Séries: A volta de “As Five”, “Você” e as principais estreias da semana

A seleção de séries da semana destaca produções nacionais, suspenses e comédias. Do aguardado retorno de “As Five” à nova temporada de “Você”, a relação abaixo reúne os 10 principais lançamentos do […]

Divulgação/Globoplay

A seleção de séries da semana destaca produções nacionais, suspenses e comédias. Do aguardado retorno de “As Five” à nova temporada de “Você”, a relação abaixo reúne os 10 principais lançamentos do período para maratonar ou iniciar o acompanhamento semanal. Confira as dicas.

 

| AS FIVE | GLOBOPLAY

 

25 meses após a exibição da temporada inaugural, finalmente chegam os novos episódios da série mais repercutida da Globoplay. Derivada de “Malhação: Viva a Diferença”, atração premiada com o Emmy Kids Internacional, a trama adota uma abordagem bem mais adulta para mostrar o que acontece com as cinco protagonistas da história original – Benê (Daphne Bozaski), Ellen (Heslaine Vieira), Keyla (Gabriela Medvedovski), Lica (Manoela Aliperti) e Tina (Ana Hikari) – , muitos anos depois de deixarem a adolescência e do final de “Viva a Diferença”, exibida entre entre 2017 e 2018.

Num dos episódios que mais movimentaram a web no final de 2020, Dira Paes contracenou cenas quentes com Manoela Aliperti. A exibição levou o nome da atriz veterana aos Trending Topics do Twitter. Outra cena que repercutiu foi um beijo triplo entre Rafael Vitti, Sophia Abrahão e Ana Hikari. Além de repercussão nas redes sociais, essas ousadias também geraram uma reclassificação etária da série. Originalmente liberada para menores de 14 anos, “As Five” passou a ser considerada imprópria para menores de 16 pelo Ministério da Justiça, devido “a presença de drogas, violência e conteúdo sexual”.

Os novos episódios continuam essa tendência, com a formação de um triângulo amoroso entre Ellen (Heslaine Vieira), Lica (Manoela Aliperti) e Maura (Tamirys O’hanna). As duas amigas se interessarão por Maura, que é não binária e colega de trabalho de Ellen. Mas as tramas não focam só relacionamentos. Abordam temas como desigualdade social, racismo, orientação sexual e religião, por meio dos desafios enfrentados pelas cinco amigas do título.

A 2ª temporada também foi a última escrita e produzida por Cao Hamburger, criador da série, que não teve seu contrato renovado, apesar de a produção ter seguido em frente e já gravado sua 3ª temporada, ainda inédita e sem previsão de lançamento.

 

| SANTO MALDITO | STAR+

 

A trama acompanha a história de Reinaldo, um amargurado professor ateu vivido por Felipe Camargo (“Novo Mundo”), que apesar de renegar a existência de Deus se transforma em pastor, após a comunidade de uma humilde igreja da periferia acreditar que ele realizou um milagre.

Quando a esposa de Reinaldo entra em estado vegetativo, o professor toma a desesperada atitude de colocar um fim no sofrimento da amada, mas, milagrosamente, seu ato a faz acordar. Sem saber, Reinaldo foi filmado pelo fiel de uma pequena igreja, que espalha o feito como milagre. Acreditando estar diante de um homem iluminado por Deus, o fracassado pastor cadeirante Samuel (Augusto Madeira) oferece todas as suas economias para que Reinaldo pregue em sua igreja.

Endividado com as despesas hospitalares da esposa, Reinaldo aceita e se torna um líder religioso complexo. Incapaz de confessar seus erros e preocupado com a própria imagem de bom pai e marido, ele embarca num caminho de autodescoberta, para entender quem realmente é. E inicia sua jornada como um pastor que não crê em Deus.

Os roteiros são de Rubens Marinelli (“Entre Lágrimas e Risos”), Ricardo Tiezzi (“Temporada de Verão”) e Bea Góes (“Quarentenados”) e a direção dos episódios é de Gustavo Bonafé (“Insânia”), Mariana Bastos (“Alguma Coisa Assim”) e Lucas Fazzio (“Dois Tons”).

 

| OPERAÇÃO MARÉ NEGRA 2 | AMAZON PRIME VIDEO

 

Originalmente concebida como minissérie, a atração continua em cinco novos episódios e dá mais destaque para o papel de Bruno Gagliasso (“Marighella”), chefe do crime envolvido com o contrabando de três toneladas de cocaína por meio de um submarino artesanal em viagem pelo Oceano Atlântico.

Fora da prisão e com uma nova forma de ganhar dinheiro, seu desejo é não apenas mudar a Espanha, mas toda a Europa. No entanto, uma série de assassinatos leva a inspetora Daniela (Soraia Chaves) ao rastro do criminoso, que transforma a investigação num jogo de gato e rato.

A coprodução ibérica, realizada pelo espanhol Daniel Calparsoro (“Até o Céu”) e o português João Maia (“Variações”), destaca em seu elenco outro brasileiro, Leandro Firmino (“Cidade de Deus”), e astros de Espanha e Portugal, incluindo Álex González (“Fomos Canções”), Nuno Lopes (“A Prima Sofia”), Lúcia Moniz (“Fátima: A Hitória de um Milagre”), Nerea Barros (“Pecados Antigos, Longas Sombras”), Luis Zahera (“Enquanto o Amor Durar”) e Luís Esparteiro (“Super Pai”).

 

| VOCÊ 4 | NETFLIX

 

A 4ª temporada traz uma reviravolta completa, que coloca o psicopata Joe (Penn Badgley) como alvo de outro serial killer. Após seguir Marienne (Tati Gabrielle) até Paris, ele ressurge como uma nova identidade, trabalhando como professor em Londres. Apesar do desgosto que sente pelos colegas acadêmicos, Joe ainda precisa relutar contra a atração fatal despertada por uma das esnobes. Até que os colegas começam a morrer assassinados e ele próprio se vê na posição de próxima vítima, o que pelo menos desperta sua curiosidade.

O novo ano da produção terá nada menos que 14 atores novos, com destaque para Ed Speelers (“Downton Abbey”), Lukas Gage (“Euphoria”), Tilly Keeper (“EastEnders”), Amy Leigh Hickman (“Safe”) e Charlotte Ritchie (“Call the Midwife”).

 

| A GAROTA NA FITA | NETFLIX

 

A minissérie espanhola lembra muito o mistério inglês “The Missing”. As duas produções começam com o desaparecimento de uma criança, o desespero dos pais e uma investigação que se arrasta em busca de pistas que conduzem a lugar alguma, até que se passam anos. A diferença principal é que uma fita VHS é enviada aos pais para provar que a menina ainda está viva. A protagonista também é bem diversa: uma estagiária de jornalismo e sobrevivente de um estupro, que resolve ajudar a família a encontrar a criança. Com muitas reviravoltas, a trama já caiu no gosto dos fãs de mistérios criminais.

Adaptação de um best-seller de Javier Castillo, a produção foi desenvolvida por Javier Andrés Roig e Jesús Mesas Silva, que trabalharam juntos no thriller sobrenatural “Estoy Vivo”, e destaca a atriz Milena Smit (“Mães Paralelas”) no papel principal.

 

| C.B. STRIKE 3 | HBO MAX

 

A série é baseada nos livros policiais de J.K. Rowling (a autora de “Harry Potter”), lançados sob o pseudônimo de Robert Galbraith, sobre Cormoran Strike, um veterano de guerra que, após ser ferido em combate, decide se tornar um detetive particular em Londres, usando seu instinto e sua experiência como ex-membro do Departamento de Investigações Especiais do Exército para resolver casos complexos, não esclarecidos pela polícia. O elenco destaca Tom Burke (“The Musketeers”) como Strike e Holliday Grainger (a Lucrécia da série “Os Bórgias”) no papel da sua assistente Robin Venetia Ellacott.

A nova temporada tem o subtítulo de “Troubled Blood” e adapta o quinto da franquia literária, lançado no Brasil como “Sangue Revolto”. Na história, Strike investiga um caso ocorrido em 1974, em que o desaparecimento de uma mulher parece relacionado a um serial killer que se veste de mulher. A publicação causou polêmica por se encaixar no discurso transfóbico de Rowling sobre como homens vestidos de mulheres são, na verdade, predadores perigosos.

 

| NINGUÉM É INOCENTE | NETFLIX

 

Quem gosta de tramas policiais pode se surpreender as reviravoltas desta boa produção chilena. A trama acompanha a investigação de um assassinato que tem como principal suspeito um jovem com síndrome de Down, que se recusa a falar sobre o que aconteceu. A detetive responsável pela investigação é uma mãe solteira de vida caótica, que tenta se aproximar do jovem para reconstituir a noite do crime. No entanto, essa proximidade faz com que se envolva pessoalmente e coloque sua vida, a investigação e até mesmo sua filha em risco, enquanto descobre como o suspeito foi rotineiramente usado por seu irmão para cometer diversos crimes.

Criada por Matías Venables (“Raúl”), é estrelada por Valentina Muhr (“Las Analfabetas”), Gastón Salgado (“Segredos em Família”), Mario Horton (“Matar a Pinochet”) e o estreante Sebastián Solorza como o jovem com Down.

 

| ARTHUR’S LAW | HBO MAX

 

A comédia ácida alemã acompanha Arthur, um golpista atrapalhado, e sua esposa incentivadora de péssimas decisões. Ela o convence que é uma boa ideia cortar a mão e cobrar uma fortuna de indenização por acidente de trabalho, mas se esquece das câmeras do ambiente, que captam a ação deliberada do farsante. Com a mão decepada e demitido pela tramoia, ela tem outra ideia genial para ganhar dinheiro e também se vingar da mulher: matá-la, forjar um acidente e cobrar seu seguro de vida. Claro que tudo dá terrivelmente errado e uma variedade incessante de tragédias de humor sinistro se descortina graças aos planos desastrados de Arthur.

O elenco destaca Jan Josef Liefers (“Quatro Contra o Banco”) como Arthur e Martina Gedeck (“A Vida dos Outros”) em papel duplo, como a esposa detestável e a cunhada do protagonista.

 

| INSIDE AMY SCHUMER 5 | PARAMOUNT+

 

A 5ª e última temporada da série de esquetes chega ao streaming. Produzidas entre 2013 e 2016, as quatro primeiras temporadas originais mostram Amy Schumer em seu auge anárquico, abusando das piadas impróprias e autodepreciativas, na companhia de vários convidados famosos. A produção do Comedy Channel consagrou a comediante, que logo em seguida iniciou sua carreira cinematográfica e abandonou a atração. Ela ficou seis anos sem gravar novos episódios, encerrando a produção com uma temporada curta de cinco episódios em 2022 para completar seu contrato, mas sem o mesmo vigor que rendeu ao programa humorístico o Emmy de Melhor Série de Esquetes de 2015.

Pra dar uma ideia do talento envolvido na produção, a lista de convidados da série inclui os astros de “The White Lotus” Jennifer Coolidge e F. Murray Abraham, os astros de “Seinfeld” Jerry Seinfeld e Julia Louis-Dreyfus, além dos irmãos Jake e Maggie Gyllenhaal, Paul Giamatti, Selena Gomez, Jeff Goldblum, Jerry Seinfeld, Lin-Manuel Miranda, Julianne Moore, Natasha Lyonne, Zach Braff, Patricia Arquette, Tina Fey, America Ferrera, Jennifer Hudson, Ellie Kemper, Dennis Quaid e muitos outros.

 

| HARLEY QUINN: ESPECIAL DE UM DIA DOS NAMORADOS MUITO PROBLEMÁTICO | HBO MAX

 

Arlequina ganhou um especial de Dia dos Namorados – comemorado em 14 de fevereiro nos EUA – , em que a protagonista e Hera Venenosa (que assumiram o namoro na 3ª temporada da série animada) celebram seu primeiro Dia dos Namorados juntas. Além disso, o especial também revela como os demais membros da sua equipe desorganizada de vilões do casal comemoram a data.

O elenco de dubladores é formado por Kaley Cuoco (a Penny de “Big Bang Theory”) como a anti-heroína do título, Lake Bell (“Bless This Mess”) como a voz de Hera Venenosa, Alan Tudyk (“Patrulha do Destino”) como o Coringa e Cara de Barro, Ron Funches (“Doze é Demais”) como Tubarão Rei, Diedrich Bader (“Veep”) como Batman, Sanaa Lathan (“Alien vs. Predador”) como Mulher-Gato e, especialmente para este episódio comemorativo, Quinta Brunson e Tyler James Williams (repetindo a parceria de “Abbott Elementary”) como as vozes dos super-heróis Gavião Negro e Mulher-Gavião, que contam como se conheceram e se apaixonaram.

A série da Arlequina é uma criação de Justin Halpern, Patrick Schumacker e Dean Lorey, produtores da subestimada comédia da DC “Powerless”, mas eles foram substituídos na 4ª temporada por Sarah Peters (que já era produtora-roteirista da atração) como showrunner e produtora executiva do programa. Não houve explicações para a troca, mas “Harley Quinn” criou polêmica com uma cena de sexo entre Batman e Mulher-Gato, que acabou censurada no terceiro ano e reverberou de forma negativa na DC Comics. De todo modo, o trio continua na produção da série e, com menos funções, ajudou a produzir o fenômeno “Abbott Elementary”.