Netflix, a maioral dos streamings, adotará um endurecimento no controle do compartilhamento de senhas entre os seus assinantes. As novas regras estão sendo implementadas a partir dessa quarta-feira (8/2) em países como o Canadá, Nova Zelândia, Portugal e Espanha. Ainda não há informação de quando essas regras começarão a valer para o Brasil.
A primeira medida drástica é que a conta da Netflix só poderá ser usada em uma única residência. Será preciso configurar a “localização principal” na plataforma para que assinantes que morem juntos possam usar a mesma conta.
Para quem dividia a conta sem morar junto, haverá opção de transferir o perfil. O assinante poderá transferir seu perfil para uma nova conta em que ele será o titular, caso esteja compartilhando uma conta com alguém sem morar junto. Isso fará com que essa pessoa não perca seu histórico de visualização, recomendações e a lista de conteúdos mesmo com a abertura de uma nova conta.
Existirá uma nova página para “gerir acessos e dispositivos”. Nessa seção, o assinante poderá controlar quem tem acesso à sua conta Netflix.
Ainda será possível ver filmes em viagens. A plataforma afirma que os assinantes poderão continuar usando a conta em celulares e dispositivos pessoais.
Entretanto, a empresa ainda não explicou como conseguirá diferenciar acessos feitos durante viagens de acessos feitos por terceiros que residem em um lugar diferente da “localização principal”.
Também haverá a opção de comprar um “assinante adicional” para presentear aos agregados. Em alguns países, pessoas com planos Standard ou Premium poderão adicionar contas adicionais para até 2 pessoas que vivem fora da residência principal. Em Portugal, o preço cobrado para cada conta adicional é de 3,99 euros, cerca de R$ 22.
Vale lembrar que tais medidas estão sendo tomadas após a empresa ter anunciado uma perda significativa de 1,2 milhão de assinantes num único trimestre de 2022. Para conter a crise, a gigante do streaming começou a tomar medidas mais duras para evitar o compartilhamento de contas, além de ter fechado um acordo de publicidade com a Microsoft para exibir anúncios aos assinantes de um novo plano mais barato.