Novo “Homem Formiga” estreia com péssima avaliação da crítica especializada

“Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania” chegou aos cinemas acompanhado por críticas divisivas. O longa não está agradando boa parte da crítica especializada e caminha para se tornar um dos filmes de pior […]

Divulgação/Marvel

“Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania” chegou aos cinemas acompanhado por críticas divisivas. O longa não está agradando boa parte da crítica especializada e caminha para se tornar um dos filmes de pior avaliação da história do MCU (Universo Cinematográfico da Marvel).

Assim que as primeiras críticas foram publicadas na quarta, o longa rapidamente atingiu o pior nível de aprovação no Rotten Tomatoes desde o polêmico “Eternos” (2021), dirigido pela vencedora do Oscar Chloé Zhao (“Nomadland”).

Depois de 166 críticas agregadas, o filme atingiu apenas 51% de aprovação da crítica contra 47% de “Eternos”. Dessa forma, a obra se estabelece como o segundo longa do MCU pior avaliado em todos os tempos.

O detalhe é que, entre os chamados críticos top (dos principais veículos de imprensa), a avaliação entre “Quantumania” e “Eternos” é praticamente igual, 37% a 36% de aprovação, nível de filme “podre” na medição do portal.

E os críticos não pegaram leve nos comentários: “Me desculpem, fãs de Home-Formiga, mas esse terceiro episódio é uma porcaria”, resumiu Johnny Oleksinsk, do New York Post.

Kristy Puchko, da Mashable, também teceu críticas bem negativas ao novo trabalho da Marvel: “O filme é uma bagunça caótica e, lamentavelmente, muito sem graça! Parece que esqueceram que o seu herói era divertido. A emoção não só acabou como também foi enterrada por um enredo cheio de artifícios e um CGI horroroso”.

“O filme não é só um exemplo de comédia ruim, ele também é um drama e uma ficção científica péssima! E um verdadeiro desperdício de talentos como Evangeline Lily e Michael Douglas”, escreveu Mick LaSalle, do San Francisco Chronicle.

“Todo o resto, além da introdução de Kang, parece derivativo”, publicou Adam Grapham do jornal Detroit News. “‘Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania’ funciona em um nível chave, estabelecendo Kang, o Conquistador, como um vilão verdadeiramente formidável e digno. No entanto, com seu mergulho no espaço interior, falha em quase todos os outros aspectos que importam”, ecoa a rede de notícias CNN.

Mas houve comentários positivos. Randy Meeks, da revista Empire, diz que “‘Quantunmania’ é colorido, original, diferente e corrige os erros que a Marvel cometeu durante esses três anos de experimentação”.

No meio termo, Randy Myers, do San Jose Mercury News, considerou “divertido o suficiente”. Porém, salientou: “‘Quantumania’ parece um empreendimento intermediário, outro movimento de xadrez na franquia de super-heróis”.

Muitos reclamaram que o filme parece servir apenas para introduzir Kang e sua história termina quando deveria começar, causando frustração por se apresentar como um capítulo de uma engrenagem gigante, e muitos temem que isso se torne regra nas próximas produções até 2025.

Outro elemento muito criticado foi o design do personagem M.O.D.O.K. A versão mostrada nas telas é bem distante daquilo que os fãs dos quadrinhos esperavam do vilão. “Eu nunca mais conseguirei desver M.O.D.O.K.”, reclamou a YouTuber Perri Nemiroff.

Dirigido por Peyton Reed, diretor dos dois últimos filmes do herói, a trama do novo longa mostra Homem-Formiga (Paul Rudd), sua filha (Kathryn Newton) e a Vespa (Evangeline Lilly) lutando contra Kang, o Conquistador (Jonathan Majors) no reino quântico.

O filme chega oficialmente aos cinemas brasileiros nesta quinta (16/2), mas a estreia oficial foi precedida por premières pagas na noite de quarta-feira (15/2). Os comentários dos primeiros a ver o longa também não foram positivos, como se pode observar pela amostra abaixo.