A Universal Pictures divulgou o esperado trailer de “Velozes e Furiosos 10”, que se mostra o mais ambicioso de todos os filmes da franquia. A prévia exibe cenas passadas em vários países, inclusive no Brasil. Por sinal, a trama é diretamente relacionada a “Velozes e Furiosos 5”, que se passou no Rio. O vídeo mostra que o vilão vivido por Jason Momoa (o Aquaman) foi um dos criminosos que enfrentou o time de Toretto (Vin Diesel) na ponte Rio-Niterói, e sua vingança explosiva é relacionada aos eventos da ocasião – ele seria filho do chefão Hernan Reyes (Joaquim de Almeida).
Não faltam cenas de corrida e destruição de carros de todos os tipos, com os mais diferentes artefatos e de formas sempre criativas. Mas desta vez o que chama mais atenção é a quantidade de astros em cena. “Velozes e Furiosos 10” reúne uma constelação. Até John Cena e Jason Statham, que não tinham sido oficialmente confirmados, retomam seus papéis – com direito à parceria entre Statham e seu ex-falecido inimigo Sung Kang, insinuada na cena pós-créditos do filme anterior.
O elenco destaca, claro, os protagonistas da trilogia inicial: Vin Diesel, Jordana Brewster, Michelle Rodriguez, Tyrese Gibson, Ludacris e Sung Kang. Além de aquisições mais recentes, como Nathalie Emmanuel, Scott Eastwood, Helen Mirren, a vilã favorita Charlize Theron e os citados Cena e Statham. A estes ainda se somam os “novatos” Momoa, Brie Larson (“Capitã Marvel”), Alan Ritchson (“Reacher”), Rita Moreno (das duas versões de “Amor, Sublime Amor”) e Daniela Melchior (“O Esquadrão Suicida”).
O elenco galáctico e as cenas de ação insanas explicam porque o filme tem um dos maiores orçamentos de todos os tempos, especulado em US$ 340 milhões.
Quem dirige esses vingadores do cinema de ação é o francês Louis Leterrier (“Truque de Mestre”), que assumiu o comando do longa após o começo da produção, inicialmente prevista para ser dirigida por Justin Lin (“Velozes e Furiosos 9”).
A estreia está marcada para 18 de maio de 2023 no Brasil, um dia antes do lançamento nos EUA.