazam Jr., Grace Fulton (“Annabelle 2: A Criação do Mal”) como Mary, antigamente conhecida como Mary Marvel, Ian Chen (série “Fresh Off the Boat”) como Pedro Choi, Ross Butler (“Riverdale”) como sua versão heroica, Jovan Armand (série “The Middle”) como Pedro Peña, DJ Cotrona (“G.I. Joe: Retaliação”) como seu alter-ego poderoso, Faithe Herman (série “This Is Us”) como Darla Dudley e Meagan Good (“Minority Report”) como sua contraparte adulta.

Já as Filhas de Atlas, que não existem nos quadrinhos e foram criadas para o filme, são interpretadas por Helen Mirren (“A Rainha”), Lucy Liu (“As Panteras”) e Rachel Zegler (estrela do remake de “Amor, Sublime Amor”).