Prêmio César: Thriller policial feminista triunfa no “Oscar” do cinema francês

O 46º Prêmio César, considerado o Oscar do cinema francês, divulgou a lista dos filmes e artistas vencedores de sua edição deste ano. Entregue no famoso Olympia, de Paris, na noite desta […]

Divulgação/Memento

O 46º Prêmio César, considerado o Oscar do cinema francês, divulgou a lista dos filmes e artistas vencedores de sua edição deste ano. Entregue no famoso Olympia, de Paris, na noite desta sexta (24/2), a principal premiação do cinema da França consagrou o thriller policial “La Nuit du 12” com o troféu de Melhor Filme.

“La Nuit du 12” chegou a obter 10 indicações ao César foi o grande vencedor da noite e faturou 6 prêmios, entre eles de Melhor Diretor para Dominik Moll. A trama conta a história de dois policiais que investigam o assassinato de uma jovem queimada viva em plena rua. Obcecado pela investigação, um dos policiais vai, pouco a pouco, mudar sua visão sobre a profissão, mas também, e principalmente, dos homens e do sistema patriarcal.

O longa, que foi apresentado na seleção oficial de Cannes, teve mais de meio milhão de espectadores na França, e é considerado o primeiro filme policial francês a falar diretamente de questões feministas. Feminicídio, cultura do estupro, violência doméstica, slut-shaming, caça às bruxas e sexismo são alguns dos temas do longa que marca o retorno de Dominik Moll ao César, mais de duas décadas depois de ter ganho o prêmio de Melhor Direção por “Harry Chegou para Ajudar” (2000).

Outro grande favorito da noite era a comédia “L’Innocent”, do diretor Louis Garrel (“O Oficial e o Espião”), sobre um jovem que se desespera ao saber que sua mãe está noiva de um detento. A comédia, lançada em Cannes fora de competição, foi líder de indicações, concorreu em 11 categorias, mas só venceu os prêmios de Melhor Roteiro e Melhor Atriz Coadjuvante para Noémie Merlant (“Retrato de Uma Jovem em Chamas”).

O diretor David Fincher (“A Rede Social”) recebeu uma homenagem pelo conjunto de sua obra na cerimônia e, em uma aparição surpresa, Brad Pitt (“Babilônia”) subiu ao palco para apresentar o prêmio honorário ao lado da vencedora de Melhor Atriz da noite, Virginie Efira – premiada pelo drama “Revoir Paris”.

Outro fato que chamou a atenção na cerimônia foi sua interrupção por um protesto, depois que uma jovem militante climática apareceu repentinamente no palco, vestindo uma camiseta com o slogan “Temos 761 dias restantes”. A transmissão foi cortada por 30 segundos, tempo suficiente para que ela fosse retirada do cenário.

Confira abaixo o trailer do Melhor Filme e a lista completa dos vencedores do César 2023.

 

Melhor Filme
“La Nuit du 12”

Melhor Direção
Dominik Moll, por “La Nuit du 12”

Melhor Atriz
Virginie Efira, por “Revoir Paris”

Melhor Ator
Benoit Magimel, por “Pacification”

Melhor Ator Coadjuvante
Bouli Lanners, por “La Nuit du 12”

Melhor Atriz Coadjuvante
Roschdy Zem, por “L’innocent”

Melhor Revelação Feminina
Nadia Tereszkiewicz, por “Les Amandiers”

Melhor Revelação Masculina
Bastien Bouillon, por “La Nuit du 12”

Melhor Filme Estrangeiro
“As Bestas”

Melhor Filme de Estreia
“Saint Omer”

Melhor Roteiro Original
“L’innocent”

Melhor Roteiro Adaptado
“La Nuit du 12”

Melhor Cenografia
“Simone: Le Voyage Du Siècle”

Melhor Figurino
“Simone: Le Voyage Du Siècle”

Melhor Direção de Fotografia
“Pacifiction”

Melhor Edição
“Contratempos”

Melhor Trilha Sonora
“Contratempos”

Melhor Som
“La Nuit du 12”

Melhores Efeitos Visuais
“Notre-Dame em Chamas”

Melhor Animação
“Ma Famille Afghane”

Melhor Documentário
“Retour à Reims (Fragments)”