Patrocinadores do “BBB 23” repudiam assédio sofrido por Dania Mendez

A Globo ainda não se manifestou sobre o assédio sofrido pela mexicana Dania Mendez em sua primeira noite no “BBB 23”, mas está ficando cada vez mais difícil passar o pano. O […]

Twitter/Magazines Luiza

A Globo ainda não se manifestou sobre o assédio sofrido pela mexicana Dania Mendez em sua primeira noite no “BBB 23”, mas está ficando cada vez mais difícil passar o pano. O caso teve repercussão internacional e agora gerou reação dos próprios patrocinadores do programa.

Nas redes sociais, as marcas Mercado Livre, Magazine Luiza, Nestlé, Coca-Cola, Riachuelo e Ademicon emitiram comunicados repudiando qualquer tipo de assédio sexual sofrido por mulher.

Patrocinadora da festa da noite, a Coca-Cola reagiu rapidamente: “Papo reto aqui pra vocês: a magia só acontece na base do respeito. Qualquer atitude contrária aos nossos valores NÃO nos representa e não passamos pano!”.

O Magazine Luiza, que anuncia na Globo, mas não no “BBB”, mobilizou seu avatar no protesto. Na postagem, a Lu aparece segurando um cartaz que diz: “Se em frente às câmeras isso acontece com as mulheres, imagine quando ninguém está olhando”. E acrescentou um texto: “Eu, que sou virtual, já acho extremamente ​revoltante os assédios que recebo nos comentários e DM. Agora, ​fico imaginando como as mulheres reais​ aguentam​ lida​r​ com ​importunação sexual, assédio e outras violências de todos os dias!​”

A Riachuelo também apontou que limites foram ultrapassados. “Existem limites que não podem ser ultrapassados e assédio é um deles. Não tem nada a ver com a roupa que uma mulher usa. Defendemos o direito de todas serem e usarem o que quiserem sem ter o corpo invadido. Nossa solidariedade às mulheres que passaram e passam por esta situação”, postou a marca.

O Mercado Livre acrescentou: “Até mesmo um aperto de mão, só deve acontecer quando há consentimento de ambas as partes. Nós, do Mercado Livre, estamos ao lado das mulheres e contra o assédio”. E ainda se estendeu, em resposta a comentários sobre a publicação: “Como em qualquer episódio de assédio, precisamos nos mostrar vigilantes e, juntos, acolher as vítimas antes de qualquer outra decisão”.

A ação acontece no momento em que denúncias do assédio e pedidos de expulsão dominam os tópicos do Twitter.

Os abusos aconteceram na madrugada desta quinta (15/3). Começaram quando MC Guimê tentou importunar a mexicana durante sua Festa do Líder, levando Dania a retirar a mão do funkeiro de sua bunda, e posteriormente no quarto Fundo do Mar, quando Cara de Sapato tentou beijá-la à força e, mesmo diante da recusa, persistiu em cercá-la e jogar seu corpo sobre o dela, embora ela seguisse dizendo não.

MC Guimê também se passou com Bruna Griphao, batendo da bunda da sister e insistindo que ela fosse para o quarto com ele.

Vale lembrar que a internet tinha achado um absurdo Larissa Santos chamar atenção de Bruna para o comportamento de Guimê na festa passada. Na época, a atitude da sister que mais combateu machos tóxicos no programa alimentou o ranço do público, que optou por eliminá-la na votação seguinte.