BBB 23: Expulsões envolveram Coca-Cola, polícia e renderam audiência recorde

A decisão de expulsar ao vivo MC Guimê e Antônio Cara de Sapato do “BBB 23” envolveu pressão da opinião pública, dos patrocinadores e da polícia. A demora da tomada de decisão […]

Divulgação/Globo

A decisão de expulsar ao vivo MC Guimê e Antônio Cara de Sapato do “BBB 23” envolveu pressão da opinião pública, dos patrocinadores e da polícia. A demora da tomada de decisão acabou levando o anúncio para o horário noturno de quinta-feira (16/3), o que acabou beneficiando a Globo, com uma audiência recorde para o programa.

Enquanto os produtores analisavam as imagens da festa da madrugada anterior, os espectadores já tinham dissecado cenas, movimentos de mãos, beijos roubados e todos os “nãos” de Dania Mendez, levando diversas tags e tópicos com pedidos de expulsão para a lista dos assuntos mais comentados do Twitter.

Mais sensíveis na relação com os consumidores, os principais patrocinadores do programa também se manifestaram contra o assédio visto na festa do Líder, com uma condenação firme nas redes sociais, o que teria levado a uma reunião de emergência com representantes dos anunciantes. Preocupadas com a associação de suas marcas ao caso de assédio, especialmente a Coca-Cola, que patrocinou a festa do líder, as empresas cobraram ação imediata.

Mas a decisão só foi teria sido tomada após a informação da abertura de um inquérito policial no Rio contra os dois brothers. A notícia saiu no começo da noite, fazendo a produção perceber que não tinha mais margem para protelar ou dar apenas uma chamada nos brothers – como fez anteriormente com Gabriel Fop por relacionamento tóxico.

Havia o receio de se repetirem as cenas do “BBB 20”, quando a Polícia Civil intimou Petrix Barbosa nas dependências da Globo, o que seria péssimo para a imagem do programa. Na época, o caso envolveu Bianca Andrade, ex-mulher do integrante da atual edição Fred Desimpedidos.

As situações de assédio do “BBB 23” tiveram ainda maior repercussão, inclusive internacional, por envolverem uma convidada estrangeira, Dania Mendez, participante do reality mexicano “La Casa de Los Famosos”, que estava em um intercâmbio semanal no Brasil.

Quando a decisão se tornou inevitável, já era noite e não havia tempo hábil para organizar a situação. Por isso, a notícia foi dada ao vivo, visando também causar impacto.

A equipe de Boninho recebeu algumas críticas, inclusive de influenciadores, por ter demorado a agir. E também por não preservar a vítima, anunciando as expulsões de repente, diante de todos. Como resultado, Dania ficou constrangida e se sentindo culpada, e coube às sisters do programa lhe darem assistência emocional. No “BBB 22”, por exemplo, Maria foi chamada ao confessionário após cena de agressão e saiu do programa por lá, com a informação sobre a decisão explicada posteriormente aos confinados.

Com a expulsão ao vivo, o “BBB 23” registrou 21 pontos de ibope, sintonizado por 41,6% dos televisores ligados na Grande São Paulo. A audiência foi o recorde para o reality show da Globo em uma quinta-feira, com um crescimento de 12,3% na comparação com as quatro semanas anteriores.