Filmes: Comédias românticas são destaques nas estreias de streaming

Comédias românticas, dramas, terror e um documentário indicado ao Oscar compõem os principais lançamentos de streaming da semana. A lista tem opções para quem prefere assistir astros famosos, como Reese Witherspoon ou […]

Divulgação/Netflix

Comédias românticas, dramas, terror e um documentário indicado ao Oscar compõem os principais lançamentos de streaming da semana. A lista tem opções para quem prefere assistir astros famosos, como Reese Witherspoon ou Anthony Hopkins, e para cinéfilos desbravadores de produções internacionais, além de sessão para quem quer ver tudo do Oscar 2023. Confira abaixo 10 dicas de filmes novos para assistir na sua casa ou na casa de quem você quiser.

 

| NA SUA CASA OU NA MINHA? | NETFLIX

 

O filme estrelado pro Ashton Kutcher (“O Rancho”) e Reese Witherspoon (“Big Little Lies”) é um retorno às tramas de comédia romântica clássica, com todos os clichês do gênero embrulhados com um lacinho pela especialista Aline Brosh McKenna, que estreia na direção após escrever “romcoms” famosas, como “O Diabo Veste Prada” (2006), “Vestida para Casar” (2008), “Não Sei Como Ela Consegue” (2011) e “Compramos um Zoológico” (2011). Ela ganhou experiência como diretora ao comandar quatro episódios de “Crazy Ex-Girlfriend”, que criou para a TV. E claro que também assina o roteiro.

A trama acompanha dois melhores amigos que, depois de transarem na adolescência, foram morar em cidades distantes um do outro, mas mantiveram uma amizade quase de irmãos. Estressada por ser mãe solteira de um pré-adolescente, Debbie (Reese) aceita a proposta do velho amigo para trocarem de casa por uma semana, de modo que Peter (Ashton) possa cuidar de seu filho enquanto ela descansa e se diverte por uma semana. Só que logo percebem que não trocaram apenas de casa, mas também de amigos, que lhes dão conselhos bem diferentes uns dos outros. Enquanto Peter desabafa e começa a assumir a paixão enrustida de anos, Debbie é encorajada a procurar um novo amor… e encontra, para partir de vez o coração de seu crush antigo.

Os coadjuvantes incluem Jesse Williams (“Grey’s Anatomy”), Rachel Bloom (“Crazy Ex-Girlfriend”), Vella Lovell (também de “Crazy Ex-Girlfriend”), Tig Notaro (Star Trek: Discovery”), Zoe Chao (“De Volta ao Baile”), Shiri Appleby (“UnReal”), Steve Zahn (“The White Lotus”) e o menino Wesley Kimmel (“Good Girls”)

 

| SOMEBODY I USE TO KNOW | AMAZON PRIME VIDEO

 

Alison Brie (“GLOW”) estrela essa comédia romântica dirigida por seu marido, o ator Dave Franco (“Artista do Desastre”), para subverter uma fórmula que inicialmente parece um mashup de “O Casamento do meu Melhor Amigo” (1997) com “Jovens Adultos” (2011).

Brie vive Ally, uma produtora de TV viciada em trabalho que, após um desgosto profissional, resolve buscar conforto na sua cidade natal. Lá, ela encontra seu primeiro amor Sean (Jay Ellis, de “Insecure”) e, após uma noite turbulenta relembrando o passado, começa a questionar as decisões que tomou. Então, decide reacender seu antigo relacionamento, apenas para descobrir que Sean está noivo e prestes a casar com outra mulher. Com planos para sabotar o casamento, ela logo conhece a noiva, Cassidy (Kiersey Clemons, de “O Mistério da Ilha”), que canta numa banda punk, e a situação se complica.

O elenco ainda conta com Danny Pudi (também de “Community”), Haley Joel Osment (“O Método Kominsky”), Julie Hagerty (“Noelle”) e Olga Merediz (“Em um Bairro de Nova York”).

Esse é o segundo filme dirigido por Dave Franco. O primeiro foi o terror “Vigiados” (2020), também estrelado por Brie. Desta vez, a atriz ainda assina o roteiro, ao lado do marido.

 

| ARMAGGEDOM TIME | VOD*

 

O drama semi-autobiográfico, baseado na infância do diretor James Gray (“Ad Astra”), passa-se nos anos 1980 nos EUA, mas reflete muitos fatos que têm sido acompanhados com espanto nos telejornais do Brasil atual. A trama mostra como um menino branco é empurrado para o racismo por sua mãe, escola de elite e colegas, enquanto seu avô tenta ensinar ao jovem que sua família judia também sofreu esse tipo de ataque… de nazistas.

O elenco excepcional é formado por Anthony Hopkins (“Meu Pai”) como o avô, Jeremy Strong (“Succession”) e Anne Hathaway (“Convenção das Bruxas”) como os pais, Jessica Chastain (“Os Olhos de Tammy Faye”) como a diretora da escola e o menino Banks Repeta (“O Telefone Preto”) como o jovem protagonista.

O filme tem coprodução da RT Features, empresa do produtor brasileiro Rodrigo Teixeira – que também produziu a sci-fi “Ad Astra”, filme anterior de Gray – , e após passar no circuito dos grandes festivais internacionais atingiu 75% de aprovação da crítica no portal Rotten Tomatoes.

 

| NOTRE DAME: DESASTRE EM PARIS | VOD*

 

O veterano cineasta Jean-Jacques Annaud (“O Nome da Rosa”) transforma o drama do incêndio da catedral de Notre Dame num filme de catástrofe, destacando a luta dos bombeiros de Paris para impedir que o prédio histórico fosse totalmente perdido para as chamas, mesmo ao custo de suas vidas.

Apesar de conter muitas cenas de ação, a obra também denuncia a falta de prevenção e planejamento contra fogo num dos prédios mais antigos e belos do mundo, demonstrando porque, uma hora após o telhado pegar fogo, a catedral já estava condenada e o fogo fora de controle. Tudo precisou ser decidido naqueles 60 minutos, quando todos os sistemas desatualizados e falhos no local não serviram para nada. Ao final, se Notre Dame permaneceu de pé, foi graças à bravura dos bombeiros.

O filme concorre ao César (o Oscar francês) de Melhores Efeitos Visuais, e traz em seu elenco os atores Samuel Labarthe (“À Francesa”), Jean-Paul Bordes (“Ilusões Perdidas”) e Chloé Jouannet (“Luther”), entre outros.

 

| A SALVAÇÃO | TELECINE

 

O western europeu traz Mads Mikkelsen (“Hannibal”) na pele de um soldado do exército dinamarquês, que viaja para os EUA com sua família com planos de iniciar uma nova vida, mas logo ao chegar descobre que o lugar é mais selvagem que esperava. Enlutado e enraivecido pela morte da mulher e do filho, ele embarca numa jornada de vingança e acaba despertando o ódio de um perigoso fora-da-lei (Jeffrey Dean Morgan, de “The Walking Dead”), que obriga toda a cidade a caçar seu inimigo.

Com clima tenso e fotografia grandiosa, o filme de Kristian Levring (“Não Tenha Medo de Mim”) preste tributo aos mestres do western americano, evocando os grandes clássicos de John Ford, Fred Zinnemann e Howard Hawks. A produção também marca o reencontro de Mikkelsen com a atriz Eva Green, com quem contracenou em “007 – Cassino Royale” (2006), e o elenco ainda conta com Jonathan Pryce (“G.I. Joe: Retaliação”), Mikael Persbrandt (“O Hobbit: A Desolação de Smaug”) e o ex-jogador de futebol Eric Cantona (“À Procura de Eric”).

 

| A WEDDING | MUBI

 

O drama belga escrito e dirigido por Stéphan Streker (“Michael Blanco”) segue a história de uma jovem muçulmana europeia, Zahira, que se rebela ao completar 18 anos e se ver obrigada pela família a casar com um homem que não conhece. O filme aborda questões de identidade cultural, religião e liberdade individual, apresentando uma visão complexa e sombria da tradição do casamento arranjado.

A atuação dos atores é forte, especialmente de Lina El Arabi (“Brutus vs. César”) como Zahira, que consegue transmitir a angústia e a luta interna da personagem de maneira impactante. Além disso, a direção de arte e a fotografia criam uma atmosfera opressiva e tensa que reflete a situação da protagonista.

 

| O SUPLENTE | NETFLIX

 

O novo drama do argentino Diego Lerman (“Uma Espécie de Família”) acompanha um professor substituto do Ensino Médio, que decide se envolver quando um de seus alunos é ameaçado por um chefão do tráfico. O papel principal é vivido por Juan Minujín (“Dois Papas”) e o elenco ainda destaca a filha do diretor, Renata Lerman, que foi premiada como Melhor Coadjuvante no Festival de San Sebastián.

 

MADALENA | VOD*

 

A estreia impactante de Madiano Marcheti lida com uma realidade brutal do Brasil, país onde mais se assassina transexuais no mundo. A trama acompanha a reação de três jovens completamente diferentes à descoberta do corpo de Madalena, uma mulher trans, abandonado em uma plantação de soja do Centro Oeste, entre eles outra trans e o filho do dono da fazenda.

Foi premiado em três festivais internacionais no ano passado: Lima (Peru), Guanajuto (México) e Istambul (Turquia), além de ser exibido nos prestigiados festivais de Rotterdã (Holanda) e San Sebastián (Espanha) sob muitos elogios da crítica mundial.

 

| O LOBO VIKING | NETFLIX

 

Variação norueguesa da lenda dos lobisomens, o filme traça uma relação entre cães do inferno libertos por vikings nas florestas nórdicas e um monstro que ataca adolescentes nos dias de hoje. A narrativa padrão acompanha uma família que se muda para uma cidade pequena porque a mãe arranjou emprego na polícia local. Quando uma estudante é brutalmente assassinada numa festa, a filha rebelde sai da cena do crime com mais que testemunho ocular: um arranhão em seu corpo a deixa cada vez mais irritante, a caminho de uma transformação.

 

| TUDO O QUE RESPIRA | HBO MAX

 

Indicado ao Oscar de Melhor Documentário, o filme do indiano Shaunak Sen (“Cities of Sleep”) acompanha os esforços de dois irmãos para salvar um pássaro, o milhafre preto, das condições insalubres de Nova Delhi, uma das cidades mais populosas do mundo.

De seu hospital improvisado para pássaros em seu minúsculo porão, os irmãos cuidam de milhares dessas aves de rapina, que caem diariamente dos céus sufocados pela poluição. À medida que a toxicidade ambiental e a agitação populacional aumentam, a relação entre esta família muçulmana e os pássaros negligenciados formam uma crônica poética do colapso ecológico de uma cidade e suas crescentes tensões sociais.

A obra aclamada com 100% de aprovação no Rotten Tomatoes já venceu 19 troféus internacionais, incluindo o de Melhor Documentário do Festival de Cannes passado.

 

 

* Os lançamentos em VOD (video on demand) podem ser alugados individualmente em plataformas como Apple TV, Claro TV+, Google Play, Loja Prime, Microsoft Store, Vivo Play e YouTube, entre outras, que funcionam como locadoras digitais sem a necessidade de assinatura mensal.